Dicas

Leitura 3 min

Saiba tudo sobre o Telegram e suas funcionalidades

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Telegram sendo usado em um celular

Com a chegada de novas ferramentas de comunicação e de um contexto digital cada vez mais aprimorado, não é incomum surgirem problemas relacionados essencialmente a privacidade dos dados que deixamos nos aplicativos, segurança essa que já levou inclusive à bloqueios judiciais, como já aconteceu com o Whatsapp. 

Nesses cenário, o Telegram emergiu como uma salvação. Mas saiba que esse serviço é bem mais do que um substituto. As vantagens de utilizá-lo no dia a dia envolvem principalmente a facilidade do uso e sua segurança.

Quer saber tudo sobre o Telegram? Então, acompanhe este conteúdo!

O que é o Telegram?

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas. Como as conversas ficam armazenadas em nuvem, ele fica bem mais rápido e seguro. Com ele, você pode conversar com amigos e familiares sem pagar nada por isso. Além do diálogo escrito, é possível trocar áudios, fotos, arquivos mais pesados em PDF, emojis e stickers — as famosas figurinhas.

À primeira vista, é bem semelhante ao WhatsApp, certo? Realmente, são aplicativos com a mesma função para os usuários, mas que contêm algumas diferenças, como veremos ao longo do texto.

Além do aplicativo para smartphone, disponível para os principais sistemas operacionais do mercado, o Telegram pode ser usado também no computador. Dá para checar suas mensagens por meio do navegador (Windows, Chrome, macOS, Linux) e também há a opção de fazer o download no desktop.

A origem do serviço de mensagens

O Telegram foi criado em 2013 por irmãos russos Nikolai e Pavel Durov. A intenção era oferecer ao público um serviço de mensagens simples, mas bem seguro, que oferece a possibilidade de acessá-las em diferentes plataformas ao mesmo tempo: app, navegador e desktop. Naturalmente, surgiu como concorrente do WhatsApp, Facebook Messenger e outros.

Desde a sua criação, o serviço chegou ao impressionante número de 400 milhões de usuários em 2020. Seu crescimento é notório, tendo que vista que, em 2019, o Telegram contava com 300 milhões de pessoas cadastradas.

Por que usar o Telegram?

O mercado oferece uma série de aplicativos e serviços interativos de mensagens. Com isso, você pode estar se perguntando quais são as vantagens de usar o Telegram em vez de seus concorrentes? Acompanhe!

Segurança

No mundo da tecnologia, existe um recurso de segurança que os profissionais chamam de criptografia de ponta a ponta. Para entender melhor o que isso significa, pense que, para chegar no seu contato, a sua mensagem faz uma pequena viagem. Quando elas não são criptografadas, pode acontecer de alguém interceptá-la no meio do caminho sem que você nem ao menos perceba.

No Telegram, isso jamais acontece por causa dessa tecnologia, pois ela garante que somente você e seu contato terão acesso ao que foi enviado — a não ser, é claro, que alguém pegue o celular da sua mão com esse intuito. Nem mesmo a empresa que criou o app sabe o que estão conversando.

Grupos maiores

Caso você precise fazer um grupo com mais de 256 pessoas, que é o máximo permitido no WhatsApp, pode contar com o Telegram. Por lá, é possível reunir até 200 mil membros. As pesquisas entre as mensagens é bem simples e facilitadas, para que não fique perdido em meio a tantos contatos.

Se a intenção do grupo é mais profissional, ainda há a opção de esconder o seu número de telefone para os outros membros. É possível configurar para que somente pessoas que você tem adicionadas nos contatos vejam essa informação. Em outras palavras, é uma medida bem útil para proteger a sua privacidade.

Mensagens fixas

Quer administrar esse grupo gigante que criou? Para isso, existe a funcionalidade de fixar mensagens, para que fiquem em destaque. Isso serve para avisos importantes, respostas às perguntas recorrentes e por aí vai. A ideia é não ficar repetindo as informações ou buscando-as em datas antigas para repostá-las. Vale para diálogos, áudios, vídeos e qualquer outro formato.

