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Precisa fazer reclamação da Vivo na Anatel? Saiba como!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos

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Redatora — Portal de Planos

Mulher confusa olhando o celular

Por mais conhecida que seja uma operadora de telefonia, ela não está livre de problemas com os consumidores. E se as pessoas estão insatisfeitas com o serviço contratado, têm todo o direito de ir em busca da resolução do problema. A Anatel é uma instituição que nos apoia nessas situações quando não há um retorno satisfatório com o atendimento da empresa.

Se você está nessa situação, é importante saber como procurar essa ajuda para resolver logo o problema. Então, veja a seguir como fazer reclamação da Vivo na Anatel!

Como fazer reclamação da Vivo na Anatel?

O panorama de qualidade da Anatel já indica: as taxas de satisfações da Vivo não são das melhores nos quesitos telefonia fixa (19,4%) e TV por assinatura (30%). Já os serviços de telefonia móvel e banda larga têm maior aceitação entre o público, com porcentagens de cumprimento de metas em 85,2% e 78,7%, respectivamente.

E o que isso significa? Que você provavelmente tem companhia nesse barco, já que há reclamações da Vivo na Anatel sobre diversos serviços. Então, se já tentou falar no atendimento da operadora e não resolveu, aprenda agora a solicitar ajuda para resolver esse problema!

Reclamar na Anatel pelo portal

O primeiro passo é acessar o Anatel Consumidor. Se não tiver o cadastro, preencha as informações solicitadas e faça o login. Então, siga adiante:


  • clique em "Registrar solicitação”, botão que aparece bem visível na página;

  • na caixa de seleção, escolha a Vivo como operadora e o serviço com o qual teve o problema (banda larga fixa, telefone fixo, pós-pago ou pré-pago, TV por assinatura etc.);

  • escreva o seu problema com o máximo de detalhes na caixinha indica. Por exemplo, o dia em que falou no atendimento da operadora, o protocolo etc.;

  • se tiver algum print ou arquivo que ajude nos detalhes, não deixe de incluir;

  • cheque as informações e clique em “Finalizar Solicitação". Então, anote o protocolo e espere o prazo de 10 dias corridos.

Reclamar na Anatel pelo aplicativo

Pelo app, o procedimento para fazer reclamação da Vivo na Anatel é bem semelhante. Veja só:

  • se ainda não tiver no seu celular, baixe o app para Android ou iOS;
  • selecione a opção "Registrar Solicitação" e depois "Reclamação;

  • clique em Vivo como operadora que deseja reclamar e o serviço com que teve problema;

  • o app vai pedir um assunto da reclamação. Insira-o e, logo em seguida, o problema com detalhes. Informe também o protocolo de atendimento com a operadora;

  • vá em "Realizar Solicitação" e tome nota do protocolo para consultas futuras.

Posso acompanhar a reclamação?

Teve problema com a troca de plano da Vivo, para cancelar o plano, com o crédito especial da Vivo ou outro serviço e fez a sua reclamação na Anatel? Agora, é só aguardar os 10 dias corridos que a operadora tem para retornar com uma resolução. Se quiser, acompanhe o status do procedimento pelos seguintes canais:

  • portal da Anatel Consumidor: clique em "Minhas solicitações";
  • aplicativo da Anatel: no item "Minhas solicitações";
  • telefone da Anatel: disque 1331 e comunique o código da sua reclamação.

Como reclamar na ouvidoria da Vivo?

Vimos, então, que para reclamar da Vivo na Anatel, é preciso ter um protocolo de atendimento na operadora. Mas você sabia que existe uma chance a mais de conseguir falar com os atendentes para resolver a sua solicitação? É para isso que existe a ouvidoria. Esse é o canal dedicado a esses tipos de problema, como a principal Central de Relacionamento.

Para reclamar na ouvidoria da Vivo, tenha em mãos o protocolo de um atendimento prévio no SAC, em que não houve acordo satisfatório. Então, siga este passo a passo:

  • ligue no 0800 775 1212. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, com exceção de feriados;
  • explique o seu problema e guarde o protocolo desse atendimento;
  • aguarde o prazo informado pela operadora, que também costuma ser de 10 dias corridos.

Lembrando que Anatel e ouvidoria da Vivo são canais diferentes, mas que ajudam bastante a resolver seu problema com a operadora. Use-os a seu favor para evitar dores de cabeça!

O que fazer se a reclamação não for atendida?

Se você ainda não está 100% contente com a resolução apresentada pela Vivo após a reclamação na Anatel, ainda há mais uma oportunidade! Dá para reabrir a solicitação em até 10 dias corridos após o contato da operadora. O processo é o basicamente o mesmo, realizado no portal Consumidor.

A Vivo, assim como outras operadoras, quer ter bons índices nas pesquisas de qualidade da Anatel, algo que influencia na decisão dos futuros clientes. Por isso, quando você abre uma reclamação nessa instituição, ela fará de tudo para resolver da melhor forma.

Gostou de saber como se faz reclamação da Vivo na Anatel? Para não restarem dúvidas, siga para o próximo conteúdo e descubra, de fato, o que é a Anatel!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Giovanna Hespanhol

Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.

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