O Whatsapp parou, o que fazer?

Internet fibra ótica ultra rápida com telefone e TV de qualidade?
Ligue para a Vivo já!
0800 878 2312
Hoje em dia dependemos muito do Whatsapp, quando o Whatsapp parou, ou teve problemas de conexão muita gente ficou bem desesperada. Veja o que fazer para resolver os problemas mais comuns de conexão.

Depois do Facebook, o Whatsapp é a maior rede social no Brasil. Além de ser considerado uma rede social, o Whatsapp é um aplicativo de comunicação que vem sendo bastante usado de forma social e profissional.

Pode ser que o Whatsapp pare de funcionar eventualmente, então é bom saber o que fazer. Veja abaixo o que falaremos neste artigo.

  1. Whatsapp parou de funcionar
  2. O Whatsapp parou para você?
  3. O que fazer?
  4. Fale conosco
  5. Alternativas ao Whatsapp
  6. Planos com Whatsapp Ilimitado

 

Whatsapp parou de funcionar

Se você entra no aplicativo, entra nas conversas normalmente, escreve e envia mensagens que ficam carregando para serem enviadas, mesmo com seu sinal de internet funcionando, provavelmente o Whatsapp parou.

Para ter certeza que você não está sem internet Wi-Fi ou com a conexão limitada, desligue a conexão por Wi-Fi no celular e veja se a mensagem vai no 3G ou 4G. Se quiser, reinicie o aparelho.

Se você já está só no seu 3G ou 4G, pode ser que sua franquia tenha acabado, mas se você tem o Whatsapp Ilimitado, provavelmente o Whatsapp parou de funcionar, veja o que pode fazer com que isso aconteça

Decisão Judicial

As vezes que o Whatsapp parou completamente, e por mais tempo, foram por causa de uma decisão judicial contra à empresa Facebook (que é dona do Whatsapp).

Alguns processos judiciais solicitaram acesso às conversas de alguns indivíduos, para análise e possíveis solucionações de casos.

Como a empresa tem uma Política de Privacidade muito rígida, eles não entregaram o solicitado. Como forma de penalizar a empresa, o aplicativo foi bloqueado, logo, o Whatsapp fica fora do ar.

O Whatsapp parou em Dezembro de 2015 e em Maio de 2016, ambas situações por motivação judicial. Isso também já aconteceu mais vezes e em outros países também.

A idéia do Whatsapp fora do ar hoje já é algo que estamos um pouco mais acostumados, e estas decisões nunca são permanentes, com o serviço sendo restaurado em pouco tempo do bloqueio.

Atualizações

Outra razão por trás de quedas no serviço do Whatsapp é o quando o aplicativo está sendo atualizado. Mas isso é comum, todos aplicativos e plataformas passam por isso com frequência.

Estas atualizações geralmente são informadas com antecedência, para que os usuários não se assustem e possam se programar. Nesses casos o Whatsapp fica fora do ar por pouco tempo, e logo volta ao normal.

Inclusive em 2019 todos os aplicativos do Grupo Facebook tiveram um bug e o Whatsapp, Facebook e Instagram funcionaram com restrições no mundo inteiro, mas voltaram ao normal no dia seguinte.

 

O Whatsapp parou para você?

Mas não é porque o Whatsapp parou de funcionar que significa que saiu uma nova ação judicial ou uma atualização do aplicativo. Pode ser um bug na conversa, ou até mesmo um problema de memória do celular.

Conversas pesadas

As vezes, quando você recebe uma corrente, tem muitos caractéres ocultos, deixando o texto pesado e travando a conversa. E você sem entender fica se perguntando porque o Whatsapp parou de funcionar.

Nesses casos, a melhor opção é fechar o aplicativo e, se necessário, reiniciar o celular. Para que o Whatsapp não pare novamente, apague a mensagem que causou o problema.

