• Home
  • Artigos
  • Aprenda a recuperar fotos apagadas do celular!
Dicas
Atualizado em
Leitura 5 min

Aprenda a recuperar fotos apagadas do celular!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Celular com galeria de fotos aberta

Hoje em dia os smartphones são verdadeiros arquivos da nossa memória afetiva. Afinal, são neles que ficam guardadas muitas fotos de momentos especiais. Por isso, quando temos algum problema com o nosso aparelho, imediatamente pensamos: “como recuperar fotos apagadas do celular?”.

Felizmente, tanto os aparelhos com sistema Android quanto iOS oferecem recursos para recuperar fotos da galeria do celular por meio de softwares simples, gratuitos e intuitivos.

Por isso, neste post mostramos como é possível recuperar fotos apagadas do celular em alguns passos simples. Acompanhe a leitura e entenda os principais métodos para Android e iOS!

Como recuperar fotos apagadas no celular Android?

Se o seu smartphone é Android, a forma mais fácil de recuperar as suas fotos é mantendo ativo o backup automático de dados. 

Com esse recurso ativado, todas as fotos e outros arquivos importantes, como os seus contatos, ficam salvos na nuvem do aplicativo Google Fotos. Dessa forma, mesmo que o seu celular estrague, ou se, por algum motivo, você perder ele, ainda é possível recuperar as fotos pelo computador ou por outro smartphone, através da sua conta Google.

Portanto, se você quer recuperar fotos apagadas no Android, é muito importante manter sempre ativo o recurso de transferir dados do celular, ou seja, ativar o backup automático do Google Fotos.

Assim, sempre que seu smartphone se conectar a uma rede Wi-Fi, o sistema se encarregará de fazer uma varredura para verificar se existem novas imagens a serem salvas na nuvem. 

Com esse recurso, outra vantagem é que as imagens apagadas continuam salvas na lixeira do aplicativo Google Fotos por até 60 dias, bastando restaurar os arquivos excluídos por engano e que você não deseja que sejam definitivamente apagados.

Além disso, é possível configurar o aparelho para que o upload seja realizado também via conexões 3G ou 4G ― nesse caso, é necessário ativar essa opção manualmente.

Outra vantagem dessa funcionalidade é que o serviço do Google Fotos conta com um algoritmo inteligente para organizar as fotos, criando até mesmo versões com efeitos especiais.

Como recuperar fotos apagadas no celular iOS?

Ser um usuário iOS também tem suas vantagens, como o fato de poder contar com uma vasta gama de soluções e aplicativos nativos dos próprios aparelhos Apple. Entre os recursos que os dispositivos têm a oferecer, está a funcionalidade de restaurar imagem apagada da galeria.

Para isso, abra a galeria de imagens e clique em “Fotos”, depois, entre na opção “Álbuns” e toque em “Apagados”. Você verá uma lista com as imagens que foram deletadas do celular nos últimos 30 dias (após esse período é preciso buscar aplicativos de terceiros). 

Basta então selecionar as fotos desejadas e clicar em “Recuperar”. O recurso está disponível para qualquer iOS acima da versão 8.

Internet boa e barata

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

Aplicativos para recuperar fotos apagadas

Atualmente, podemos contar com uma infinidade de apps de fotos para as mais variadas necessidades do cotidiano — inclusive aplicativos para recuperar fotos apagadas do celular. Confira agora algumas dessas opções!

Photo Recovery

O Photo Recovery oferece diversos métodos para recuperação de arquivos perdidos a partir do cartão micro SD ou da memória interna do aparelho. 

Ao acessar o app, toque na opção “Método de recuperação 1” para que o app inicie uma varredura. Todas as imagens que puderem ser recuperadas serão movidas para a pasta “All Recovery Photos”. Na tela do próprio aplicativo você poderá selecionar a imagem que deseja recuperar.

DigDeep Image Recovery

Após instalar o aplicativo no seu smartphone Android, você deverá autorizá-lo a acessar os arquivos armazenados no aparelho. Assim que o app for iniciado, uma varredura será iniciada automaticamente — o processo pode levar alguns minutos.

Quando a busca pelas fotos for finalizada, o app exibirá todos os arquivos recuperados em álbuns. Basta clicar em cada um deles para analisar quais imagens são do seu interesse, selecioná-las e clicar em “Restore”. Para acessar as fotografias recuperadas, vá até a galeria de imagens do celular e procure pelo álbum “RestoredPictures”.

DiskDigger

Certamente, essa é uma das aplicações mais utilizadas para recuperar fotos apagadas da galeria do celular, além de arquivos de vídeo e até apps recentemente desinstalados. O DiskDigger atua como uma espécie de backup do smartphone, vasculhando a memória em busca de “arquivos mortos”.

A varredura começa logo após o programa ser iniciado. Depois desse processo, é possível visualizar todas as imagens que foram removidas do celular desde o momento da compra. 

Software de recuperação de arquivos

Se você prefere utilizar o computador para recuperar fotos da galeria do celular, existem inúmeros softwares que auxiliam nessa tarefa, como o Recovery Android

Seu manuseio é simples, e uma grande vantagem do sistema é que ele mostrará até mesmo outros formatos de arquivos, como vídeos, áudios ou PDFs.

Após realizar o download e instalar o programa, conecte o aparelho no PC via cabo USB. O software reconhece as pastas de imagens automaticamente, iniciando uma busca pelas fotos já apagadas. Com o fim da varredura, basta escolher os itens que deseja recuperar.

Como você pôde conferir neste post, existem diversas alternativas para recuperar fotos apagadas no smartphone. Contudo, é importante se precaver e ter aplicativos de backup previamente instalados no aparelho para reduzir os riscos de perder os seus arquivos de maneira permanente.

E então? Ficou mais fácil entender como recuperar fotos apagadas do celular? Esse artigo foi útil para te ajudar a restaurar imagens apagadas da galeria? Então não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas com o mesmo problema!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.