Tem algum problema com a Oi e não consegue resolver? Você não está só! Para se ter uma ideia, no panorama de qualidade realizado pela Anatel, a operadora tem algumas das mais baixas porcentagens de cumprimento de metas. Os serviços que apresentam melhores resultados são o de telefonia móvel e banda larga fixa.
E você sabia que esse órgão também recebe reclamações contra a Oi para facilitar a resolução do seu problema? Isso mesmo! Dá para abrir um chamado de um jeito bem simples e rápido. Funciona na maioria das vezes.
Confira, a seguir, como fazer reclamações da Oi na Anatel!
Como reclamar na Ouvidoria da Oi?
Antes de saber como denunciar a Oi na Anatel, é preciso ter um chamado aberto na própria operadora, requisitando a solução para o seu problema. Se o valor da fatura está errado (até mesmo no Minha Oi) ou teve problema com a troca de plano Oi, por exemplo, o primeiro passo é ligar para o número da empresa.
Falou com um dos atendentes e não teve a resposta ou solução que esperava? Agora, é importante falar com a Ouvidoria Oi antes de recorrer à Anatel. Veja este passo a passo:
- escolha uma das opções para seguir o atendimento, entre serviços, conta, reparos e cancelamento;
- fale com o atendente, explicando sua solicitação com o maior número de detalhes possível;
- não foi um atendimento prestativo? Peça o número do protocolo da ligação e anote-o (muito importante!).
O horário de funcionamento da Ouvidoria Oi é de segunda a sexta, de 8h às 18h, com exceção de feriados. Tenha em mãos o seu CPF e o número do protocolo do canal de atendimento da operadora.
Como fazer uma reclamação da Oi na Anatel?
Falou na Ouvidoria Oi? A Anatel, então, é o próximo passo. Lembrando, antes de mais nada, que ela não vai resolver o problema, mas sim entrar como mediadora entre o cliente e a empresa. Com isso em mente, escolha uma das formas de fazer esse registro.
Reclamar na Anatel pelo portal Consumidor
Siga estas instruções:
- faça o cadastro no portal Anatel Consumidor e entre com seu login;
- na página principal, clique em "Registrar solicitação";
- escolha a operadora Oi e o serviço no qual teve algum problema. Por exemplo, banda larga fixa, pós-pago ou pré-pago, telefone fixo, TV por assinatura etc.;
- no campo indicado, detalhe o seu problema ao máximo, com data de contatos com o atendimento da operadora e assim por diante. Você tem 5 mil caracteres para isso;
- complete os dados solicitados e, se possível, inclua arquivos que se relacionam ao problema;
- confira o resumo e selecione "Finalizar Solicitação". Agora é só anotar o protocolo e aguardar o prazo de 10 dias corridos.
Reclamar na Anatel pelo aplicativo
Se prefere fazer tudo pelo celular, siga esta ordem:
- baixe o app Anatel Consumidor para Android ou iOS;
- se não tiver o cadastro no portal, faça-o antes do login;
- clique em "Registrar Solicitação" e depois em "Reclamação;
- escolha a Oi como operadora que deseja reclamar e o serviço em que teve problema;
- digite o assunto da reclamação e o problema detalhadamente. Informe também o protocolo de atendimento com a Ouvidoria;
- clique em "Realizar Solicitação" e anote o protocolo para consultas futuras.
Como acompanhar a reclamação da Anatel para Oi?
Existem algumas maneiras de acompanhar a sua reclamação durante os 10 dias corridos que se inicia com a abertura do chamado:
- pelo portal da Anatel Consumidor, ao clicar em "Minhas solicitações";
- pelo aplicativo da Anatel, também no item "Minhas solicitações";
- pelo telefone da Anatel. Ligue para 1331 e informe o código da sua reclamação.
O que fazer se a reclamação na Anatel não resolver o problema?
A Oi entrou em contato com você após a reclamação na Anatel, mas o resultado não foi satisfatório? Ainda é possível reabrir o chamado nos próximos 10 dias corridos. É com esse tipo de ação que o órgão reúne dados sobre as empresas de telefonia –– assim como os que vimos no início deste post.
Como nenhuma operadora quer ficar "mal na fita" com a Anatel, é bem provável que a Oi faça o possível para atender a sua solicitação. Problemas com a portabilidade Oi, para cancelar o plano da Oi, com o crédito especial: seja qual for a sua reclamação, este é um bom canal para a resolução!
Gostou de saber como são as reclamações da Oi na Anatel? Convidamos você agora para entender melhor o que é a Anatel!
Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.