Dicas

Atualizado em

Como cancelar o plano da Vivo?

Como cancelar o plano da Vivo? Faça o Cancelamento Vivo rapidamente

Todo passo a passo para você realizar o cancelamento do plano Vivo

Sabemos que encerrar o contrato de qualquer serviço nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, decidimos reunir aqui tudo que você precisa saber para cancelar o plano da Vivo de maneira rápida e eficaz. Mas antes de cancelar um dos seus Planos Vivo, é importante que você tenha em mãos alguns documentos para seguir com cancelamento.

Documentos para cancelamento do plano Vivo:

  • Nome completo do titular da conta;
  • Data de nascimento;
  • Documento de Identidade (RG);
  • CPF do titular;
  • Endereço.

Essas informações estão disponíveis na fatura da Vivo, que você pegar de uma cobrança antiga ou na área Meu Vivo no site da operadora. Feito isso, o próximo passo é verificar por quais canais de atendimento o seu serviço pode ser cancelado.

Leia também: Como cancelar planos de operadoras? Saiba o que fazer!

Por onde consigo cancelar um plano da Vivo?

  • Aplicativo Meu Vivo
  • Central de Relacionamento Vivo: 103 15
  • Atendimento pelo celular de um número Vivo: *8486
  • Por outros telefones, inclusive fixo: 1058
  • Ouvidoria VIVO: 0800 775 12 12

Além desses canais, no site da Vivo é possível acessar uma página com mais orientações sobre cancelamento de planos.

Como cancelar Vivo Celular

O cancelamento do plano Vivo Celular depende do pacote contratado e se há promoções inclusas. Mas, de modo geral, os planos pós-pagos ou Vivo Controle, só podem ser cancelados pelo telefone.

Cancelamento do plano Vivo Celular pelo telefone

  1. Entre em contato com a Central de Relacionamento Vivo pelo número *8486 ou 1058 de qualquer telefone, inclusive fixo

  2. Lembre de ter em mãos os documentos do titular da conta (lista acima)

  3. Fale com um(a) atendente para que ele(a) possa lhe orientar sobre os procedimentos de cancelamento de plano

Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas após a ligação, mas acontece no mesmo dia.

Como cancelar o Vivo Fixo

Se no seu caso você quer cancelar o Vivo Fixo, existem três alternativas: telefone, aplicativo/site ou loja física. Vamos ao passo a passo de cada um deles:

1. Cancelamento do Vivo Fixo pelo aplicativo ou site:

Semelhante ao cancelamento de outros produtos Vivo, para cancelar o Vivo Fixo você pode acessar direto o aplicativo Meu Vivo. Feito isso, acesse sua conta com o CPF do titular da linha e realize o passo a passo abaixo:

  • Na barra superior da tela inicial, selecione o produto que deseja cancelar (nesse caso, Vivo Fixo).
  • Após selecionar, clique na opção Meu Vivo -> Meu Plano -> Cancelamento Eletrônico
  • Digite o número da linha e o motivo do cancelamento
  • Após preencher todos as informações, clique em “Quero cancelar agora”

No site, o passo a passo é bem parecido:

  1. Ao acessar a sua área de login, clique em “Atendimento”
  2. Depois, clique em “Falar com a Central de Relacionamento através do chat”
  3. Lembre de ter os dados do titular da conta (nesse caso, CPF/CNPJ)

Prazo para cancelamento: até 2 dias úteis

2. Cancelamento do Vivo Fixo pelo telefone:

Para cancelar o Vivo Fixo dessa maneira, é preciso ligar para a Central de Atendimento da Vivo no número 103 15. A ligação é gratuita.

Ao ligar, siga o passo passo:

  • Tenha com você os dados de CPF/CNPJ do titular da conta e o número do telefone fixo da VIVO com DDD.
  • Selecione a opção de cancelamento no menu do SAC (gravação).
  • Se preferir, peça para falar com um(a) atendente.
  • Na barra superior da tela inicial, selecione o produto que deseja cancelar (nesse caso, Vivo Combo Vivo).
  • Clique na opção Meu Vivo -> Meu Plano -> Cancelamento Eletrônico
  • Caso não apareça, você precisa cadastrar o produto. Para isso, retorne ao menu Meu Vivo, selecione a opção Meu Cadastro -> Adicionar Linhas e Produtos
  • Ao chegar na página de cancelamento eletrônico, clique no serviço que deseja encerrar e siga as instruções finais do app.

Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas após a ligação, mas costuma acontecer no mesmo dia.

