Celular
Atualizado em
Leitura 5 min

7 dicas infalíveis sobre como liberar espaço no celular

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

celular sendo usado por uma pessoa

Depois de algum tempo com um novo aparelho, saber como liberar espaço no celular é fundamental para continuar recebendo as atualizações do sistema operacional e dos aplicativos que usamos no dia a dia.

Hoje, mesmo os aparelhos novos, com um bom espaço de armazenamento, podem rapidamente ficar sem memória devido ao tamanho dos aplicativos mais usados e a quantidade de mídias de áudio, foto e vídeo que recebemos de diferentes fontes.

E sem espaço de memória, o celular pode começar a ficar lento, travar e apresentar problemas de mau funcionamento.

Então, fique ligado e confira a seguir 7 dicas infalíveis sobre como limpar a memória interna do celular!

1. Como liberar espaço no celular apagando aplicativos

Atualmente, parece que existe um aplicativo para cada finalidade, e, quando percebemos, nosso celular já está com a memória totalmente consumida por aplicativos que sequer precisamos usar no dia a dia.

Por isso, nossa primeira dica para você que quer saber como liberar espaço no celular é apagar os aplicativos que não usa.

E a melhor forma de identificar e apagar esses aplicativos é da seguinte forma:

  1. acesse o aplicativo de “Configurações” do aparelho;
  2. procure pela opção de preferências de “Assistência do aparelho e bateria”;
  3. clique em “Armazenamento” e veja no relatório como a memória do aparelho está sendo utilizada;
  4. clique em aplicativos para conferir quais ocupam mais espaço e quais você pode apagar;
  5. selecione o aplicativo que deseja apagar e clique na opção “Desinstalar”;

Dessa forma, você identifica de forma fácil quais aplicativos ocupam mais espaço e pode desinstalá-los em apenas alguns cliques para liberar espaço no celular!

2. Como liberar espaço no celular com aplicativos de otimização

Outra forma de conseguir mais espaço de armazenamento no celular é contando com a ajuda de aplicativos de otimização. 

Esses aplicativos, oferecidos tanto em versão para Android como iOS, são totalmente dedicados à limpeza do armazenamento do celular. Para isso, eles identificam e facilitam a exclusão de arquivos inúteis, duplicados, áudios antigos, documentos e aplicativos ociosos.

Para os aparelhos iPhone iOS, os melhores aplicativos para liberar espaço no celular são:

Para os aparelhos Android, os melhores aplicativos para liberar espaço no celular são:

3. Como liberar espaço no celular com backup de fotos e vídeos 

O armazenamento de fotos e vídeo é um dos maiores vilões do espaço nos celulares. Isso porque esse tipo de arquivo, comparado a mensagens de texto, documentos e áudios, tem um peso muito maior para o armazenamento dos aparelhos.

Porém, resolver o problema de espaço de armazenamento para fotos e vídeos é muito simples. 

Felizmente, hoje podemos contar com os serviços de armazenamento em nuvem para salvar os arquivos mais pesados e importantes, liberando, assim, espaço no celular e garantindo a segurança dos arquivos.

Usando aplicativos como o Google Drive, One Drive, Claro Drive e Dropbox, podemos salvar as fotos, vídeos e documentos mais importantes na nuvem e apagá-los no celular. Os arquivos ficarão salvos na sua pasta pessoal e você poderá acessá-los facilmente de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Em aparelhos Android, ativar o backup automático do Google Fotos é muito fácil. Basta seguir os seguintes passos:

  1. abra o Google Fotos;
  2. acesse o menu principal;
  3. clique na opção “Configurações do Google Fotos”;
  4. clique em “Backup e sincronização”;
  5. ative a função “Backup e sincronização” e pronto!

O aparelho passará a fazer o backup automático das fotos e vídeos salvos no Google Fotos e você poderá acessar a opção “Liberar espaço” no menu do Google Fotos para apagar os arquivos e liberar espaço no celular.

4. Como liberar espaço no celular com backup do WhatsApp

O WhatsApp é outro aplicativo muito usado e que, depois de algum tempo de uso, pode se tornar um verdadeiro vilão do espaço de armazenamento do celular.

Além de, literalmente, alguns anos de conversas salvas, usando o WhatsApp, acabamos por salvar e ocupar a memória do celular com áudios, fotos, memes, vídeos e outros arquivos que não vamos precisar futuramente. 

Por isso, usar o backup do WhatsApp e salvar o conteúdo das conversas na nuvem é uma excelente maneira de liberar espaço no celular para o que realmente é essencial.

Para isso, siga os seguintes passos:

  1. abra o WhatsApp; 
  2. acesse o menu e clique em “Configurações”;
  3. clique em “Conversas”;
  4. selecione a opção “Backup de conversas”;
  5. escolha as opções de “Fazer backup” (diariamente, semanalmente, mensalmente, via wi-fi ou via wi-fi e dados móveis);
  6. clique em “Fazer backup” e pronto!

Você ainda pode escolher a opção de incluir ou não os vídeos recebidos em conversas. Com isso, os arquivos de conversas e mídias do WhatsApp ficarão salvos na nuvem e você pode limpar o cache do aplicativo para liberar mais espaço no seu celular!

5. Como liberar espaço no celular limpando o cache de aplicativos

Se você não sabe o que são os “caches” não se preocupe, pois, entendê-los é muito fácil.

Basicamente, os “caches” são arquivos gerados pelos sites e aplicativos que usamos para gravar nossas preferências de uso. Assim, os aplicativos e sites “memorizam” essas preferências tornando o uso dos aplicativos e acesso às informações necessárias mais rápidos.

Embora esses arquivos melhorem a nossa experiência durante o uso dos aplicativos e sites, com o tempo eles se acumulam e acabam ocupando um espaço significativo na memória dos aparelhos.

Então, se você precisa urgentemente liberar espaço no seu celular, apagar os arquivos de cache dos aplicativos e sites é uma boa alternativa.

Para isso, você pode acessar individualmente os aplicativos e sites mais usados e apagar os dados de “cache” nas opções de configurações e preferências. 

6. Como liberar espaço no celular apagando arquivos salvos 

Muitas vezes o espaço de armazenamento do celular fica ocupado com vários arquivos que vamos baixando e esquecemos de apagar depois. 

Então, outra dica importante de como limpar a memória interna do celular é localizar e apagar esses arquivos que, geralmente, são comprovantes de pagamento, extratos bancários, arquivos PDF, ou mesmo músicas e filmes de serviços de streaming que baixamos.

Para isso, faça uma busca nos serviços de streaming que você utiliza e apague as mídias que não usa mais com frequência. 

O uso de aplicativos de otimização, como os citados no segundo tópico, também ajuda a identificar e apagar esses arquivos sem utilidade.

7. Como liberar espaço no celular com cartão de memória

Por fim, se você precisa de mais memória no seu celular e somente liberar o espaço interno não é o suficiente, a melhor opção é usar um cartão de memória microSD.

Os cartões microSD são vendidos com espaço para até 1 Terabyte de armazenamento interno, que pode ser usado para salvar todo o tipo de arquivos no celular, até mesmo aplicativos. Assim, com um cartão microSD você pode ter muito mais espaço e não vai precisar se preocupar em limpar a memória interna do celular.

A maioria dos aparelhos Android conta com espaço para cartão de memória microSD, porém, lembramos que aparelhos iPhone não contam com essa opção.

Gostou das nossas dicas de como liberar espaço no celular? Então compartilhe este conteúdo e ajude outras pessoas com essas dicas infalíveis!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora

PROMOÇÃO Claro Internet 250 MB por apenas R$99,90! Ligue agora!