WhatsApp: tudo o que você precisa saber sobre o aplicativo

Tenha um plano de internet com a melhor tecnologia.

Ligue e contrate a sua Vivo Fibra Ótica!

0800 591 0366
Google PlusLinkedin

Você já deve ter ouvido falar do WhatsApp ou, até mesmo, deve utilizá-lo em seu smartphone para trabalhar, conversar com amigos e criar dezenas de grupos, não é? Isso porque o app se popularizou no Brasil e no mundo por ser uma ferramenta que utiliza poucos dados de internet e que conta com funções que atendem as mais diversas demandas. 

Mas você sabe mesmo quais são todos os recursos que podem ser utilizados no WhatsApp? Neste post, explicamos para você o que mais é possível fazer, além de trocar mensagens escritas, mensagens de voz e fazer chamadas. Continue a leitura!

O que é o WhatsApp? 

Fundado em 2009, nos Estados Unidos, o aplicativo gratuito oferece aos usuários os serviços de mensagens de texto e áudio criptografados, chamadas de voz e vídeo, envio e recebimento de diversos tipos de arquivos, além do compartilhamento de localização entre os usuários.

Criado como uma alternativa para as mensagens via SMS, o WhatsApp se consagrou em todo o mundo como uma das plataformas de comunicação mais populares entre os usuários

Quais são as principais funções do WhatsApp?

whatsapp messenger

Em 2014, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook e, desde então, a empresa vem fazendo uma série de melhorias e adição de novos recursos. Veja agora quais são as principais funcionalidades e novidades que o aplicativo oferece a você!

1. Mensagem de texto e áudio

Este é a mais simples e mais utilizada funcionalidade do app: o envio de mensagens. Seja para conversar com quem você gosta, seja para enviar informações em um grupo de trabalho, o recurso facilita a comunicação instantânea pelo celular, computador ou tablet.

2. Chamada com ou sem vídeo

Você prefere conversar de forma contínua ou ver quem está do outro lado da tela? É só utilizar o seu WhatsApp para fazer chamadas! Vale lembrar que o aplicativo não substitui o telefone, pois não é possível discar números e você só conseguirá falar com quem também tiver o app instalado.

3. Compartilhamento de arquivos

Pela ferramenta, você também consegue enviar contatos, fotos, vídeos e arquivos em diferentes formatos, como DOC ou PDF. É possível fazer esse compartilhamento tanto nas conversas individuais quanto nos grupos.

É muito simples: você deve clicar em anexar (desenho de um clips) na tela de conversa e escolher uma das opções disponíveis. Opcionalmente, pelo computador, você pode arrastar e soltar uma foto ou vídeo diretamente na caixa de texto. No caso de fotos e vídeos, você pode enviar até 30 arquivos ao mesmo tempo, com apenas uma limitação: cada vídeo só pode ter, no máximo, o tamanho de 16MB.

Se você quer enviar uma foto "inédita", que não esteja na galeria ou rolo de câmera do seu celular, clique no ícone de câmera para tirar uma foto através da câmera do seu computador ou smartphone. 

4. Envio de localização

Marcou um encontro e precisa que o seu convidado saiba exatamente onde você está? Com o WhatsApp, você pode enviar a sua localização em tempo real para que as pessoas possam acompanhar ou, até mesmo, mandar um endereço de algum lugar especial que você precisa compartilhar.

5. Status

Com o Status do WhatsApp, você pode compartilhar textos, fotos, vídeos e GIFs animados que desaparecem após 24 horas. Para receber as atualizações de Status dos seus amigos, é necessário que ambos tenham os respectivos números de telefone salvos na lista de contatos.

É possível também compartilhá-los ao mesmo tempo no Facebook: basta que o WhatsApp esteja atualizado para a sua última versão. É só postar o seu Status e, posteriormente, tocar na opção “Compartilhar no Facebook Story”.

Como realizar o cadastro?