Você pode apagar a conversa toda pela tela inicial do Whatsapp, sem abrí-la, para não travar novamente, ou pode usar o Whatsapp Web, e apagar só a mensagem problemática.

Excesso de conversas

Outro motivo comum que faz com que o Whatsapp pare de funcionar é quando você tem muitas conversas com muitas mensagens. Isso acaba ocupando muita memória do aplicativo, e subsequentemente do celular.

Com o celular sobrecarregado, pode ser que o aplicativo do Whatsapp pare de funcionar, ou o celular trave. Se você não quer perder as conversas, você pode simplesmente arquivá-las. É fácil:

  1. Vá no menu dos 3 pontos verticais no canto superior direito
  2. Selecione as “configurações” do aplicativo
  3. Vá em “Conversas”
  4. Clique em “Histórico de Conversas”
  5. Selecione “Arquivar todas as conversas”

Pronto! Desta forma elas deixam de ocupar tanto espaço no aplicativo e celular e vai parar de travar por um tempo.

Você não vai ver nenhuma conversa na tela principal. Mas quando alguem te mandar mensagem, a conversa deixa de ficar arquivada e todas as mensagens aparecerão para você. E depois lembre-se de fazer isso frequentemente.

 

O que fazer?

Se mesmo assim, o aplicativo continuar travando, veja algumas coisas que você pode fazer para melhorar o funcionamento do Whatsapp.

Atualize o Aplicativo

Pode ser que o Whatsapp tenha lançado uma nova atualização, e por algum motivo seu celular não fez a atualização de forma automática. E por isso o Whatsapp parou.

Se este for o caso, vá na Playstore ou App store, vá onde estão listados todos os aplicativos e selecione a opção de atualizar o Whatsapp.

Dependendo do que aconteceu no seu aparelho, aproveite para atualizar todos os aplicativos do seu celular para evitar um problema semelhante com outros aplicativos.

Reinicie seu dispositivo

Todos os sistemas operacionais podem apresentar falhas eventualmente. Então, o que você pode fazer para corrigir um eventual problema no sistema operacional do seu celular, é reiniciar o aparelho.

Se o aplicativo estiver dando problema por causa do sistema operacional, isso resolverá seu problema.

Limpe os dados do Whatsapp

Quando você usa muito um aplicativo, ele cria um arquivo de memória rápida, com ações executavas no dispositivo. Esse arquivo de memória é chamado cache.

Se você não exclui o cache, ele vai acumulando informações continuamente. Isso deixa o aplicativo “pesado” e acaba ocasionando lentidão. Então, para evitar que o Whatsapp pare de funcionar:

  1. Vá nas configurações do seu celular
  2. Selecione a opção de ver todos os aplicativos
  3. Procure o Whatsapp na lista e selecione-o
  4. Em alguns aparelhos você precisa clicar na opção “Armazenamento”
  5. Limpe o cache do aplicativo.
  6. Se quiser você pode limpar os dados, mas você irá perder todas as conversas.
  7. Se ainda assim não resolver, volte na tela que aparece a opção “Forçar Parada” e selecione-a

Reinstale o aplicativo

Limpando o cache, os dados e forçando a parada do Whatsapp você o restaura às configurações de fábrica. Então qualquer problema deve ser resolvido com esses passos.

Mas, se o problema persistir, a única opção seria desistalar o aplicativo e baixar o Whatsapp novamente, mas dependendo do caso, é melhor baixar uma versão diferente.

Instale outra versão do Whatsapp

Depois de tudo isso, pode ser que seu sistema operacional não esteja interagindo bem com uma nova versão do Whatsapp. Então neste caso, você precisará instalar uma versão antiga do aplicativo

Para fazer a instalação de uma versão antiga do Whataspp siga os passos abaixo:

  1. Vá nas configurações do celular
  2. Selecione a opção “Aplicativos”
  3. Procure pelo Whatsapp e anote a versão está instalada no seu celular
  4. Vá no site APKMirror e pesquise por “Whatsapp”
  5. Você verá todas as versões do Whataspp
  6. Veja qual versão é a sua, e selecione uma versão anterior
  7. O site irá te redirecionar pra outra página, com as informações do download. Clique na versão que quer baixar
  8. Vá até o botão “Download APK”
  9. Assim que instalar, clique em abrir

Você não precisa desinstalar o aplicativo para poder instalar esta versão que baixou.

