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Quer fazer reclamações da Oi na Anatel? Descubra como!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Homem indignado com um celular na mão

Tem algum problema com a Oi e não consegue resolver? Você não está só! Para se ter uma ideia, no panorama de qualidade realizado pela Anatel, a operadora tem algumas das mais baixas porcentagens de cumprimento de metas. Os serviços que apresentam melhores resultados são o de telefonia móvel e banda larga fixa.

E você sabia que esse órgão também recebe reclamações contra a Oi para facilitar a resolução do seu problema? Isso mesmo! Dá para abrir um chamado de um jeito bem simples e rápido. Funciona na maioria das vezes.

Confira, a seguir, como fazer reclamações da Oi na Anatel!

Como reclamar na Ouvidoria da Oi?

Antes de saber como denunciar a Oi na Anatel, é preciso ter um chamado aberto na própria operadora, requisitando a solução para o seu problema. Se o valor da fatura está errado (até mesmo no Minha Oi) ou teve problema com a troca de plano Oi, por exemplo, o primeiro passo é ligar para o número da empresa.

Falou com um dos atendentes e não teve a resposta ou solução que esperava? Agora, é importante falar com a Ouvidoria Oi antes de recorrer à Anatel. Veja este passo a passo:

  • ligue para o número 0800 031 7923, informando os dados solicitados;
  • escolha uma das opções para seguir o atendimento, entre serviços, conta, reparos e cancelamento;
  • fale com o atendente, explicando sua solicitação com o maior número de detalhes possível;
  • não foi um atendimento prestativo? Peça o número do protocolo da ligação e anote-o (muito importante!).

O horário de funcionamento da Ouvidoria Oi é de segunda a sexta, de 8h às 18h, com exceção de feriados. Tenha em mãos o seu CPF e o número do protocolo do canal de atendimento da operadora.

Como fazer uma reclamação da Oi na Anatel?

Falou na Ouvidoria Oi? A Anatel, então, é o próximo passo. Lembrando, antes de mais nada, que ela não vai resolver o problema, mas sim entrar como mediadora entre o cliente e a empresa. Com isso em mente, escolha uma das formas de fazer esse registro.

Reclamar na Anatel pelo portal Consumidor

Siga estas instruções:

  • faça o cadastro no portal Anatel Consumidor e entre com seu login;
  • na página principal, clique em "Registrar solicitação";
  • escolha a operadora Oi e o serviço no qual teve algum problema. Por exemplo, banda larga fixa, pós-pago ou pré-pago, telefone fixo, TV por assinatura etc.;
  • no campo indicado, detalhe o seu problema ao máximo, com data de contatos com o atendimento da operadora e assim por diante. Você tem 5 mil caracteres para isso;
  • complete os dados solicitados e, se possível, inclua arquivos que se relacionam ao problema;
  • confira o resumo e selecione "Finalizar Solicitação". Agora é só anotar o protocolo e aguardar o prazo de 10 dias corridos.

Reclamar na Anatel pelo aplicativo

Se prefere fazer tudo pelo celular, siga esta ordem:

  • baixe o app Anatel Consumidor para Android ou iOS;
  • se não tiver o cadastro no portal, faça-o antes do login;
  • clique em "Registrar Solicitação" e depois em "Reclamação;
  • escolha a Oi como operadora que deseja reclamar e o serviço em que teve problema;
  • digite o assunto da reclamação e o problema detalhadamente. Informe também o protocolo de atendimento com a Ouvidoria;
  • clique em "Realizar Solicitação" e anote o protocolo para consultas futuras.

Como acompanhar a reclamação da Anatel para Oi?

Existem algumas maneiras de acompanhar a sua reclamação durante os 10 dias corridos que se inicia com a abertura do chamado:

  • pelo portal da Anatel Consumidor, ao clicar em "Minhas solicitações";
  • pelo aplicativo da Anatel, também no item "Minhas solicitações";
  • pelo telefone da Anatel. Ligue para 1331 e informe o código da sua reclamação.

O que fazer se a reclamação na Anatel não resolver o problema?

A Oi entrou em contato com você após a reclamação na Anatel, mas o resultado não foi satisfatório? Ainda é possível reabrir o chamado nos próximos 10 dias corridos. É com esse tipo de ação que o órgão reúne dados sobre as empresas de telefonia –– assim como os que vimos no início deste post.

Como nenhuma operadora quer ficar "mal na fita" com a Anatel, é bem provável que a Oi faça o possível para atender a sua solicitação. Problemas com a portabilidade Oi, para cancelar o plano da Oi, com o crédito especial: seja qual for a sua reclamação, este é um bom canal para a resolução!

Gostou de saber como são as reclamações da Oi na Anatel? Convidamos você agora para entender melhor o que é a Anatel!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Giovanna Hespanhol

Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.

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