Após baixar o WhatsApp em sua loja de aplicativos (para Android ou iOS), o primeiro passo é certificar-se que o número de celular que você irá cadastrar pertence a você, pois será necessário estar apto a receber ligações telefônicas e mensagens SMS como confirmação. Em seguida, veja se você está com uma conexão de internet estável para conectar-se ou se a sua operadora oferece o benefício de usar o app sem descontar da franquia.

Na tela inicial, aparecerá uma lista de países. Ao selecionar o seu, o código do país seja preenchido automaticamente na parte esquerda. No caso do Brasil, o número é o +55.

Digite o seu número de telefone no campo à direita, com o código de área (DDD), mas sem código de operadora ou 0.

Um SMS chegará em seu smartphone com alguns números. Insira o código de seis dígitos que você receber e pronto! Se você não receber a mensagem, pode refazer o comando ou optar por receber o código por ligação.

Assim que o código for confirmado, você poderá configurar o seu perfil com o seu nome e a sua foto preferida para que todos os seus contatos possam, de fato, saber com quem estão falando!

É seguro utilizar o WhatsApp?

Recentemente, discussões sobre privacidade e segurança em aplicativos estão por todos os lados. A verdade é que ter mensagens, áudios e fotos vazados por hackers e estanhos deixam qualquer um com medo. Por isso, manter a privacidade e segurança de suas mensagens é muito importante

O WhatsApp, como queridinho dos brasileiros, não poderia estar de fora desse debate. Segundo a empresa, as mensagens e chamadas são protegidas automaticamente pela criptografia de ponta a ponta para que ninguém, nem mesmo a própria empresa, possa lê-las ou ouvi-las.  

No entanto, é recomendado que você siga algumas dicas para reforçar a segurança nas suas conversas, como:

  • ativar a verificação em duas etapas;
  • colocar uma senha no seu celular;
  • impedir que estranhos visualizem sua foto de perfil;
  • ter cuidado com versões falsas do aplicativo;
  • bloquear contatos indesejados. 

O que são as figurinhas personalizadas (stickers)?

O WhatsApp conta com uma opção divertida para quem adora fazer algumas brincadeiras enquanto bate papo com os amigos e familiares: são as famosas figurinhas personalizadas, também conhecidas pelo nome em inglês, “stickers”.

Automaticamente, algumas figurinhas padrão já ficam disponíveis para você, mas também é possível ter stickers para WhatsApp personalizados. Com a ajuda de alguns aplicativos disponíveis, você pode baixar pacotes de figurinhas ou criar novas imagens a partir de fotos do seu arquivo.

É possível apagar mensagens no WhatsApp?

O aplicativo conta com uma ferramenta para apagar mensagens — então não se preocupe caso envie algo errado . Basta clicar em cima da mensagem enviada e escolher a opção de apagá-la do seu celular ou do celular da pessoa que recebeu (desde que ela ainda não tenha visualizado).

A mensagem não está mais na conversa, sumiu. Dá para recuperar? Sim. O WhatsApp conta com algumas opções que podem ajudar você a recuperar mensagem, dependendo da maneira em que ela foi excluída.

Vale lembrar que apagar é diferente de arquivar: na segunda opção, o aplicativo deixa as suas mensagens apenas escondidas em outro lugar. Para obtê-las de volta, o processo é bem simples, mas diferente entre os sistemas operacionais Android e iOS.

Na tela de contatos do app em um celular Android, deslize até o final. Então, clique em “Conversas arquivadas". Selecione o contato desejado, toque e segure sobre o contato e clique no ícone, na parte superior, com o desenho de uma seta para cima. 

Na tela de contatos do iOS, deslize-os para baixo para aparecer a opção “Conversas arquivadas” e entre nela. Já no contato desejado, deslize-o para a esquerda e selecione a opção “Desarquivar”.

Como bloquear contatos no WhatsApp?

Para bloquear contatos salvos na agenda, abra o WhatsApp e toque em Mais opções > Configurações > Conta > Privacidade > Contatos bloqueados. Toque em "adicionar", em seguida, busque ou selecione o contato que você deseja bloquear. 