Volte às configurações de fábrica

Caso ainda assim o Whatsapp pare de funcionar, e esteja apresentando problemas, ai pode ser como o seu sistema operacional está se comportando.

Para resolver isso, só voltando às configurações originais de fábrica do aparelho.

  1. Vá em configurações
  2. Clique em “fazer backup e redefinir”
  3. Escolha a conta para fazer o backup de dados
  4. Depois vá em “restaurar dados de fábrica” ou “restaurar padrão de fábrica”
  5. Selecione”restaurar”

Os nomes mudam dependendo do sistema operacional do seu aparelho, mas no geral é bem parecido.

 

Fale Conosco

Se depois de todos os passos anteriores o seu aplicativo continue travando com muita frenquencia, você pode entrar em contato com o “Fale Conosco” do Whatsapp.

Você encontra essa opção e também as perguntas frequentes no aplicativo:

  1. Clique no menu dos 3 pontinhos vertical
  2. Vá em “Configurações”
  3. Selecione “Ajuda”
  4. Selecione “FAQ” ou “Entre em contato”

Para essa opção de contato, você descreve no próprio aplicativo as dificuldades que tem enfrentado e tem um espaço para incluir screenshots se quiser.

No FAQ você é redirecionado para uma página WEB com todos as perguntas frequentes que eles recebem.

Os temas estão separadas como: Temporariamente Banido, Download e Instalação, Conta e Perfil, Chats, Contatos, Ligações de Voz e Vídeo, Segurança e Privacidade, Status e Solução de Problemas.

 

Alternativas ao Whatsapp

Agora, se você cansou do Whatsapp e não quer se sentir dependendo dele no futuro, você pode usar outros aplicativos de mensagem instantânea. Veja abaixo algumas opções bem avalidadas:

Telegram

Este aplicativo ganhou visibilidade durante as 2 intervenções judiciais que afetaram o sinal do Whatsapp em 2015 e 2016. E há quem diga que o Telegram supera em muito o Whatsapp.

O aplicativo é open-source, o que significa que vários programadores tem acesso ao código e podem fazer contribuições de melhorias. E funciona com doações, então não tem uma estratégia de lucro (sem propagandas).

Outro diferencial é que os dados trocados no aplicativo ficam salvos na nuvem. O que significa que, se vc deletar o aplicativo do celular e baixa-lo novamente, você não irá perder suas mensagens.

Inclusive, você pode acessar suas mensagens pelo site. Uma vez que o computador foi cadastrado, você não precisa que seu celular esteja perto ou ligado para poder acessar suas mensagens.

Para inciar conversas, o procecsso é semelhante ao Whatsapp. Se você adiciona um contato no celular que também tem o aplicativo vai aparecer essa pessoa no Telegram para você inicar uma conversa.

O Telegram tem recursos extras em comparação ao Whatsapp. Você pode editar fotos antes e depois de enviar. Pode editar mensagens enviadas também, e as mensagens deletadas simplesmente somem (diferente do Whatsapp).

As imagens enviadas pelo aplicativo não perdem a qualidade, diferente do Whatsapp que comprime a imagem, diminuindo sua qualidade. Você também pode colocar temas diferentes em cada conversa.

Infelizmente o Telegram é menos popular do que o Whatsapp, porque nem todo mundo tem o aplicativo no telefone. E isso faz com que muitos acabem perdendo o interesse nele.

Facebook Messenger

A conta do Facebook Messenger é vinculado diretamente na Rede Social, que é muito bem aceita no Brasil e no Mundo, o que faz do Facebook Menssenger mais conhecido, então esse é um ponto bem positivo.

