Acabou de comprar um chip novinho e está morrendo de vontade de usá-lo logo? Calma! Primeiramente, você deve ativar o seu número para poder navegar na internet, fazer muitas ligações, recarregar os créditos e muito mais. Não se preocupe, pois saber como cadastrar o chip é muito simples.
Quer conhecer os melhores planos de celular disponíveis na sua região? Fale com nossos especialistas e compare:
O objetivo deste artigo é mostrar como você pode cadastrar o chip da Oi, da Vivo, da Claro e da TIM de maneira rápida e prática. Confira!
O que devo ter em mãos para cadastrar o chip?
Caso você não saiba o número dos seus documentos de cabeça, separe as seguintes informações:
- CPF;
- RG;
- CEP da sua residência.
Lembre-se de guardar direitinho o cartão que vem com o chip, pois você poderá precisar futuramente dos códigos PIN e PUK contidos nele, combinado?
Não tenho CPF. Como posso cadastrar o chip?
Faça o seu CPF rapidamente no site da Receita Federal ou em uma agência dos correios. Se seu CPF está irregular, solucione essa pendência junto à Receita Federal. Caso você não tenha condições de tirar o CPF ou regularizá-lo no momento, a dica é cadastrar o chip no nome de outra pessoa de confiança.
Como inserir o chip novo no celular?
Hoje em dia, os chips são vendidos já recortados em três tamanhos: mini, micro e nano. Consulte o manual do seu celular para saber qual tamanho de chip você deve inserir ou procure vídeos no YouTube digitando “chip modelo do seu aparelho” (exemplo: chip moto E6).
Dependendo do modelo, é possível inserir o chip de duas formas:
- Na gavetinha lateral, acessível com um clips;
- Pela parte traseira, retirando a tampa.
Desligue o celular antes de inserir o novo chip para cadastrá-lo. Outra dica importante: caso tenha um dispositivo dual SIM, ou seja, que comporte dois números, retire os chips que estão nele e insira apenas aquele que está precisando ser ativado, para evitar problemas. Após realizar o cadastro com sucesso, aí sim coloque ambos os chips no aparelho, combinado?
Como cadastrar o chip da TIM?
Para ativar o chip da TIM, é muito simples:
- Após inserir o chip, reinicie o seu aparelho;
- Você receberá um SMS solicitando que você desligue o seu Wi-Fi e acesse gratuitamente o site ativar.tim.com.br no seu celular;
- Ao fazer esse procedimento, o site pedirá o seu CPF e a sua data de nascimento;
- Feito isso, ele solicitará o seu email;
- Após confirmar o cadastro, o site perguntará se você deseja realizar uma recarga TIM para aproveitar os benefícios do seu novo chip;
- Se quiser recarregar, basta seguir o passo a passo;
- Caso não queira, clique em “Continuar sem carregar e ver meu número TIM”.
Você não recebeu o SMS solicitando a ativação e cadastro do chip TIM? Sem problemas! Ligue para *144#. Será solicitado que você insira seu CPF e sua data de nascimento, para ativar a sua oferta.
Como cadastrar o chip da Claro?
Para ativar o seu Claro chip, faça o seguinte:
- Em primeiro lugar, insira o chip no seu smartphone;
- Ao ligar o aparelho, você receberá um SMS com o número da sua linha, pedindo que você reinicie o celular;
- Em seguida, acesse o link que será enviado por SMS, tecle *552# ou ligue para *552 do seu celular Claro.
O cadastro será feito da seguinte forma:
- Informe os 11 números do seu CPF, sem pontos e traços;
- Insira os 8 números do CEP da sua residência, sem pontos e traços;
- Digite os 8 dígitos da sua data de nascimento, sem barras (por exemplo, se você nasceu em 13/12/1989, digite 13121989).
Seguindo esse passo a passo, o seu número Claro está pronto para ser usado e compartilhado com seus contatos.
Como cadastrar o chip da Oi?
Após inserir o chip da Oi no seu celular, você receberá uma notificação contendo o seu número e pedindo para que você ligue gratuitamente no 1057 para ativá-lo.
Nessa ligação, a atendente eletrônica vai apresentar duas opções para ativar o chip da Oi:
- Cadastrar o chip e receber promoções por SMS (digite 2);
- Somente cadastrar o chip (digite 3).
Em seguida, é solicitado que você digite pausadamente o número do seu CPF. Estando tudo certo, a atendente virtual confirma a operação e fornece mais informações sobre o seu plano atual. Você também receberá mensagens SMS com esses dados.
Caso você queira modificar o DDD do seu chip, a mensagem automática da Oi sugere que você ligue para *888*DDD#. Por exemplo, se você comprou o seu chip em Belo Horizonte - Minas Gerais, cujo DDD é 031, mas deseja cadastrar com o DDD do Rio de Janeiro, cujo código é 021, você deve digitar *888*021# e seguir o passo a passo.
Como cadastrar o chip da Vivo?
Para ativar um chip da Vivo, primeiramente, desligue seu celular e insira o Vivo Chip. Ao reiniciar o aparelho, aguarde o SMS contendo o seu novo número de telefone. Existem várias maneiras para você se cadastrar. Veja as principais abaixo!
Pelo celular, sem falar com atendente:
- Ligue para *8955;
- Insira o seu CPF (apenas números);
- Confirme o seu CPF;
- Após o procedimento, você receberá um SMS confirmando o cadastro.
Pelo celular, falando com um atendente:
- Ligue para *8486;
- Escolha a opção “Falar com um atendente”;
- Tenha o número do seu CPF em mãos e forneça para o atendente;
- Após o procedimento, aguarde o SMS confirmando o cadastro.
Usando qualquer telefone:
- Anote o código de 20 dígitos que está no cartão do qual seu chip foi destacado;
- Ligue para 10315 de outro número Vivo ou para 1058 usando um telefone fixo ou móvel de outra operadora;
- Pessoas com deficiência auditiva podem ligar para o número 142 usando um aparelho TDD, que é um dispositivo de telecomunicação para surdos;
- Tenha em mãos o número do seu CPF;
- Faça o cadastro como indicado após ligar para as opções acima.
Como cadastrar o chip em qualquer operadora?
Existe uma alternativa que serve para qualquer operadora, se as opções acima não funcionaram ou se as mensagens de ativação de chip não estão aparecendo. Confira:
- Faça uma ligação para qualquer número gratuitamente;
- Você será redirecionado para uma gravação interativa, informando que você deve ativar seu chip;
- Quando solicitado, digite pausadamente o seu CPF e outros dados solicitados;
- Continue seguindo as instruções. Feito isso, o seu chip estará cadastrado corretamente!
Também é possível cadastrar o seu chip presencialmente, sabia? Basta você ir até a loja oficial da operadora do chip que você adquiriu.
O meu celular está mostrando a mensagem “Não registrado na rede”. Como resolver?
Tentou ligar para algum contato e a chamada não foi efetuada? Apareceu a mensagem “Não registrado na rede”? O seu chip está cadastrado corretamente? Se a sua resposta foi sim para todas essas perguntas, tente alguns procedimentos.
Modo avião
Ative o modo avião e tente realizar uma chamada. Claramente, você não vai conseguir, e o celular vai pedir que você desative o modo avião. Em seguida, desative o modo avião e tente realizar novamente uma chamada. Esse procedimento força o celular a buscar a rede da operadora, o que pode resolver o problema.
Inserção de chip
Desligue o aparelho. Remova e insira novamente o chip. Em alguns casos, o mau contato do chip está interferindo no sinal do seu smartphone. Se o seu aparelho tem espaço para dois chips, tente mudar de slot. Outra sugestão é tentar limpar o chip usando uma borracha escolar ou um pano de microfibra.
Configurações avançadas
Procure “configurações de rede” no menu de configurações/ajustes do seu smartphone e tente realizar algumas mudanças. Em “Tipo de rede preferencial”, tente alterar de 3G para 4G para ver se há alguma mudança. Em “Operadoras de rede”, insira a operadora do seu chip.
Sistema operacional do aparelho
Tente atualizar a versão do Android ou do iOS do seu celular. Afinal, bugs do sistema podem estar causando esse problema, ainda mais se fizer muito tempo desde a última vez que você atualizou o aparelho.
Tive problemas no cadastro do chip, e agora?
Se você não conseguiu cadastrar o chip da sua operadora, existem alguns motivos para isso.
Pode ser que o seu aparelho não seja compatível com o chip da nova operadora. Alguns celulares são bloqueados e só funcionam com chips de operadoras específicas. Se você comprou o seu aparelho fora do Brasil, se ele é extremamente antigo ou se o adquiriu em uma promoção imperdível na loja da operadora, vale considerar essa possibilidade.
No entanto, pode ser que você tenha adquirido um chip defeituoso, mesmo que seja novo. O ideal é voltar à loja oficial da operadora e solicitar a troca.
Além disso, pode ser que o seu smartphone esteja com algum defeito, não reconhecendo bem os sinais de rede. Se esse for o caso, é importante levar o aparelho para uma assistência técnica. Como dica final, procure a operadora caso a ativação do chip tenha sido problemática ou não tenha sido efetivada.
Agora que você já sabe como cadastrar o chip da sua operadora, seja ela TIM, Vivo, Oi ou Claro, o que acha de conhecer melhor os planos das operadoras?
Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Com experiência que vai desde a criação de vídeos para o YouTube até a redação de textos para lançamento de sites completos, Gabriela é apaixonada por tornar a informação acessível. Ela se dedica a produzir conteúdo claro e simples, permitindo que você faça ótimas escolhas sobre seus planos de telecomunicações e compreenda melhor a tecnologia.