Dicas
Atualizado em
Leitura 3 min

Como escolher um videogame?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Pessoa segurando controle de videogame

O videogame está entre as opções de entretenimento que nos ajudam a relaxar e até a se divertir nas horas de lazer. Com jogos incríveis, o aparelho quase tem o poder de nos transportar para outras realidades. 

Mas engana-se quem pensa que os videogames são exclusivamente para jogar. Com eles, é possível aprender novas línguas, praticar atividades físicas, conectar à internet, reproduzir músicas, fotos, vídeos e discos Blu-ray.

No mercado, há uma grande variedade de consoles, desde os tipos portáteis até tradicionais. Por isso, na hora de escolher qual modelo comprar sempre surgem dúvidas de qual é o melhor. Se você está em busca de um primeiro aparelho ou de um novo console, saiba como escolher o videogame que mais se encaixa no seu perfil.

Escolha quais games deseja jogar

Um ponto fundamental quando se deseja saber como escolher videogame é ver os jogos disponíveis para cada plataforma. No momento de pesquisa, tenha atenção aos jogos de seu interesse, já que existem uma seleção de games para apenas determinadas marcas de consoles, por exemplo, God of War é exclusivo para PlayStation 4, da Sony. 

No entanto, há outros que são multiplataformas, ou seja, disponíveis para mais de um modelo, como o Resident Evil 3 para Xbox One (Microsoft), PlayStation 4 e PC. 

Por isso, é fundamental consultar quais jogos você deseja ter. Uma dica muito importante é atentar-se para os jogos e não apenas a marca do videogame. Consulte listas para saber quais são os melhores jogos do ano e veja aqueles que combinam com seu estilo.

Um ponto que cabe a ser destacado é o seu interesse por jogos atuais ou se deseja resgatar aquela nostalgia dos games antigos. Nintendo Wii U, Playstation 4 e Xbox One são equipamentos para quem deseja jogos modernos e atuais. Para quem quer jogos antigos, é possível investir em um Super Nintendo, por exemplo. 

Internet boa e barata

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

Modelos de videogame

Os videogames podem ser classificados em dois tipos: fixos e portáteis. O primeiro são aqueles modelos tradicionais para uso doméstico que ficam conectados a um aparelho de televisão, já os portáteis são modelos móveis, ideais para transportar para diferentes lugares devido aos seus tamanhos reduzidos, baterias duradouras e telas embutidas. 

Console Fixo

Se você é um usuário que preza pelos gráficos de alta resolução, certamente, preferirá os modelos tradicionais como o PlayStation 4 ou Xbox One. Graças aos avanços tecnológicos, estes dispositivos apresentam detalhes que tornam a experiência única ao jogar. 

Outro ponto vantajoso são os maiores números de fases nos jogos, bem como histórias contínuas e mais desenvolvidas. Dessa forma, o jogador se sentirá imerso com a profundidade do jogo.

Modelo Portátil

Por outro lado, se você deseja ter em suas mãos um potente equipamento para levar onde quiser, a opção perfeita são os portáteis. Como o nome do modelo já indica, essa opção é de fácil manuseio, sendo possível levá-lo em suas viagens, passeios e se distrair em momentos de espera. 

Além disso, para este modelo, as fabricantes desenvolvem jogos exclusivos que se adaptam perfeitamente à tela menor. Assim, a jogabilidade torna-se mais prática e fluída.

É interessante ressaltar ainda que alguns modelos de videogames portáteis trazem outras funções, como conectividade à internet via rede wi-fi. Por isso, fique atento às especificações de cada um.

Atualmente, no segmento de videogame portátil, destacam-se os seguintes: PS Vita, Nintendo Switch Lite, Nintendo 3DS e 3DS XL, Master System Portátil e muitos outros. Cabe apontar que o modelo portátil pode ser encontrado no varejo com preços mais baixos que os consoles tradicionais. 

PC Gamers 

Com os avanços tecnológicos, os fãs de videogame podem contar também com os PC Gamers. Apesar de ser um equipamento com custo mais alto devido às suas peças e especificações técnicas de processador, memória RAM e de armazenamento, no mercado de informática, há uma vasta gama de modelos de computador para jogar. 

Em relação aos consoles tradicionais e portáteis, os PC Gamers destacam-se por ter uma potência de hardware, veementemente muito maior. Com isso, você adquire uma máquina com alto poder de desempenho, que pode contribuir em seu dia a dia para edição de vídeos, rodar programas que exigem potência da máquina e até para atividades complexas de trabalho. 

Outra vantagem do PC Gamers é em relação ao preço dos jogos, que geralmente são encontrados para venda com valores menores. Por fim, cabe ressaltar que os PC Gamers podem ser montados conforme a sua necessidade, deixando o equipamento customizado e exclusivo para atender o desejo do comprador.

Preço dos aparelhos

Saber quanto se quer gastar é importante para escolher um console. Tendo em vista os variados modelos disponíveis no setor de games, os preços também são bem diversificados levando-se em conta as funções, ano de lançamento, capacidade de armazenamento, serviços adicionais e os jogos vendidos separadamente.

Entre as funções oferecidas pelos diferentes modelos de videogames, as fabricantes disponibilizam serviços de assinatura para o usuário jogar on-line. Com um custo adicional mensal ou anual, é possível, além de adquirir a funcionalidade de jogar com vários players de todas as localidades, os serviços de assinatura permitem que:

  • você tenha seu progresso dos jogos salvos em nuvens; 
  • tenha acesso aos lançamentos disponíveis sem custos adicionais;
  • veja outros jogos que podem ser adquiridos com descontos especiais na loja da fabricante.

Considerando tais colocações, é imprescindível que, antes de comprar, consulte o site da empresa fabricante do videogame e saiba quais são os valores das assinaturas. Verifique se realmente deseja ter a experiência multiplayer on-line e veja qual será mais adequado para você. 

Como escolher o videogame ideal

Para cada tipo de jogador, há um produto próprio destinado às suas especificidades. Caso você queira um modelo para levar em qualquer lugar, mas sem deixar de lado o conforto e a praticidade, os modelos portáteis são os mais indicados. 

Se você preza por gráficos, resoluções e desempenhos altos, jogar em telas amplas e busca ter uma imersão, o recomendado são os consoles fixos. 

No entanto, se você quer um equipamento completo que vai muito além dos jogos e está disposto a fazer um investimento maior, o PC Gamer vai atender perfeitamente suas exigências.

Já sabe qual modelo combina mais com você? Deixe seu comentário!

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.