TV

Atualizado em
Leitura 3 min

Como transformar sua TV em smart? 3 dicas infalíveis!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Televisão smart

Televisões são desde muito tempo uma maneira eficiente de entretenimento. Diversas emissoras utilizam 100% de sua programação para manter o seu consumidor horas e horas assistindo seus programas favoritos em seu tempo livre.

Porém nem sempre temos tempo livre para acompanhar um seriado que irá passar em determinado horário. Por isso, empresas de diversos cantos investiram em TV por assinatura e plataformas de streaming onlines, permitindo o usuário administrar o seu tempo, podendo assistir um episódio perdido da sua série ou um filme que lançou recentemente.

A maioria dessas plataformas são online e necessitam de um smartphone ou um computador para acessá-las. Por isso, nem sempre ficamos satisfeitos com a resolução ou apenas queremos assistir em uma tela maior.

Graças a isso, fizemos esse artigo especialmente para você que tem essa vontade de assistir os seus programas favoritos em qualquer plataforma. Confira agora como transformar TV em smart!

1. Dongles

Dongles são hardwares que se conectam a portas de dispositivos para exercer alguma funcionalidade adicional, como o pen-drive por exemplo.

Eles são usados em dispositivos que permitem a sua televisão se tornar uma smart TV, ou seja, você poderá espelhar a tela tanto do seu celular quanto do seu computador em qualquer televisão que tenha as portas para os dongles.

Chromecast

Um dos mais populares por conta do seu preço e sua versatilidade, sendo compatível com a maioria dos dispositivos e boa parte dos aplicativos, o Chromecast é uma boa escolha para usuários que procuram praticidade no seu dia a dia, não necessitando de nenhum controle remoto, apenas de seu celular ou um computador e uma rede wi-fi.

Amazon Fire TV Stick

Não tão diferente do Chromecast, esse dispositivo também terá que ser conectado via porta de entrada da sua tv. Porém a peculiaridade desse dispositivo é que você não precisará nem de aparelho celular e muito menos de computador, já que o dispositivo possui um menu próprio quando ligado à sua televisão.

Ele é controlado via controle remoto e continua precisando de uma rede wi-fi. O modelo é bem simples, porém com um ótimo desempenho, tendo como único ponto negativo o fato de que alguns app não são compatíveis com o dispositivo.

2. TV Box

Diferentes dos dongles, as TV’s Box são dispositivos que funcionam como um aparelho de televisão por assinatura.

Isso significa que você terá todas as funções dentro do aparelho, sem precisar parear com seu celular ou computador, ou seja, todos os aplicativos que você usar estará no dispositivo ou você poderá baixá-lo

Algumas empresas possuem sua própria maneira de baixar aplicativos para as TV Box, como por exemplo a Amazon, que disponibiliza uma loja online. 

TV Box Smart Aquário

Esse dispositivo é o mais barato, apesar do suporte ao 4k. O Smart Aquário vem com sistema operacional Android 7.1, sendo moldado para o próprio dispositivo. 

Com 1GB de memória RAM e 8GB de memória interna, o dispositivo não é mais potente em comparação com outras marcas, porém sua simplicidade e preço o torna uma ótima escolha para aqueles que desejam assistir alguns filmes e séries, podendo ser armazenadas diretamente no aparelho.

Apple TV 4k

Desenvolvido pela própria Apple, esse dispositivo é o mais poderoso quando se trata de TV Box. Ele possui o mesmo processador do iPad Pro, o A10x Fusion. Como o dongle da Amazon, o Apple TV 4K tem seu próprio navegador interno chamado de TvOS, controlando-o via controle ou no aplicativo da Apple no seu celular.

Por conta do seu HDR (Sigla em inglês para Grande Alcance Dinâmico) ser Dolby Vision, o dispositivo suporta imagens e vídeos 4K com mais precisão e clareza e seu controle simples porta um microfone que te dá acesso a Siri, a assistente pessoal de todos os usuários da Apple.

3. Entrada HDMI

Que o cabo HDMI é a melhor maneira de conectar a sua tv em outros dispositivos isso você já sabe, mas e usar esse cabo para transformar TV em smart você sabe?

A sigla significa High-Definition Multimedia Interface, que em português se traduz como Interface Multimídia de Alta Definição. Essa interface condutiva transmite em áudio e vídeo, dados comprimidos..

Para isso, você precisa apenas de uma televisão com entrada HDMI, um cabo HDMI e o dispositivo que você quer espelhar na sua televisão para que você possa assistir filmes e séries no conforto de sua tv.

O processo é simples, apenas siga os seguintes passos:

  1. Conecte o cabo HDMI na sua televisão.
  2. Conecte a outra ponta do cabo no seu computador (ou outro dispositivo que possua entrada HDMI).
  3. Verifique se está tudo encaixado e ligue a sua televisão, indo para o menu e colocando na entrada HDMI.

Pronto, agora você poderá acompanhar todos os aplicativos do seu aparelho diretamente na tela da sua televisão.

E se eu tiver apenas um celular?

Pode não parecer um pouco estranho, mas você pode espelhar a tela do seu celular com a da sua televisão sim, basta apenas de um adaptador MHL.

Esse adaptador é um cabo de 2 pontas, sendo um para entradas HDMI e outra para entradas USB. Com isso, você poderá compartilhar a tela de seu celular diretamente com a sua tv, acessando aplicativos e até mesmo jogos.

O processo não é tão diferente do anterior:

  1. Conecte a ponta HDMI na sua televisão.
  2. Conecte a ponta USB no seu celular ou outro dispositivo.
  3. Ligue sua televisão, vá no menu e coloque na entrada HDMI.

Assim, você poderá transformar a sua televisão comum em uma smart TV.

Com a conexão wifi dominando positivamente a era digital, as televisões deixaram de ser apenas um aparelho convencional para se tornar tudo aquilo que seu smartphone é. 

Com isso, você não terá apenas uma televisão, também irá ter um leque de possibilidades, como acessar as redes sociais e aplicativos, como a Netflix, Amazon Prime e YouTube.

Porém, com a tecnologia atual, as televisões casuais não perdem o seu espaço dentro do coração de cada consumidor, já que basta alguns adaptadores, alguns cabos, dongles ou TV Box para transformar TV em smart.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que outras pessoas possam aproveitar 100% das funcionalidades de suas televisões comuns!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.