3. Cancelamento do Vivo Fixo pela loja física:

Você também pode ir à loja física mais próxima para cancelar o Vivo Fixo com um dos(as) atendentes da operadora. O procedimento é relativamente parecido com o do telefone.

Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas, mas acontece no mesmo dia.

Como cancelar o Combo Vivo (Vivo Fixo, Vivo TV ou Internet)

Para você cancelar o Como Vivo, é possível seguir por 3 caminhos: entrar em contato com a operadora pelo site da Vivo, pelo app Meu Vivo ou pela Central de Atendimento.

1. Cancelamento do Combo Vivo pelo aplicativo:

Acesse o app Meu Vivo com seu login (conta Meu Vivo ou acesso do Facebook) e faça o passo a passo abaixo:

  1. Na barra superior da tela inicial, selecione o produto que deseja cancelar (nesse caso, Vivo Combo Vivo).
  2. Clique na opção Meu Vivo -> Meu Plano -> Cancelamento Eletrônico
  3. Caso não apareça, você precisa cadastrar o produto. Para isso, retorne ao menu Meu Vivo, selecione a opção Meu Cadastro -> Adicionar Linhas e Produtos
  4. Ao chegar na página de cancelamento eletrônico, clique no serviço que deseja encerrar e siga as instruções finais do app.

Prazo para cancelamento: até 2 dias úteis

2. Cancelamento do Combo Vivo pelo site:

Outra forma de cancelamento é através do site da Vivo. Nesse caso, o processo lembra muito o do aplicativo. Veja o passo a passo:

  • Acesse a área de Login na barra superior direita do menu na página principal;
  • Ao entrar na área logada, clique em Atendimento -> Cancelamento Eletrônico
  • Clique em Cancelar todos os serviços;
  • Clique em “Li e estou de acordo com as condições deste cancelamento” e finalize.

Prazo para cancelamento: até 2 dias úteis

3. Cancelamento do plano Combo Vivo pelo telefone:

Caso opte por cancelar o Combo Vivo dessa forma, siga os passos abaixo:

  • Ligar para a Central de Relacionamento Vivo no número 103 15. A ligação é gratuita.
  • Esteja com o número do telefone fixo da VIVO com DDD e o CPF/CNPJ do titular do contrato.
  • Anote o número de protocolo do atendimento caso haja algum problema futuro com cancelamento.
  • Escolha a opção de cancelamento no menu passado na gravação do SAC.
  • Siga as instruções passadas pelo(a) atendente.

Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas após a ligação, mas acontece no mesmo dia.

4. Cancelamento do Combo Vivo na loja física:

Assim como no caso de outros produtos Vivo, você pode ir à loja física mais próxima para cancelar o Combo Vivo com um dos(as) atendentes da operadora.

Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas, mas acontece no mesmo dia.

Como cancelar promoções da Vivo

Temos, por fim, o caso das promoções ou pacotes, como Vivo Turbo. Nesses casos, você tem duas alternativas para encerrar estes serviços:

1. Cancelamento de promoções ou pacotes Vivo pelo aplicativo:

Para cancelar as promoções da Vivo pelo aplicativo, o caminho é parecido que o explicado para outros serviços. Lembrando que é preciso ter uma conta cadastrada. Caso não tenha, você pode criar na hora ou acessar com seu Facebook.

Prazo para cancelamento: até 2 dias úteis

2. Cancelamento de promoções ou pacotes Vivo pelo telefone:

Nesse caso, é necessário ligar para o número *8486 – se estiver ligando de um número Vivo – ou para 1058 de qualquer telefone, inclusive de um telefone fixo. Siga as instruções da gravação e peça para falar com um atendente.

Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas após a ligação, mas costuma acontecer no mesmo dia.

Se eu cancelar o plano Vivo, posso receber alguma cobrança?

Depende da sua situação com a operadora no momento do cancelamento. Se você tinha um plano Vivo Controle ou pós-pago, existe a possibilidade de você pagar o valor proporcional ao período utilizado e que virá na sua última fatura.

Outra possibilidade é de pagar multa por contas em aberto ou por romper o contrato durante o período de fidelidade, que costuma ser de 12 meses. Os valores de multa variam de acordo serviços contratados:

  • Vivo Fixo: R$200,00
  • Combo Vivo

O que faço se tiver problemas com cancelamento?

Se, por algum motivo, o cancelamento do plano Vivo não tiver acontecido, você pode:

  • Ligar na Ouvidoria da Vivo: 0800 563 1515 (segunda a sexta, das 8h às 18h).
  • Entrar com uma reclamação na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O fazer após o cancelamento?

Confira as melhores opções de planos de outras operadoras: