Como Reclamar na Anatel Rapidamente: Veja o Passo a Passo

Olá! Você está com algum problema com alguma operadora de telefonia ou TV e quer fazer uma reclamação na Anatel? Então você está no lugar certo e iremos ajudá-lo.

É só continuar lendo esse passo a passo para saber como reclamar na Anatel rapidamente.

como-reclamar-na-anatel

Infelizmente as operadoras de telefonia e TV deixam muito a desejar no atendimento prestado ao consumidor.

O tempo de espera para atendimento é enorme e muitas vezes, após esperar muito tempo na linha, a ligação acaba caindo e você tem que fazer tudo novamente. :/

Muitas pessoas acabam sendo lesadas pelas empresas de telecomunicações e acabam deixando de cobrar por seus direitos.

Mas, se você está aqui é porque não está satisfeito e vai fazer com que as coisas se resolvam e os deveres das empresas sejam cumpridos.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) é a empresa regulamentadora que fiscaliza as empresas de telecomunicações no Brasil e através dela é possível fazer sua reclamação e ter a possibilidade do seu problema ser resolvido.

Abaixo vamos mostrar como você pode fazer sua reclamação através do telefone da Anatel, do aplicativo Anatel Consumidor – que é a maneira mais prática de fazer e acompanhar sua reclamação, e também como reclamar na Anatel através da internet.
 



Como fazer uma reclamação na Anatel?

Para reclamar na Anatel você precisa antes de mais nada fazer o seguinte:

  1. Ligue para a central de atendimento da sua operadora (é só escolher um dos links abaixo para ver o telefone da sua operadora) e tente resolver o problema diretamente com eles. Se não resolver, vá para o próximo passo.
  2. Guarde o protocolo da ligação, ele é fundamental para você fazer sua reclamação
  3. Entre em contato com a ANATEL através do telefone, atendimento online ou aplicativo




Veja só como falar com a ANATEL por estes caminhos citados no passo 3:

Telefone da Anatel1331 ou 1332 para deficientes físicos. A ligação é gratuita e é possível fazer sua reclamação e acompanhá-la de segunda a sexta feira, exceto em feriados, das 8h às 20h.

Fale Conosco Online – É só clicar aqui e fazer login para reclamar e acompanhar reclamações, denúncias, solicitações de informação e sugestões. Caso você não possua cadastro, clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

Aplicativo – Baixe o aplicativo ANATEL no seu Android, iOS ou Windows Phone e faça sua reclamação e a acompanhe rapidamente. Você também pode enviar sugestões e tirar suas dúvidas.

Atendimento Presencial – Acesse esse link para encontrar o endereço mais próximo a você. É importante conferir o horário de funcionamento que geralmente é das 8h às 18h.


Após anotar o número de solicitação fornecido pela Anatel espere 5 dias úteis, que é o prazo que sua operadora tem para te dar uma resposta, e se após esses 5 dias a operadora não responder, você deve novamente entrar em contato com a Anatel.

Se a operadora responder mas a resposta não for satisfatória, você tem até 15 dias úteis para entrar em contato com a Anatel novamente e solicitar a reabertura da reclamação original.

Quando você registra sua reclamação na Anatel, o interesse da operadora em resolver o seu problema é muito maior, pois cada problema não resolvido é registrado, e a Anatel divulga constantemente relatórios referentes à qualidade do serviço prestado.

Em outras palavras, se a empresa não resolver seu problema, pior fica a imagem dela no mercado, e menos credibilidade ela tem.

Lembrando que você pode acompanhar o andamento da solicitação no site da Anatel, pelo aplicativo ou ligando para o número da Anatel.

 

Como fazer reclamação na Anatel via internet

fazer-reclamação-anatel-via-internetPara fazer a sua reclamação, você precisa antes de se cadastrar neste link para poder ter acesso ao “Anatel Fale Conosco Online”.

Em seguida, é só fazer o login com seu CPF e a senha cadastrados e seguir as informações apresentadas para você fazer a sua reclamação ou acompanhar o andamento de alguma solicitação.

 

Informações úteis

portabilidade-vivo

Através desse link você pode tirar diversas dúvidas sobre seus direitos com as empresas de telecomunicações e quais são as obrigações dessas empresas, como a Claro, Vivo, Oi, TIM e Nextel.

Envie também suas sugestões ou faça a denúncia de empresas que violam as regras impostas pela Anatel, trabalhando sem licença ou certificado.

 

Anatel na internet

configurar-internet-vivo

Não é possível fazer reclamações através da página da Anatel nas redes sociais ou no canal do Youtube, mas iremos deixar o link de acesso à empresa em canais da internet para que você possa acompanhá-la.

Facebook – clique aqui

Twitter – clique aqui

Youtube – clique aqui

Flickr – clique aqui

 

Vídeo: Como reclamar na Anatel

Encontramos um vídeo na internet falando sobre como fazer sua reclamação e pode ser útil para você. Veja abaixo:

 

Você já teve alguma experiência ruim com as operadoras ou até mesmo com a Anatel?

oi-tv-livre-hd

Use os comentários para nos contar seu problema com as operadoras e também se você conseguiu fazer sua reclamação.

Aproveite e compartilhe este passo a passo nas redes sociais para que outras pessoas saibam que é possível e simples fazer esse tipo de reclamação contra as operadoras.

São apenas 2 cliques para compartilhar e você nos ajuda muito. *-*