Telefone da Anatel: saiba como fazer sua reclamação por telefone

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Pessoa ligando para o telefone da Anatel

Fazer uma reclamação direto na operadora nem sempre resolve o seu problema. Em alguns casos, é preciso recorrer à Anatel, para que a mesma análise a sua situação e ajude você.

Neste post, você vai saber como fazer uma reclamação pelo número da Anatel. Confira.

O que é a Anatel?

Anatel é a sigla para Agência Nacional de Telecomunicações, que é a instituição que controla e regulamenta as leis do setor no Brasil.

Com isso, ela também é responsável por fiscalizar todas as empresas do segmento, como TIM, Oi, Claro NET, Vivo, entre outras.

Então se você deseja reclamar de algum produto dessas empresas e não obteve sucesso, existe a possibilidade de levar o seu caso para a Anatel, para que seus direitos sejam defendidos.

Qual é o telefone da Anatel?

A Anatel disponibiliza dois contatos para fazer uma reclamação por telefone, são eles:

  • Telefone da Anatel para todo Brasil: 1331
  • Telefone da Anatel para pessoas com deficiência auditiva: 1332

Fale sempre com a operadora antes da Anatel

Muitas pessoas, na hora de fazer uma reclamação, preferem ir direto falar com a Anatel, por acharem que a situação será resolvida com mais rapidez. Mas esse não é procedimento correto, o ideal é sempre entrar em contato primeiro com a operadora.

Quando você fala com a sua operadora diretamente, existem menos pessoas envolvidas e o processo para resolver o seu problema é direto, sem intermediários, o que facilita a resolução do caso.

A Anatel só deve ser acionada se, depois de um contato com a operadora, ela não te deu uma posição, ou simplesmente não atendeu o seu pedido.

Os número das operadoras abaixo são os mais diretos, que já te levam direto para o canal mais adequado. Encontre o da sua operadora e ligue. Caso não seja bem sucedido, já vale considerar entrar em contato com a Anatel.

Números das operadoras:

Não quer ligar? Reclame pelo aplicativo da Anatel

Para quem não deseja falar com o atendente no telefone, é possível fazer uma reclamação pelo aplicativo da agência, o Anatel Consumidor. Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS. Lembre-se que, para registrar uma reclamação no app, é preciso já ter feito uma na sua operadora, e você vai precisar do número do protocolo dessa solicitação.

Para registrar sua reclamação via app, siga o passo a passo:

  1. Baixe o app e clique em Registrar Solicitação
  2. Entre em Cadastrar> e preencha os dados solicitados
  3. Agora vá em Reclamação e selecione qual é o tipo de serviço que quer reclamar, como TV por assinatura, por exemplo
  4. Selecione uma das alternativas que evidencie a sua situação
  5. Insira o número do protocolo da chamada com a operadora, preencha os outros dados e clique em Registrar
  6. Seu pedido já foi cadastrado e você pode acompanhar o andamento pelo campo Minhas solicitações

Reclamação pelo site da Anatel

Você também pode entrar no próprio site da Anatel e registrar sua ocorrência, se preferir. Em primeiro lugar, entre no campo Registre uma reclamação.

Depois de entrar no sistema da Anatel, você vai preencher um cadastro. Se por um lado essa forma de reclamar evita que você tenha que falar com um atendente, é mais demorada que as outras, e que a menos recomendamos.

Vale citar também que você pode fazer uma denúncia anônima, mas só está disponível para dois casos específicos: localização de equipamento não certificado e atuação de empresa sem uma licença da Anatel.

Qual o melhor horário para ligar na Anatel?

Apesar da Anatel não ter o mesmo volume de ligações que as operadoras, é possível que você espere até alguns minutos para falar com um atendente. Porém, existem horários que, ao ligar, você deve ser atendido mais rápido.

Prefira ligar durante o horário comercial, exceto entre meio-dia e 14h. Fora desse período é quando a maioria das pessoas decide ligar para a Anatel ou para uma operadora, o que gera um acúmulo de ligações, e uma fila maior de pessoas em espera.

Em casos extremos, cancele seu plano

Se você ver que a operadora não está resolvendo a sua situação, você pode optar pelo cancelamento do seu plano.

Para muitos, isso é uma verdadeira dor de cabeça. Muito tempo na linha com o atendente, e processos demorados, para que a operadora faça você desistir de continuar o cancelamento.

Mas existem maneiras mais fáceis de cancelar um plano do que entrar em contato com a Anatel. O portal do cliente costuma ser a maneira mais fácil, tanto para fazer o cancelamento NET , de um plano da TIM, ou de qualquer outro serviço de uma operadora.

O mesmo vale quando falamos de cancelar linha de celular, internet ou qualquer outro produto. É mais rápido e gera menos estresse.

Analise um novo plano, se desejar

Após cancelar seu plano na Anatel, você provavelmente vai querer um novo serviço, mas que desta vez, não traga tantos problemas quanto o primeiro.

Aqui no Portal de Planos, você pode pesquisar e entender qual é o plano ideal para sua casa e família. Unimos as melhores ofertas, de todas as grandes operadoras. Não deixe de procurar, clique no nosso menu agora mesmo!