Versão desktop independente

Está com o celular longe e mesmo assim quer usar o Telegram? Saiba que é possível pela versão desktop. Para isso, é só abrir o aplicativo no seu computador e ter certeza de que ele está conectado à internet. Ideal para quando o smartphone está sem bateria ou você o esqueceu em casa.

Isso é possível por causa do armazenamento das mensagens em nuvem. Assim, uma conversa que você iniciou pelo celular pode ser facilmente vista nas outras versões do serviço. Em relação ao WhatsApp, essa é uma das principais vantagens.

Edição de mensagens

Enviou algo que não devia ou com algum erro de português? Achou que o que escreveu pode ser compreendido de uma outra forma? Então, saiba que, no Telegram, é possível alterar a mensagem sem que ninguém fique sabendo. Mesmo que a apague de vez, nenhum contato recebe notificação disso, como ocorre no Whastapp.

Falar consigo mesmo

Sabe aquelas situações em que você precisa guardar um arquivo ou link para usar depois e não sabe onde? É sempre comum enviar para amigos e pedir para que eles ignorem, não é mesmo? Se vocês conversam muito, ainda corre o risco de perder a mensagem no meio de todas as outras.

No Telegram, esse não é um problema. Você consegue enviar mensagens para si mesmo e, assim, guardá-las por mais tempo. Como não vão existir diálogos muito extensos, serão links e arquivos bem visíveis para sempre que precisar acessá-los.

Ajuda dos bots

Os bots são robôs e são usados por muitas empresas hoje — costumam aparecer em um pop-up, quando você está navegando por um site ou e-commerce. Além de automatizar algumas troca de informações simples, saiba que eles podem ajudar bastante no seu dia a dia com o Telegram.

Com eles, você pode:

  • criar alertas e lembretes para compromissos, como remédios;
  • ter as mensagens traduzidas;
  • fazer pesquisas por imagem;
  • receber indicações de séries e filmes;
  • descobrir o significado de palavras;
  • pesquisar letras de músicas.

As possibilidades são inúmeras e estão sempre em evolução para atender melhor os usuários do serviço. Dá para perceber os benefícios tanto em termos de entretenimento quanto de produtividade para a sua rotina.

Gratuidade e versatilidade

Com tantas funcionalidades e vantagens, é muito bom poder usar um serviço desses de graça, não é mesmo? Além de não pagar nada, você não tem o incômodo de encontrar alguma publicidade no meio da sua conversa, que atrapalhe seu raciocínio. É também uma solução versátil, porque é possível usá-la tanto para assuntos pessoais quanto para os profissionais.

O Telegram é seguro mesmo?

Falamos bastante da segurança do Telegram, principalmente por causa da criptografia de ponta a ponta. Só isso já permite afirmar que, sim, é um serviço muito seguro, que evita qualquer vazamento de conversas. Nem se a Justiça pedir à empresa que libere as mensagens, não há como acessá-las, tendo em vista que somente os usuários envolvidos conseguem vê-las.

Isso acontece em uma função de chat secreto. Quando você habilita esse modo de contato, suas conversas nem ao menos passam pelo armazenamento em nuvem e, no fim das contas, é excluído pelo aplicativo. Isso significa que você não precisa ficar apagando as mensagens do seu celular.

Ativando o chat secreto

É bem simples! Basta acessar o menu do aplicativo e selecionar a opção Novo Chat Secreto, escolhendo a pessoa em seus contatos com quem você deseja falar. É preciso aguardar que ela aceite o seu convite para começar a usar essa funcionalidade.

Para acionar a autodestruição das mensagens, deve ir no menu da conversa e escolher o tempo que elas podem existir ali nos aparelhos: vai de poucos segundos até uma semana. Tanto o que você falar quanto o que receber desaparecem ao final desse contador, sem a possibilidade de recuperação.

Para você ter uma ideia do quanto esse chat é secreto, nenhuma das partes pode tirar print da tela sem que a outra fique sabendo. Caso isso aconteça, aparece automaticamente uma mensagem comunicando a ação. Parece interessante?

É possível deixar o Telegram mais seguro ainda?

A resposta é sim! Além de todos esses recursos de criptografia e mensagens que se destroem para sua comodidade, é possível se proteger também dos curiosos de plantão da sua casa, por exemplo — ou então de quem abrir o computador em que você esqueceu seu Telegram aberto.

Para bloquear o aplicativo com senha, faça o seguinte:

  • acesse as Configurações no menu do aplicativo;
  • selecione a opção Privacidade e Segurança;
  • escolha a opção Senha e bloqueio e ative a chave;
  • defina uma senha segura para o chat.

Nesse mesmo local, é possível definir por quanto tempo deseja deixar suas conversas bloqueadas por senha. Há também a Verificação em Duas Etapas, que você pode acessar como se fosse inserir o bloqueio. Após selecionar essa funcionalidade, o Telegram envia SMS para seu número, pede uma senha e o e-mail para a recuperação desse código, quando necessário.

Como criar grupo no Telegram?

Para trocar mensagens com vários amigos de uma vez ou até com clientes e colegas de trabalho, os grupos são muito indicado. Veja o passo a passo para criar o seu e algumas dicas para administrar melhor suas salas.

Criar a sala

No menu do aplicativo, encontre a opção Novo Grupo e selecione as pessoas com quem deseja conversar. Sua localização depende do aparelho que está usando e o sistema operacional:

  • em dispositivos Android, o ícone em formato de lápis costuma aparecer no campo superior direito;
  • no seu desktop, o menu se encontra no campo superior esquerdo;
  • já no iPhone, você deve criar uma nova mensagem e, então, aparecerá essa funcionalidade.

Com algumas das últimas atualizações do serviço, você também consegue criar grupos por meio da geolocalização. É útil para aqueles momentos em que você está no mesmo local que as pessoas com quem deseja conversar no futuro. Para isso, basta selecionar os Contatos no menu que essa opção aparecerá.

Adicionar membros

Quer inserir alguém que ficou faltando? Clique no nome do grupo e selecione a opção Adicionar membro. Então, basta escolher, entre os seus contatos, quais deles deseja incluir. Outra maneira é enviar o link da sala para as pessoas — basta optar por Convidar via link.

Escolher os administradores

Os primeiros passos para dar a função de administrador a algum membro do grupo é bem parecido com a adição de novos membros: abrir o grupo e clicar no nome. Assim que aparecer a lista de pessoas, pressione o dedo sobre aquela que deseja conceder o novo título.

Ativar o Modo Lento

Sabe quando você cria um grupo e não aguenta tantas notificações chegando ao mesmo tempo? Dá para contornar essa questão com a funcionalidade de Modo Lento. Com ela, seleciona-se um timer de 10s, 30s, 1m, 5m, 15m ou 1h para envio de uma nova mensagem. Enquanto esse período não terminar, a pessoa fica impossibilidade de digitar.

Como bloquear ou desbloquear um contato?

Vez ou outra, surge aquele contato que acaba atrapalhando a sua rotina por falar demais ou enviar mensagens desinteressantes. Para isso, você tem a opção de bloqueá-lo, impedindo que novos diálogos sejam iniciados. Siga este passo a passo:

  • clique no nome do contato e, em seguida, no ícone de três pontos;
  • selecione a opção Bloquear e pronto.

Se quiser desbloquear, o processo é um pouco diferente. No menu do aplicativo, selecione as Configurações e siga estas instruções:

  • procure pela opção Privacidade e Segurança;
  • selecione a opção Usuários bloqueados;
  • nesse momento, aparecerá na sua tela uma lista com os contatos que você bloqueou;
  • pressione o dedo sobre o nome desejado para que apareça o sinal de Desbloquear e pronto!

O Telegram é uma boa alternativa para trocar mensagens com amigos e familiares de uma forma rápida e segura. São diversos os benefícios para todos os gostos: desde quem deseja se comunicar com grandes grupos até aqueles que só querem um local para guardar seus arquivos importantes.

Gostou de conhecer melhor o Telegram? Então, comente e compartilhe este conteúdo com seus contatos das redes sociais.

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Conheça o nosso Comparador de Planos
Saiba mais

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.