• Home
  • Artigos
  • Saiba como atualizar seu Android em 6 passos simples!
Celular
Leitura 5 min

Tutorial: descubra como atualizar Android em 6 passos

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mão de uma pessoa segurando um celular Android com a tela desbloqueada

Assim como acontece com os computadores, os sistemas operacionais dos celulares também precisam passar por atualizações periódicas, sejam elas de segurança ou de software. Mas o que esses upgrades significam na prática? 

Bem, eles são importantes para manter o aparelho seguro contra ameaças diversas e melhorar os recursos disponíveis no sistema. Ou seja, atualizar Android  significa aprimorar a experiência que você tem ao usar o seu smartphone no dia a dia. 

Portanto, sempre que essas atualizações aparecem no seu Android, fique atento e não ignore as notificações. Afinal, elas são importantes para que o seu telefone siga funcionando normalmente e receba todas as novidades que constantemente são lançadas pelo Google. No texto de hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber para deixar seu dispositivo sempre atualizado.

Conheça os melhores planos de internet móvel!

Converse com nossos atendentes e escolha o plano ideal!

3 razões para manter o Android atualizado

Para ressaltar a importância de atualizar Android, nada melhor do que falar das razões que justificam a realização desse tipo de ação. Além de aumentar a vida útil do telefone, elas são fundamentais para manter a segurança do sistema diante de ameaças que podem colocar os dados sensíveis do seu celular em risco. 

Nesse momento, você pode estar se perguntando: mas o que são esses dados sensíveis? São todas aquelas informações pessoais e confidenciais, como senhas, número de CPF, RG, telefone, entre outros, que você costuma usar para acessar aplicativos diversos. 

Ao cair em mãos erradas, esses dados podem ser utilizados por pessoas mal intencionadas para aplicar golpes usando seu nome. Portanto, é imprescindível que o seu smartphone esteja devidamente protegido contra essa e outras ameaças. Veja a seguir quatro razões para atualizar seu Android.  

1. Ter acesso a novidades

De tempos em tempos o Google lança novas funcionalidades do seu sistema operacional para celulares. Com a chegada do Android 12, por exemplo, o usuário consegue personalizar a cor que será predominante nas telas, adicionar novos atalhos de acesso a apps (widgets) além de saber quais apps estão usando ferramentas, como câmera e microfone. Nesse sentido, a única forma de ter acesso a essas novidades é atualizando o dispositivo quando a função estiver a disposição para o modelo do seu aparelho.    

2. Reparação de erros

Outra função das atualizações de sistema operacional é corrigir possíveis falhas que estejam comprometendo o desempenho do celular. Um exemplo disso são erros que acabam gerando consumo indevido de bateria, por exemplo. Ou ainda instabilidades durante o uso do telefone. 

Sabe quando, de forma inesperada, um aplicativo simplesmente para de funcionar e você precisa forçar o fechamento? Pois bem, esse é outro exemplo de falha que pode acontecer devido a falhas do software. Sendo assim, é importante deixar o aparelho sempre atualizado para que esse tipo de situação seja corrigida da melhor maneira. 

3. Segurança 

Por fim, outra razão para não deixar de atualizar Android está relacionada à segurança do dispositivo. Os hackers estão sempre tentando explorar as vulnerabilidades dos sistemas de celulares a fim de encontrar brechas que permitam ter acesso a dados pessoais dos usuários. 

Diante disso, as empresas de tecnologia estão constantemente atualizando seus programas justamente com o intuito de reduzir essas falhas operacionais. Logo, é fundamental que todas as atualizações, inclusive de aplicativos, sejam feitas pelos usuários para que o smartphone fique protegido contra esse tipo de ameaça. 

Como descobrir a versão atual do Android

Qual a versão do Android que está instalada no seu telefone? Nem sempre sabemos responder essa pergunta, não é mesmo? Afinal, essa é uma informação que não fica visível o tempo todo na tela do telefone. No entanto, é importante conhecê-la, pois isso ajudará você a descobrir se o seu telefone está com o sistema operacional atualizado. 

Veja como saber a versão do Android do seu celular com o tutorial a seguir. 

  • No menu de aplicativos, acesse “Configurações”;
  • Em seguida, role a tela até o final e toque na opção “Sobre o telefone”;
  • Pronto! Várias informações sobre o seu dispositivo, entre elas a versão atual do Android instalada no celular, serão exibidas na tela. 

Passo a passo para atualizar Android

A forma mais comum de fazer a atualização do Android se dá por meio de notificações, que são enviadas para os celulares das pessoas que usam o sistema operacional. Entretanto, existem dois pré-requisitos que são necessários nesse momento: ter carga de bateria superior a 15% e estar conectado à internet. 

Mas caso você não possa aceitar a instalação do software no momento que a notificação chegar no seu telefone, fique tranquilo. É possível atualizar Android manualmente assim que as duas condições (bateria e conexão) estiverem resolvidas. Para isso, basta acompanhar o seguinte passo a passo. 

  1. No menu de apps, acesse as configurações do seu smartphone;
  2. Em seguida, role a tela e selecione a opção "Sistema";
  3. Depois disso, toque em "Avançado"; 
  4. Agora, clique em "Atualização do sistema";
  5. Neste momento o celular irá iniciar uma pesquisa para descobrir se há alguma atualização disponível. Caso exista, clique em "Iniciar"e aguarde até que a nova versão seja baixada e instalada.
  6. Pronto! O seu celular será automaticamente reiniciado e o sistema operacional estará atualizado. 

Viu só como é fácil atualizar Android? Em poucos minutos é possível deixar o seu aparelho mais seguro e com todos recursos que constantemente são lançados pelo Google. 

E caso o seu telefone continue apresentando qualquer tipo de instabilidade, uma forma de resolver o problema é utilizar a ferramenta de segurança do sistema operacional. Veja o post completo que criamos sobre o assunto e entenda como funciona o modo de segurança Android.

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre a autora
artigos/atualizar-android
4.570