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Leitura 3 min

Guia para cancelar planos de operadoras

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Mulher usando o celular com expressão de dúvida.

Hoje em dia, cancelar um plano de celular ou internet já não é mais tão difícil quanto muitas pessoas pensam — com longos tempos de espera na linha, várias transferências para outros setores, ligações caindo e muito estresse. Isso porque as operadoras estão percebendo que é melhor terminar a relação com o cliente amigavelmente. Assim, esse cliente tem mais chances de voltar, no futuro. 

Além disso, nos últimos anos, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) criou novas regras, que impedem as operadoras de complicar o cancelamento. Dessa maneira, a opção de cancelamento deve estar disponível — e fácil de acessar — em todos os canais de atendimento. 

Caso você prefira falar com um consultor, ele não pode pressionar você a continuar com o plano, nem impor regras abusivas. Se isso acontecer, você pode denunciar a operadora para a Anatel ou recorrer ao Procon da sua cidade. 

Também é interessante observar que, com os aplicativos e as redes sociais, há várias outras formas de cancelar o plano de internet, celular ou TV, além das centrais de atendimento. Por isso, no texto de hoje, nós vamos explicar o que fazer para cancelar internet e outros serviços de telefonia.

Por que você quer cancelar seu plano?

Quando você for cancelar seu plano da TIM, Vivo, Claro, SKY, NET ou qualquer outra operadora, eles vão perguntar por que você quer cancelar. Antes de tudo, essa é uma reflexão interessante de se fazer — afinal, cancelar qualquer contrato toma tempo e é importante ter certeza de que é isso que você realmente quer.

Por exemplo: muitos clientes pedem cancelamento simplesmente porque acham seus pacotes caros, mesmo gostando da operadora. Nesse caso, buscar uma negociação com os consultores — pedindo por algum benefício ou desconto, para continuar com o plano — pode ser muito mais vantajoso do que simplesmente cancelar. 

Essa estratégia é ainda mais indicada se você estiver encerrando um plano, para contratar o mesmo serviço em outra operadora, apenas pelo preço. Isso porque todas as operadoras vão oferecer as vantagens disponíveis, para não perder o cliente. 

O mesmo vale para aqueles casos em que você está só cancelando porque precisa economizar: a operadora pode ter alguma promoção que caiba no seu bolso. 

Então, é interessante refletir se você quer mesmo cancelar esse serviço porque não precisa mais dele ou está insatisfeito. Caso contrário, vale a pena reservar um tempo para negociar e buscar algum desconto ou promoção, na própria operadora. 

Se você quer saber quais são as promoções mais interessantes das operadoras, você pode usar o Comparador de Planos de internet e de celular, aqui do nosso site.

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O que preciso saber antes de cancelar meu plano?

Agora, se você não precisa mais do serviço ou está muito insatisfeito com ele, não tem outro jeito: você precisa saber como cancelar o plano, não é mesmo? Nesses casos, muitos clientes ficam confusos, sem saber por qual canal entrar em contato com a empresa. 

Mas antes mesmo de entrar em contato com a operadora para realizar o cancelamento, você precisa avaliar os seguintes pontos:

  • Fidelidade de contrato;
  • Se possui contas em atraso.

São duas coisas que podem fazer a diferença na hora de negociar ou cancelar o seu contrato, já que podem implicar em multa de rescisão e gastos extras não previstos no seu orçamento.

Tem fidelidade?

É importante observar esse detalhe. Muitos planos de celular pós-pagos cobram multa de cancelamento, caso o cliente peça para cancelar antes de um ano. Em alguns casos, essa multa é cobrada se você compra um smartphone novo com o desconto do plano, por exemplo. 

A operadora pode cobrar multa de cancelamento, desde que esteja previsto no contrato que você assinou, quando adquiriu o plano. Os planos pré-pagos e controle não costumam ter esse tipo de fidelidade. 

Mesmo assim, é bom se informar sobre isso no seu contrato, no aplicativo da sua operadora — Meu TIM, Meu Vivo, Minha Claro Celular, Minha Oi, entre outros — ou ligando para a central de atendimento. Assim, você também pode se informar sobre a multa de cancelamento, caso queira seguir com o processo.

Posso cancelar meu plano com contas em atraso?

Essa é outra dúvida que muitas pessoas têm. Mas a verdade é que, em 2014, a Anatel determinou que as empresas não podem condicionar o cancelamento ao pagamento de faturas em atraso. Isso quer dizer que você pode, sim, cancelar seu plano, mesmo que esteja com alguma conta atrasada.

De qualquer forma, é importante lembrar que você vai precisar pagar essas contas em algum momento. Caso a conta não seja paga, seu nome pode parar nos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo. 

Em qual número ligar para cancelar plano?

Essa é outra regra que a Anatel implementou para facilitar a vida do consumidor. Você não precisa ligar para nenhum número para cancelar seu plano, nem falar com atendentes, já que as empresas devem oferecer opções de cancelamento automáticas. Isso quer dizer que você também pode pedir o encerramento do seu contrato pelo site ou pelo aplicativo.

