TV

Atualizado em
Leitura 3 min

Como configurar TV Box? Tutorial completo

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Pessoa segurando um controle de televisão

Quer ter acesso à internet em sua televisão antiga, mas não sabe como configurar TV Box? O processo não é tão complicado quanto possa parecer, basta seguir os passos que vamos listar neste artigo. 

Após a instalação, você poderá assistir filmes, séries, novelas e até ouvir músicas diretamente da sua TV. Confira!

Entenda o que é e como funciona um TV Box

Antes de falar sobre a configuração, é importante saber o que é o TV Box. Trata-se de um aparelho que permite que qualquer TV seja conectada à internet, inclusive os modelos mais antigos, de tubo. Seu grande atrativo é o preço, já que a compra de uma televisão nova sai muito mais caro.

O seu funcionamento é muito parecido com o de um celular. Ele usa o Android como sistema operacional, por isso é possível reconhecer muitos detalhes, principalmente nas telas do sistema e dos aplicativos.

Veja como configurar TV Bok em 3 passos

A instalação do TV Box pode ser feita em 3 passos, como explicamos melhor, a seguir.

Passo 1: conecte o TV Box no aparelho de televisão

Se a sua televisão for de tubo, você precisará de um cabo P2 + 3RCA, que nada mais é do que aquele cabo que tem três pontas coloridas e que era usado para ligar aparelhos como DVD e videocassete. A diferença é que na outra ponta deve ter apenas um pino, que é conectado no TV Box, conforme a imagem abaixo:

Cabo P2 + 3RCA

Caso sua televisão seja um pouco mais nova, em modelos com tela de plasma ou LCD, o tipo de cabo utilizado é o USB ou o HDMI. Você deve verificar quais sãos as entradas disponíveis no seu aparelho de TV para saber qual delas utilizar. A preferência sempre será pelo HDMI, que garante uma qualidade melhor de imagem e som. Elas são identificadas na parte lateral ou traseira da TV, semelhante à imagem abaixo:

Entrada HDMI e USB na televisão

Note que o formato de cada um deles é um pouco diferente e isso ajuda a identificar qual cabo deve ser conectado em qual entrada. 

Passo 2: faça algumas configurações iniciais

Comece fazendo alguns ajustes para ter uma experiência melhor com o aparelho.

Acesse o canal certo

Depois de conectar todos os cabos e ligar os dois aparelhos, o próximo passo é realizar algumas configurações iniciais. Para ver a imagem do TV Box na TV, a primeira coisa a se fazer é estar no “canal” certo. Se você já usou videocassete ou DVD, deve se lembrar que era preciso colocar no “AV”. O mesmo acontece com o TV Box.

Caso sua televisão seja de tubo, você deve acessar o canal AV. Caso seja mais nova, a entrada vai depender de onde o cabo foi conectado. Se for no USB, você deve colocar a TV no USB, se for no HDMI, coloque no HDMI. Tudo isso pode ser feito diretamente do controle da televisão.

Acerte a cor, no caso de TV de tubo

Em alguns modelos de TV de tubo, é normal que a primeira imagem apareça em preto e branco. Isso é bem simples de resolver com um pequeno ajuste. No controle do TV Box, acesse a opção de configuração (pode estar escrito “settings”). Outra tela se abrirá e você deve escolher a opção “display”. Na próxima tela, escolha a opção de saída “NTSC” e clique em salvar (ou save, se estiver em inglês). Pronto, sua imagem já estará colorida.

Mude o idioma

O próximo passo é facilitar seu acesso daqui em diante. Para isso, volte para o menu de configurações e selecione a opção “languages”. Escolha Português (Brasil) e clique em salvar. Agora, com tudo traduzido, ficará mais fácil para navegar e definir suas preferências.

Ajuste a resolução da tela

A resolução está diretamente relacionada com a qualidade da imagem que será transmitida para a TV. Quanto maior ela for, melhor será a imagem. 

Porém, os modelos mais antigos não suportam resoluções muito altas e as imagens acabam ficando desconfiguradas. Por isso, é importante fazer esse ajuste.

Vá no menu de configurações e encontre a opção “ajuste de tela” ou “resolução”. Em aparelhos de TV mais antigos, a resolução indicada é a de 720 x 576. Caso a sua seja mais recente, o ideal é 1920 x 1080.

Passo 3: baixe aplicativos de sua preferência

Agora que as configurações estão todas feitas, você já pode começar a utilizar o seu TV Box. Se lembra quando dissemos que ele se assemelha a um celular, pois bem, é a partir de agora que você vai notar isso com mais clareza.

O TV Box já vem com alguns aplicativos instalados, mas será preciso baixar e instalar alguns mais específicos para conseguir aproveitá-lo da melhor forma. 

É o mesmo que acontece com o aparelho celular que vem com os apps mais básicos, mas os demais precisamos baixar na Play Store

Confira alguns aplicativos úteis para instalar na TV Box

Para que consiga aproveitar o máximo de seu TV Box, listamos alguns aplicativos muito úteis para você baixar. Confira.

Para baixar aplicativos: Aptoide

O TV Box já vem com o Play Store, onde é possível encontrar vários app, mas ele lista inclusive aqueles que não são compatíveis com o seu aparelho. 

Por isso, a nossa dica é baixar o Aptoide, que funciona igual ao Play Store, mas tem mais opções de aplicativos que estejam de acordo com o modelo do seu TV Box.

Para assistir filmes e séries: Netflix e Globoplay

Se o seu intuito é assistir filmes, séries e até novelas pela internet em sua TV, não pode deixar de baixar a Netflix e o Globoplay. Eles contemplam bastante conteúdo e você pode assitir online ou deixar alguns episódios baixados para assistir mesmo quando a internet cair. Você encontra ambos no Aptoide.

Para ouvir música: Spotify

Talvez ouvir música pela televisão não tenha sido o seu objetivo principal ao comprar o TV Box, mas saiba que isso pode ser um grande diferencial em reuniões de família e até mesmo para ajudar a animar a faxina da casa. O Spotify é um app que tem músicas e podcast para todos os gostos.

Para assistir filmes e séries gratuitos: Simple IPTV

A Netflix e o Globoplay são bons, mas são serviços por assinatura, ou seja, é preciso pagar uma mensalidade para ter acesso aos conteúdos. Mas é possível ter acesso a vários título de filmes e séries de forma gratuita com com aplicativos de IPTV (que transmitem o sinal de televisão pela internet). Um dos mais utilizados é o Simple IPTV, onde você pode encontrar vários canais da tv aberta e fechada para assistir.

Agora que já sabe como configurar TV Box e instalar os aplicativos que deseja, basta colocar todo esse aprendizado em prática. Conecte os cabos, faça os ajustes, baixe os apps e divirta-se com todas as possibilidade da sua nova TV.

Se você gostou do conteúdo e quer ajudar mais pessoas a aprender como instalar TV Box, compartilhe este post em suas redes sociais!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.