• Home
  • Artigos
  • Saiba como ocultar curtidas no Instagram [2022]
Dicas
Leitura 5 min

Tutorial: saiba como ocultar curtidas no Instagram [2022]

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

pessoa sentada com celular na mão usando o Instagram

Desde que o assunto relacionado ao bem estar durante o uso das redes sociais veio à tona, muitas redes sociais começaram a fazer mudanças em suas plataformas. Em 2019, por exemplo, o Instagram passou a esconder o número de curtidas.

Entretanto, desde o ano passado a rede inseriu um recurso que permite ao usuário ativar ou não essa opção. Mas você sabe como ocultar curtidas no Instagram?

Apesar de ser uma funcionalidade que está liberada há quase um ano, muitas pessoas ainda não sabem como utilizá-la. Por isso, no texto de hoje criamos um tutorial completo e atualizado para que você fique por dentro do assunto. Confira!

Conheça os melhores planos de internet móvel!

Converse com nossos atendentes e escolha o plano ideal!

Por que o Instagram oferece a opção de ocultar as curtidas?

Apesar de parecer algo novo, ocultar o número de curtidas é uma ação que o Facebook - dono do Instagram - vem adotando desde 2019. Naquele ano, a empresa liderada por Mark Zuckerberg começou a esconder as reações em postagens do feed em alguns países com o objetivo de melhorar a experiência de quem usa a rede social. 

Pesquisas realizadas em diferentes partes do mundo mostraram que os usuários tendem a igualar o sucesso alcançado no mundo digital com a vida real. Ou seja, o número de seguidores, comentários e curtidas acabam influenciando diretamente na autoestima e no modo como essas pessoas vivem suas vidas fora do Instagram. 

Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Projeto Dove pela Autoestima confirma essa tendência. De acordo com o estudo, 78% dos adolescentes entrevistados tentaram esconder ou mudar uma parte do corpo que não gostavam antes de fazer uma postagem. Além disso, 43% dos adolescentes em algum momento excluíram posts feitos em redes sociais devido ao número baixo de curtidas que receberam. 

Depois desse período de teste, iniciado em 2019, o Facebook concluiu que os resultados foram, segundo a empresa, “benéficos para alguns e irritantes para outros”. Isso porque, muitos influenciadores acabaram perdendo uma importante ferramenta de medição de engajamento.

Diante disso, o Instagram anunciou em 2021 uma mudança para tentar equilibrar os dois lados dessa balança: agora, os usuários escolhem se querem ou não mostrar o número de curtidas em seus perfis. 

Como ocultar curtidas no Instagram 

Como vimos, agora todo mundo que usa a maior rede social de fotos do mundo tem a opção de mostrar ou não a quantidade de reações que recebe em seus posts. Apesar de ser um recurso bastante simples de ser usado, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como ele funciona. Por isso, criamos um passo a passo completo que mostram três maneiras de como ocultar curtidas no Instagram. Veja só!

1. Como ocultar número de curtidas no Instagram em todos os posts

  • Abra o Instagram no seu celular ou tablet;
  • Depois, vá até a página do seu perfil. Para isso, basta clicar no último ícone localizado na parte inferior da tela;
  • Em seguida, toque os três tracinhos que aparecem no canto superior direito da tela;
  • Clique em "Configurações" e depois em "Privacidade";
  • No menu, selecione a opção "Publicações";
  • Nesse momento, você verá um box com a seguinte mensagem: "Ocultar os números de curtidas e de visualizações". Toque nele para ativá-lo. 
  • Pronto! A partir desse momento você não poderá mais ver o número de curtidas e visualizações em outros perfis. 

2. Como desativar as curtidas do Instagram em novas publicações

  • Abra o Instagram no seu telefone;
  • Siga o passo a passo normal que costuma realizar para postar uma foto ou vídeo no feed;
  • Depois de inserir a legenda, localização, entre outras informações, clique em "Configurações Avançadas";
  • Nesse momento, basta ativar a opção "Ocultar o número de curtidas e visualizações dessa publicação".
  • Pronto! O post não exibirá nenhum desses dados publicamente. 

3. Como ocultar curtidas no Instagram em postagens antigas

  • Abra o Instagram;
  • Escolha a foto que deseja esconder o número de reações;
  • Em seguida, toque nos três pontinhos localizados no canto direito da tela;
  • Clique em "Ocultar número de curtidas";
  • Pronto! A partir desse momento o post não mostrará mais o número de likes. 

Ainda não é possível ocultar de forma automática todas as curtidas de todas publicações anteriores que o usuário já fez em seu perfil. Ou seja, é necessário fazer esse processo manualmente caso você queira esconder a informação em todos os posts.

No entanto, a partir do momento que você posta uma foto ou vídeo no feed e ativa o recurso nas configurações avançadas, como mostramos no segundo tópico deste tutorial, ele ficará salvo automaticamente para publicações futuras. 

E então, o que achou desse passo a passo de como ocultar curtidas no Instagram? Esperamos que a partir de agora fique mais fácil ativar essa opção sempre que achar necessário. E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais para ajudar mais pessoas a aprenderem a usar essa ferramenta da rede social.

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-ocultar-curtidas-no-instagram
4.580