
Todo passo a passo para você realizar o cancelamento do plano Vivo
Sabemos que encerrar o contrato de qualquer serviço nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, decidimos reunir aqui tudo que você precisa saber para cancelar o plano da Vivo de maneira rápida e eficaz. Mas antes de cancelar um dos seus Planos Vivo, é importante que você tenha em mãos alguns documentos para seguir com cancelamento.
Documentos para cancelamento do plano Vivo:
- Nome completo do titular da conta;
- Data de nascimento;
- Documento de Identidade (RG);
- CPF do titular;
- Endereço.
Essas informações estão disponíveis na fatura da Vivo, que você pegar de uma cobrança antiga ou na área Meu Vivo no site da operadora. Feito isso, o próximo passo é verificar por quais canais de atendimento o seu serviço pode ser cancelado.
Leia também: Como cancelar planos de operadoras? Saiba o que fazer!
Por onde consigo cancelar um plano da Vivo?
- Aplicativo Meu Vivo
- Central de Relacionamento Vivo: 103 15
- Atendimento pelo celular de um número Vivo: *8486
- Por outros telefones, inclusive fixo: 1058
- Ouvidoria VIVO: 0800 775 12 12
Além desses canais, no site da Vivo é possível acessar uma página com mais orientações sobre cancelamento de planos.
Como cancelar Vivo Celular
O cancelamento do plano Vivo Celular depende do pacote contratado e se há promoções inclusas. Mas, de modo geral, os planos pós-pagos ou Vivo Controle, só podem ser cancelados pelo telefone.
Cancelamento do plano Vivo Celular pelo telefone
* Entre em contato com a Central de Relacionamento Vivo pelo número *8486 ou 1058 de qualquer telefone, inclusive fixo.
* Lembre de ter em mãos os documentos do titular da conta (lista acima)
* Fale contato com um(a) atendente para que ele(a) possa lhe orientar sobre os procedimentos de cancelamento de plano.
Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas após a ligação, mas acontece no mesmo dia.
Como cancelar o Vivo Fixo
Se no seu caso você quer cancelar o Vivo Fixo, existem três alternativas: telefone, aplicativo/site ou loja física. Vamos ao passo a passo de cada um deles:
1. Cancelamento do Vivo Fixo pelo aplicativo ou site:
Semelhante ao cancelamento de outros produtos Vivo, para cancelar o Vivo Fixo você pode acessar direto o aplicativo Meu Vivo. Feito isso, acesse sua conta com o CPF do titular da linha e realize o passo a passo abaixo:
- Na barra superior da tela inicial, selecione o produto que deseja cancelar (nesse caso, Vivo Fixo).
- Após selecionar, clique na opção Meu Vivo -> Meu Plano -> Cancelamento Eletrônico
- Digite o número da linha e o motivo do cancelamento
- Após preencher todos as informações, clique em “Quero cancelar agora”
No site, o passo a passo é bem parecido:
- Ao acessar a sua área de login, clique em “Atendimento”
- Depois, clique em “Falar com a Central de Relacionamento através do chat”
- Lembre de ter os dados do titular da conta (nesse caso, CPF/CNPJ)
Prazo para cancelamento: até 2 dias úteis
2. Cancelamento do Vivo Fixo pelo telefone:
Para cancelar o Vivo Fixo dessa maneira, é preciso ligar para a Central de Atendimento da Vivo no número 103 15. A ligação é gratuita.
Ao ligar, siga o passo passo:
- Tenha com você os dados de CPF/CNPJ do titular da conta e o número do telefone fixo da VIVO com DDD.
- Selecione a opção de cancelamento no menu do SAC (gravação).
- Se preferir, peça para falar com um(a) atendente.
- Na barra superior da tela inicial, selecione o produto que deseja cancelar (nesse caso, Vivo Combo Vivo).
- Clique na opção Meu Vivo -> Meu Plano -> Cancelamento Eletrônico
- Caso não apareça, você precisa cadastrar o produto. Para isso, retorne ao menu Meu Vivo, selecione a opção Meu Cadastro -> Adicionar Linhas e Produtos
- Ao chegar na página de cancelamento eletrônico, clique no serviço que deseja encerrar e siga as instruções finais do app.
Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas após a ligação, mas costuma acontecer no mesmo dia.
3. Cancelamento do Vivo Fixo pela loja física:
Você também pode ir à loja física mais próxima para cancelar o Vivo Fixo com um dos(as) atendentes da operadora. O procedimento é relativamente parecido com o do telefone.
Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas, mas acontece no mesmo dia.
Como cancelar o Combo Vivo (Vivo Fixo, Vivo TV ou Internet)
Para você cancelar o Como Vivo, é possível seguir por 3 caminhos: entrar em contato com a operadora pelo site da Vivo, pelo app Meu Vivo ou pela Central de Atendimento.
1. Cancelamento do Combo Vivo pelo aplicativo:
Acesse o app Meu Vivo com seu login (conta Meu Vivo ou acesso do Facebook) e faça o passo a passo abaixo:
- Na barra superior da tela inicial, selecione o produto que deseja cancelar (nesse caso, Vivo Combo Vivo).
- Clique na opção Meu Vivo -> Meu Plano -> Cancelamento Eletrônico
- Caso não apareça, você precisa cadastrar o produto. Para isso, retorne ao menu Meu Vivo, selecione a opção Meu Cadastro -> Adicionar Linhas e Produtos
- Ao chegar na página de cancelamento eletrônico, clique no serviço que deseja encerrar e siga as instruções finais do app.
Prazo para cancelamento: até 2 dias úteis
2. Cancelamento do Combo Vivo pelo site:
Outra forma de cancelamento é através do site da Vivo. Nesse caso, o processo lembra muito o do aplicativo. Veja o passo a passo:
- Acesse a área de Login na barra superior direita do menu na página principal;
- Ao entrar na área logada, clique em Atendimento -> Cancelamento Eletrônico
- Clique em Cancelar todos os serviços;
- Clique em “Li e estou de acordo com as condições deste cancelamento” e finalize.
Prazo para cancelamento: até 2 dias úteis
3. Cancelamento do plano Combo Vivo pelo telefone:
Caso opte por cancelar o Combo Vivo dessa forma, siga os passos abaixo:
- Ligar para a Central de Relacionamento Vivo no número 103 15. A ligação é gratuita.
- Esteja com o número do telefone fixo da VIVO com DDD e o CPF/CNPJ do titular do contrato.
- Anote o número de protocolo do atendimento caso haja algum problema futuro com cancelamento.
- Escolha a opção de cancelamento no menu passado na gravação do SAC.
- Siga as instruções passadas pelo(a) atendente.
Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas após a ligação, mas acontece no mesmo dia.
4. Cancelamento do Combo Vivo na loja física:
Assim como no caso de outros produtos Vivo, você pode ir à loja física mais próxima para cancelar o Combo Vivo com um dos(as) atendentes da operadora.
Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas, mas acontece no mesmo dia.
Como cancelar promoções da Vivo
Temos, por fim, o caso das promoções ou pacotes, como Vivo Turbo. Nesses casos, você tem duas alternativas para encerrar estes serviços:
1. Cancelamento de promoções ou pacotes Vivo pelo aplicativo:
Para cancelar as promoções da Vivo pelo aplicativo, o caminho é parecido que o explicado para outros serviços. Lembrando que é preciso ter uma conta cadastrada. Caso não tenha, você pode criar na hora ou acessar com seu Facebook.
Prazo para cancelamento: até 2 dias úteis
2. Cancelamento de promoções ou pacotes Vivo pelo telefone:
Nesse caso, é necessário ligar para o número *8486 – se estiver ligando de um número Vivo – ou para 1058 de qualquer telefone, inclusive de um telefone fixo. Siga as instruções da gravação e peça para falar com um atendente.
Prazo para cancelamento: pode demorar algumas horas após a ligação, mas costuma acontecer no mesmo dia.
Se eu cancelar o plano Vivo, posso receber alguma cobrança?
Depende da sua situação com a operadora no momento do cancelamento. Se você tinha um plano Vivo Controle ou pós-pago, existe a possibilidade de você pagar o valor proporcional ao período utilizado e que virá na sua última fatura.
Outra possibilidade é de pagar multa por contas em aberto ou por romper o contrato durante o período de fidelidade, que costuma ser de 12 meses. Os valores de multa variam de acordo serviços contratados:
- Vivo Fixo: R$200,00
- Combo Vivo
O que faço se tiver problemas com cancelamento?
Se, por algum motivo, o cancelamento do plano Vivo não tiver acontecido, você pode:
- Ligar na Ouvidoria da Vivo: 0800 775 1212 (segunda a sexta, das 8h às 18h).
- Entrar com uma reclamação na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O fazer após o cancelamento?
Confira as melhores opções de planos de outras operadoras:
- Planos NET com Fibra Ótica
- Planos Claro com Internet Ilimitada