Dicas
Leitura 7 min

Como colocar música no Instagram [Stories, Feed e Reels]

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Mulher na rua olhando o celular com o Instagram aberto

Independente do tipo de conta - pessoal, profissional ou criador de conteúdo - saber como colocar música no Instagram pode trazer muitos benefícios para o seu perfil. Entre eles, a possibilidade de melhorar o engajamento das postagens e compartilhar com seguidores indicações de artistas que você gosta são as que mais se destacam. 

Uma pesquisa realizada pela Hootsuite, empresa especializada em gestão de marcas nas mídias sociais, mostrou que posts com vídeos e músicas podem engajar até 38% mais do que fotos estáticas e sem fundo musical. Portanto, para quem tem um perfil comercial essa pode ser uma ótima oportunidade para aumentar o alcance e a interação com a sua rede. 

Já para os usuários que têm uma conta pessoal, colocar trilha sonora nas postagens é uma forma de personalizar o próprio conteúdo com os artistas que mais gosta. Por fim, também pode ser uma chance de divulgar um cantor e aumentar o número de ouvintes dele, principalmente se ele tiver um perfil oficial em serviços, como Spotify e Deezer

Diante de tantas possibilidades, nada melhor que conhecer todas as formas de adicionar música às postagens do Instagram, não é mesmo? Confira a seguir o tutorial completo que criamos sobre o assunto!

Conheça os melhores planos de internet móvel!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

Como colocar música no Instagram: passo a passo

Pioneiro, o Instagram foi a primeira rede a oferecer a funcionalidade de música aos seus usuários. Presente na plataforma desde 2019, o sticker se tornou uma verdadeira febre principalmente entre os mais jovens e fez com que a rede social de fotos se tornasse um sucesso ainda maior mundo afora.

No início, era possível adicionar trilha sonora apenas nas postagens que eram realizadas nos stories. Um tempo depois, com o lançamento do reels, a função também foi liberada no feed para os conteúdos criados no formato de vídeo. 

No entanto, desde o final de 2021 passou a ser possível incluir músicas inclusive nas postagens de fotos. Ou seja, agora você pode adicionar os seus sons favoritos em qualquer tipo de post, independente dele estar no feed ou stories. 

Diante de tantas possibilidades e tamanha versatilidade, nada melhor do que saber usar esse recurso, não é mesmo? Por isso, se você deseja aprender como colocar música no Instagram, confira o passo a passo a seguir. 

Como colocar música no stories do instagram

Aprender a incluir canções no Instagram é muito simples e rápido. E o melhor: o processo é o mesmo para os usuários de Android e iOS, facilitando a vida de quem precisa migrar de um sistema operacional para outro. Veja só como usar esse recurso na prática.

  1. Abra o Instagram no seu telefone;
  2. Na parte superior da tela, clique no botão de "+";
  3. Em seguida, clique em "Story";
  4. Nesse momento você tem duas opções: tirar uma foto ou gravar um vídeo usando a câmera do seu celular ou selecionar uma mídia que já está na sua galeria;
  5. Depois disso, abra o menu de figurinhas localizado na parte superior da tela e escolha o item "Música";
  6. Agora é hora de escolher a música que deseja adicionar ao seu story. Você pode pesquisar pelo nome da canção, do artista ou abrir a lista do que está em alta no momento;
  7. Em seguida, selecione o trecho da música que quer postar e o formato como ela irá aparecer no seu post. Ao todo, são seis opções com diferentes tipos de fonte e cores;
  8. Pronto! Basta clicar em "Concluir" e finalizar a postagem como de costume. 

Como colocar música no reels do Instagram

Criado para ser um concorrente direto do TikTok, o reels é uma função que permite criar vídeos curtos para serem postados no feed. Com ele, você pode gravar tanto com a câmera do celular na hora que está criando o post quanto escolher vídeos que estão na sua galeria de mídia

Depois, basta usar as ferramentas de edição para incluir músicas, filtros e textos para publicar conteúdos diferentes e personalizados. Acompanhe como colocar música no Instagram usando a função reels.