Contudo, se você quer ligar para o call center e falar com um consultor — para tentar negociar, por exemplo, como explicamos anteriormente — cada operadora tem a sua central de atendimento, nos números a seguir:

  • Número para cancelar plano TIM: *144 (de celulares TIM) ou 1056 (qualquer telefone) 
  • Número para cancelar plano Claro: 1052
  • Número para cancelar plano Vivo: 103 15 (TV, telefone ou internet) ou 1058 (celular)
  • Número para cancelar plano Oi: *144 (de celulares Oi) ou 1057 (qualquer telefone)
  • Número para cancelar plano Nextel: 1050 (de celulares Nextel) ou (11) 4004 6611
  • Número para cancelar plano Sky: 106 11
  • Número para cancelar plano Net: 106 21

É interessante observar que, quando a gravação com as opções começar, a opção de cancelamento não deve estar escondida. Além disso, a operadora não deve dificultar o processo de cancelamento, fazendo mil transferências ou impondo regras abusivas. 

Por outro lado, é normal que cada operadora tenha alguns procedimentos diferentes para continuar com o cancelamento. Também é normal que os atendentes perguntem o motivo pelo qual você quer encerrar o contrato e ofereçam, pelo menos, uma ou duas promoções para você continuar. Mesmo assim, é possível que você faça tudo em poucos minutos.

Como cancelar plano pelo site ou aplicativo?

Como mencionamos acima, as operadoras devem oferecer opções de cancelamento automáticas, sem precisar falar com o atendente — o que inclui o cancelamento pelo app da operadora. Isso quer dizer que, com alguns toques na tela do seu smartphone, você pode pedir o cancelamento e resolver tudo. Até porque, segundo as regras da Anatel, essa opção não deve estar escondida.

Cada operadora tem seu aplicativo — como você pode ver abaixo — e o passo a passo para encontrar a opção de cancelamento pode mudar em cada um deles. Mas, geralmente, o botão para cancelamento está em alguma tela relacionada a "atendimento" ou "serviços". 

Ao clicar no botão "cancelar", a operadora pode pedir para você preencher um formulário, confirmando alguns dados e informando o motivo do pedido. Depois da confirmação, a empresa tem dois dias úteis para efetuar o cancelamento definitivo da sua linha. Veja os links para os aplicativos de cada operadora.

Com os links acima, você baixa os aplicativos, tanto na Google Play, quanto na App Store. Mas você também pode acessar o site das operadoras pelo computador e efetuar o cancelamento por lá. 

É interessante observar que algumas operadoras pedem para você fazer um cadastro antes de usar esses aplicativos. Então, se você nunca fez esse cadastro, talvez seja mais fácil pedir o cancelamento pelo telefone mesmo.

Por fim, se você deseja cancelar NET Combo, NET Virtua ou outros serviços NET, você pode usar o aplicativo Minha Claro Residencial, já que, há algum tempo, as duas são parte da mesma empresa. 

Em quanto tempo meu serviço estará cancelado?

Depois que você pedir o cancelamento, a operadora tem 24 horas para enviar o número de protocolo do atendimento por mensagem, e-mail ou outra forma de contato. 

A operadora tem dois dias úteis, após o pedido, para efetuar o cancelamento definitivo dos serviços. Você pode continuar usando seu celular, TV ou internet nesse tempo — e se você usar algum serviço adicional, ele poderá ser cobrado, então fique de olho nisso.

Além disso, no caso dos planos de internet ou TV, você precisa devolver o equipamento para a operadora. Eles não podem dizer que só cancelam o plano depois que você devolver o equipamento: o cancelamento deve ser feito e é responsabilidade da operadora ir até o local retirar qualquer dispositivo. 

Contudo, a operadora pode cobrar uma multa, se você tiver danificado o equipamento ou não devolvê-lo, depois do prazo combinado.

Decidiu mesmo cancelar o seu plano?

Independente da escolha, essas são as regras gerais da Anatel e alguns detalhes podem mudar, de operadora para operadora. Sendo assim, quando for pedir o cancelamento, você pode tirar essas outras dúvidas com o consultor. No aplicativo ou no site, também é possível ler todos os detalhes sobre o cancelamento.

Sobre isso, é interessante observar que todas as operadoras costumam ter uma seção de "perguntas frequentes" no site, feita para tirar as principais dúvidas dos consumidores — como cancelar o plano, por exemplo. Por isso, se você ainda ficou com alguma dúvida, após a leitura desse texto, você pode clicar nos links a seguir e ler, em detalhes, como cancelar o plano da Claro, da TIM, da Vivo, da Oi e da Nextel. 

Para terminar, se você pretende contratar um novo plano, depois de cancelar o que você tem hoje, você pode usar o Comparador de Planos, aqui do nosso site. Com ele, você conhece melhor todos os pacotes de cada operadora e contrata o plano ideal para suas necessidades. 

Acesse o Comparador de Planos de Celular e o Comparador de Planos de Internet!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.