Dicas

Atualizado em
Leitura 4 min

O que é navegador de internet e como escolher o melhor?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Navegador de internet: tela exibindo a barra de endereço

A internet transformou totalmente nossa forma de comunicação. Hoje, com os computadores e smartphones, temos uma porta de conexão com todo o tipo de informações ao alcance das mãos. Com tantos aplicativos, redes sociais e formas de interagir com o mundo online, ficou mais difícil entender a que exatamente conceitos como “navegador de internet” se referem!

Contudo, você não precisa ser um especialista em tecnologia para entender vários dos termos corriqueiros no universo digital. Então continue a leitura! A seguir, entre outras informações relevantes, explicamos o que é navegador de internet e quais são as suas funções.

O que é navegador de internet?

Geralmente, quando falamos em todos os recursos que acessamos na web, não nos damos conta que tudo isso é concebido com códigos de programação. 

Porém, para que as informações que trocamos possam ser transmitidas via computadores e outros dispositivos, é preciso que tudo isso seja codificado por programas para poder ser transmitido digitalmente. Dessa forma, os programas que utilizamos traduzem essa linguagem codificada em imagens, textos, links e outras formas que somos capazes de compreender e com as quais podemos interagir.

Muitos programas realizam funções parecidas para que possamos aproveitar os recursos da computação. Os navegadores de internet também são conhecidos como “browsers” ou “web browsers”. Basicamente, eles são programas que transformam páginas baseadas em Hypertext Markup Language (HTML) ou em Hypertext Transfer Protocol (HTTP) em linguagem compreensível para os usuários

São os navegadores que permitem que nos comuniquemos com a rede mundial de computadores. Eles não conectam aos servidores que hospedam as páginas que acessamos e realizam os protocolos de transferência de dados, permitindo as interações que realizamos online.

Hoje, os navegadores não estão presentes só nos computadores, eles também são usados em smartphones, tablets, consoles de videogames e TV’s Smart.

Quais são as funções de um navegador de internet?

Além de permitir a interatividade entre usuários e linguagem codificada, os navegadores de internet contam com diversas funções para melhorar a experiência de navegação. Os recursos mais utilizados são:

  • barra de endereço ― Permite realizar pesquisas online ou acessar páginas através do endereço eletrônico;
  • botões de início, voltar e avançar ― Facilitam que o usuário acesse a página de abertura do navegador e que navegue entre as páginas visitadas;
  • aba de Favoritos ― Permite que o usuário crie e salve uma seleção das suas páginas preferidas;
  • botão de atualizar ― Faz com que o conteúdo da página aberta seja atualizado, mostrando possíveis atualizações;
  • histórico ― Exibe uma lista das páginas visitadas, com horários e datas.
  • downloads ― Mostra informações de todos os downloads feitos através do navegador;
  • extensões ― As extensões são recursos que podem ser adicionados ao navegador, como leitor de PDF, bloqueador de anúncios, portal de notícias, etc.

Quais são os navegadores mais usados?

Durante a década de 1990, a Microsoft foi a líder de mercado de computadores e também no desenvolvimento de navegadores. No entanto, com o avanço tecnológico dos anos 2000 e 2010, muitos outros navegadores se popularizaram. Vamos então falar dos que foram mais populares até hoje!

Internet Explorer

O Internet Explorer imperou durante os anos 1990 e início dos anos 2000. Desenvolvido pela Microsoft nos últimos anos vem sendo retirado de circulação e substituído pelo novo Microsoft Edge.

Navegador Internet Explorer

Mozilla Firefox

O “Firefox” ficou conhecido pela sua velocidade, pela sua compatibilidade com diferentes sistemas operacionais e por apresentar menos problemas e falhas. Por isso, ele tem uma boa reputação e ainda é muito usado nos dias de hoje.

Safari

O Safari é o navegador da Apple, usado tanto nos smartphones como nos computadores e notebooks da empresa. Mesmo sendo um programa feito para sistema operacional iOS, ele pode ser baixado em dispositivos Android e PCs. Porém, o Safari parece menos completo e não costuma ser a escolha dos usuários.

Google Chrome

Atualmente, o Chrome é o navegador de internet mais popular. Como pertence ao Google, o programa oferece diversos tipos de extensão com outros aplicativos da empresa. Além disso, também é um navegador rápido, com bons recursos e poucos problemas de falhas.

Navegadores Chrome, Firefox e Safari

O navegador influencia a velocidade da internet?

O navegador de internet em si, não determina a velocidade de conexão. Na verdade, o que acontece é que o navegador escolhido pode apresentar falhas ou problemas de funcionamento ao interagir com determinadas páginas e dispositivos. 

Assim, a influência do navegador na experiência do usuário é uma questão que depende de diferentes diferentes questões. Portanto, o melhor é testar diferentes opções e ficar com a que proporciona o melhor desempenho para o dispositivo que você está usando.

Algumas práticas simples ajudam os navegadores a ter um desempenho melhor:

  • atualizações ― Os navegadores, como outros programas, passam por atualizações periódicas para corrigir erros e aprimorar a experiência do usuário. Desse modo, é sempre recomendado utilizar a última versão disponível;
  • extensões ― Instalar muitas extensões no navegador pode sobrecarregar a conexão, prejudicando o desempenho;
  • cookies e cache de dados ― Os cookies e cache de dados são informações sobre os hábitos de navegação do usuário para aprimorar a experiência. Contudo, o acúmulo dessas informações consome memória e também prejudica o desempenho. 

A escolha da sua ferramenta é muito pessoal, mas depois desse post, você já sabe o que é navegador de internet e os fatores mais importantes para essa tomada de decisão. Então, basta baixar e testar as opções disponíveis para encontrar a que mais vai atender às suas necessidades!

Essas informações foram úteis? O que mais poderíamos ter abordado sobre os navegadores de internet? Deixe o seu comentário abaixo!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.