Dá para bloquear contatos abrindo a conversa direta com a pessoa. Depois, clique em Mais opções > Bloquear > Bloquear. Ou abra a conversa, toque no nome do contato e, após feito isso, toque em bloquear. 

Quando receber uma mensagem indesejada de alguém que sequer você tenha em sua lista de contatos e quiser bloqueá-la, você deve abrir o WhatsApp, tocar na conversa com o número de celular desconhecido. Em seguida, toque em "bloquear". Por fim, confirme "bloquear" novamente. Caso a mensagem enviada por esse número seja um conteúdo indesejado (spam), você poderá tocar em "denunciar e bloquear".

É possível usar dois WhatsApp em um celular?

Pelo aplicativo oficial da empresa, você consegue acessar apenas uma conta de WhatsApp por vez. Porém, com apps de suporte, é possível simular mais de um ambiente no seu smartphone e, com isso, ter 2 WhatsApp no mesmo aparelho. Tanto para quem tem celulares Android quanto para os fãs de iOS, o mais recomendado é que você utilize o aplicativo Parallel Space para ajudar você nessa missão.

WhatsApp parou, e agora?

WhatsApp parou

Infelizmente, em alguns momentos, o WhatsApp passa por algumas instabilidades e para de funcionar. Problemas de conexão com a internet ou atualizações que estão sendo realizadas pela própria empresa são os motivos mais comuns para que isso aconteça, mas também já aconteceu do aplicativo ficar fora do ar por determinação da Justiça brasileira.

Caso isso aconteça enquanto você estiver utilizando o serviço, não se despere: existem algumas ações que você pode realizar para tentar fazer com que ele volte ao normal. Mas você também pode escolher outros aplicativos de mensagem instantânea ou, simplesmente, seguir o caminho tradicional: fazer a boa e velha chamada de voz pelo telefone.

Existem outros aplicativos do Whatsapp?

Além do WhatsApp Messenger no seu celular, existem outros aplicativos da empresa: o WhatsApp Web, que permite abrir o aplicativo pelo computador, e o WhatsApp Business, desenvolvido especialmente para os empresários, que permite criar um catálogo para mostrar seus produtos e serviços. 

WhatsApp Web

O WhatsApp Web permite abrir o aplicativo pelo computador, usando apenas o seu navegador de internet — o que é ideal para utilizar o app no trabalho, sem precisar ficar com o celular nas mãos o tempo todo.

Para acessá-lo, basta entrar no site oficial, abrir o aplicativo do WhatsApp no seu celular e utilizar a câmera do seu smartphone escanear o código QR Code, que aparece na tela do computador. Não se esqueça de que, para o WhatsApp Web funcionar, é preciso que tanto o telefone quanto o computador tenham conexão à Internet estável e que estejam com bateria recarregada.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um app para Android e iOS que pode ser baixado grátis. Ele facilita a interação de empresas com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. 

Não se preocupe, pois o app conta com as mesmas funcionalidades, visual e recursos do WhatsApp Messenger. Você pode utilizá-lo para fazer tudo o que já está acostumado a fazer, desde transmitir mensagens até enviar fotos e vídeos. Alguns dos recursos extras do Business incluem:

  • perfil comercial para exibir informações importantes, como o endereço, o email e o site de uma empresa;
  • estatísticas para visualizar quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas;
  • e ferramentas de mensagens para responder rapidamente os clientes.

O avanço da tecnologia nos permite realizar tarefas das mais variadas possíveis. Seja para trabalhar, seja para conversar com os amigos, certamente o WhatsApp pode nos ajudar. Com uma série de funções disponíveis e com o envio de mensagens instantâneas, fica mais fácil se conectar com quem quer que seja. 

Qual é a função que você mais gostou? Como você utiliza o seu WhatsApp? Agora que você já sabe tudo sobre o aplicativo de mensagens, deixe um comentário no post e nos diga o que achou!

whatsapp
00
Google PlusLinkedin