Lá você tem os mesmos recursos do Whatsapp, com o diferencial que a base de contatos é no Facebook, e você pode entrar em contato com pessoas que não são suas amigas, mas elas vão ter que aceitar se vão falar com você.

Você pode enviar mensagens de texto, voz, imagens e vídeos, criar grupos. E você pode acessar do celular ou do computador. Mas no computador você precisa entrar na sua conta do Facebook.

Como ponto negativo, o Facebook é dono do Whatsapp, e pode ser que, caso tenha algum problema na plataforma geral da empresa, o Facebook Messenger também apresente problemas se o Whatsapp ficar fora do ar.

Skype

O Skype também é bastante conhecido, principalmente por suas vantagens de chamadas de vídeo pelo computador ou aplicativo. Com a possibilidade de colocar créditos para poder fazer ligações para fixos nacionais e internacionais.

Na versão Business, se você não tiver permissão dos administradores, você só conseguirá enviar mensagens pra pessoas dentro da sua empresa. E ao final da conversa, você a recebe por e-mail.

Já no Skype regular, que você faz com sua conta pessoal, você troca mensagens com qualquer pessoa com quem você se conecte, mais semelhante ao estilo do Facebook do que do Whatsapp neste ponto.

Pelo Skype você pode fazer ligações de voz e vídeo quando todos envolvidos estão online, mas também pode mandar mensagens de texto, voz, vídeo, imagens e documentos mesmo quando a outra pessoa não está conectada.

Viber

O Viber é bem semelhante ao Whatsapp, você pode contactar por ele com todos os seus contatos que também tiverem o aplicativo em seus dispositivos.

Por ele você também pode fazer chamadas de voz e vídeo, mandar mensagens de texto, voz, vídeo e imagens. Mas assim como o Telegram o aplicativo não é muito popular. O que faz com que não tenham muitos interessados.

WeChat

O WeChat é bem utilizado na China, então se você trabalha com exportação/importação, negócios internacionais que envolvam a China, é uma excelente ferramenta.

Fora isso, o aplicativo é muito semelhante ao Whatsapp, no qual você troca mensagens de texto, voz e vídeo, assim como pode enviar imagens e fazer chamadas de voz e vídeo.

Mas assim como o Telegram e o Viber, o WeChat também não é muito popular aqui no Brasil. O que impacta no interesse em fazer uso do aplicativo.

Veja também como acessar Wi-Fi gratis quando estiver fora de casa e quiser fazer uma ligação.

 

Planos com Whatsapp Ilimitado

Bom, agora que você já sabe como resolver os problemas no Whatsapp no seu celular, ou quais opções de aplicativos semelhantes você pode usar para substituí-lo, você precisa ver sobre o gasto dos dados da sua internet.

Você sabia que existem muitos planos de celular que você pode contratar que te oferecem internet de graça para usar o Whatasapp?

Todos os Planos TIM Controle oferecem Whatsapp Ilimitado. Mesmo que seu pacote de dados acabe, você continua rececbendo e enviando mensagens no Whatsapp.

Você também pode contratar um dos Planos Oi Controle, e ter tanto o Whatsapp quanto o Facebook Messenger Ilimitados, sem valor adicional do pacote.

A Vivo Pré Pago também te oferece os dados de Whatsapp Ilimitados na contratação de um de seus planos tanto nos planos semanais quanto nos mensais.

Você encontra o mesmo benefício nos Pacotes de internet Claro, que tem opções de planos semanais ou mensais, todos com Whatsapp à vontade.

Já os planos semanais Nextel Happy te oferecem a possibilidade de usar qualquer app de mensagens à vontade sem valores adicionais.

 

Este artigo foi útil para você? Conseguimos te ajudar a restaurar seu Whatsapp? Você experimentou algum dos aplicativos de mensagens mencionados? Deixe seus comentários!