  1. Abra o Instagram no seu celular;
  2. Em seguida, toque no botão de “+" e selecione a função “vídeo do reels";
  3. Depois de criar o seu vídeo, clique no símbolo que indica uma nota musical (♬) localizado do lado esquerda da tela;
  4. Pesquisa pela música que deseja adicionar ao vídeo e toque em cima dela para selecionar;
  5. Em seguida, escolha o trecho da canção que ficará em destaque no reels;
  6. Com todas as edições feitas, clique no botão "Prévia" localizado na parte inferior da tela;
  7. Esse é o momento para alterar detalhes, como volume do áudio, textos, desenhos a mão livre, entre outras coisas;
  8. Depois de tudo pronto, toque em “Avançar” e depois "Compartilhar" para publicar o seu reels com música no feed. 

Como colocar música no feed do Instagram

Por fim, chegamos na última possibilidade de inclusão de músicas no Instagram: fotos no feed. Apesar de ter sido liberada no Brasil no final de 2021, essa função ainda não está disponível em todos os lugares do mundo. 

Além disso, até o momento ela só pode ser usada para a publicação de uma única foto, ou seja, post do tipo carrossel (que pode receber até dez imagens) também não é compatível com essa funcionalidade. Veja a seguir o passo a passo de como colocar música no feed do Instagram.

  1. Abra o Instagram no seu telefone;
  2. Depois, toque no botão de “+" e selecione a opção “Publicar";
  3. Escolha a foto deseja postar e clique em “Avançar" no canto superior da tela;
  4. Em seguida, edite a foto como preferir com os filtros disponíveis e toque novamente em "Avançar" no canto superior da tela;
  5. Depois, clique na opção “Adicionar música";
  6. Pesquise pela canção que deseja incluir no post;
  7. Nesse momento você pode selecionar o trecho e até 90 segundos da canção para incluir na publicação;
  8. Toque em “Concluir”
  9. Adicione a legenda que quiser e depois clique em “Compartilhar". Pronto! A sua imagem será publicada no feed com música.  

Por que não consigo colocar música no stories do Instagram?

Bem, existem algumas razões que podem acabar impedindo o usuário de adicionar uma música nos seus stories do Instagram. Confira quais são as três principais e como é possível solucionar o problema caso aconteça com você. 

1. Tipo de conta

Diferente das contas pessoais e de criadores de conteúdos, as Contas comerciais não oferecem o adesivo musical para os usuários incluírem músicas nas suas postagens. E por que isso acontece? Para evitar possíveis problemas de direitos autorais que podem surgir ao associar uma canção a um determinado produto ou empresa. 

Nesse caso, a única forma de resolver o problema é trocar o tipo de conta nas configurações do app. Mas, lembre-se: isso vai fazer com que você perca o acesso a ferramentas que são específicas para perfis comerciais, como métricas de engajamento e botões interativos. 

2. Versão desatualizada do aplicativo

Outra razão comum para não conseguir colocar música no stories do Instagram é estar com o aplicativo desatualizado. As atualizações são essenciais para que você consiga aproveitar todas as funcionalidades e acessar as novidades lançadas pela plataforma. 

Por isso, lembre-se de verificar se o seu app está atualizado e, caso não esteja, faça isso o quanto antes para conseguir resolver o problema. 

3. Acúmulo de memória cache 

Por fim, outra falha comum que pode prejudicar a inclusão de músicas nos posts do Instagram é o acúmulo de memória cache no app. Como esse tipo de memória armazena temporariamente dados utilizados para a execução mais rápida dos apps que são mais utilizados no celular, é importante limpá-la de tempos em tempos. Assim, você garante o pleno funcionamento de todos os aplicativos. 

Para isso, no caso de quem tem um aparelho Android, basta acessar Configurações > Aplicativos > Instagram > Armazenamento > Apagar cache. Já no caso dos usuários de iPhone, é necessário apagar o aplicativo e baixá-lo novamente. Mas fique tranquilo, pois isso não irá excluir a sua conta e tudo estará como antes quando você reinstalar o app. 

Agora que você já sabe como colocar música no Instagram, tanto no feed quanto nos stories, esperamos que seja mais fácil publicar seus conteúdos da próxima vez. Não se esqueça de deixar o seu comentário contando o que achou do texto de hoje e de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-colocar-musica-no-instagram
4.891