Celular
Atualizado em
Leitura 4 min

Qual a melhor operadora de celular do Brasil? Veja as notas de 2021!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Operadoras de celular: saiba qual é a melhor do Brasil - ATUALIZADO 2020

Descobrir qual a melhor operadora de celular pode parecer uma missão impossível se não tivermos boas referências. São muitas operadoras de celular disponíveis no mercado, que oferecem as mais variadas ofertas — o problema é saber, conforme as suas principais necessidades, qual delas é a ideal para você.

Para ajudar você na escolha de uma opção adequada de plano, trouxemos neste post as pesquisas mais recentes, realizadas pela Anatel e pelo jornal Estadão, que revelam qual a melhor operadora de celular do Brasil. 

Quer saber qual operadora de celular vai atender melhor? Então continue a leitura deste conteúdo!

Quais são as operadoras de celular analisadas nas pesquisas?

As consultas de satisfação do cliente realizadas pela Anatel e pelo Estadão destacam as principais operadoras de celular no Brasil, como Algar Telecom, Claro, Nextel, Vivo, TIM e Oi. Elas são as maiores em relação à quantidade de usuários, cobertura ao redor do país, bem como a gama de produtos e serviços oferecidos.

Nas pesquisas, é normal que os entrevistados citem outras opções disponíveis no mercado — afinal, existem também muitas operadoras regionais que prestam serviços com qualidade. É o caso da Sercomtel, considerada pelos paranaenses como uma boa opção de telefonia pré-paga no levantamento da Anatel.

Quais foram as metodologias utilizadas?

Basicamente, tanto a pesquisa da Anatel quanto a do Estadão buscam entender qual é o nível de satisfação dos usuários com os serviços que estão contratando. Os levantamentos foram realizados em todo o Brasil, ou seja, contam com amostras de todos os estados para chegar ao resultado final.

No caso da “Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida” feita pela Anatel, a análise das operadoras de celular foi dividida em dois produtos: pré-pago e pós-pago. Já o ranking “Estadão Melhores Serviços” aponta apenas a categoria de telefonia celular, não sendo específica sobre um ou outro produto.

Afinal, qual é a melhor operadora de celular do Brasil?

São mais de 234 milhões de smartphones em uso no Brasil e, com certeza, algum desses aparelhos está nas suas mãos. Com a aquisição de um novo celular, sempre vem a dúvida: e agora, qual operadora de celular oferece o que preciso? 

Ninguém quer pagar por um serviço que não funciona e que, cada vez mais, se torna essencial na nossa rotina. Por isso, fazer a melhor escolha é extremamente importante e ouvir a opinião de outras pessoas sobre a qualidade da empresa de telefonia que você vai contratar pode ser uma grande ajuda nessa missão.

Então, vamos ao que interessa! Confira a seguir quais são as melhores operadoras de celular do Brasil segundo a Anatel e o jornal Estadão!

Precisa de um smartphone novo? Veja também: “Quais são os melhores celulares e como escolher um modelo para você?” e descubra o que considerar em um comparativo de celular.

Segundo a Anatel

Em sua pesquisa, a Anatel entrevistou usuários de 14 prestadoras de serviço de telefonia móvel nas categorias pré e pós-pago. 

Para calcular a média de satisfação geral dos clientes com cada uma das operadoras, a pesquisa utilizou uma escala de 0 a 10 para mensurar a satisfação dos clientes sobre:

  • qualidade do atendimento;
  • capacidade de resolução de problemas;
  • funcionamento;
  • cobrança;
  • recarga; e
  • oferta e contratação.

Como resultado, em uma média geral, os serviços de telefonia móvel pré-pago no Brasil receberam a nota de 7,25 e os de telefonia pós-pago 7,42.

Segundo a opinião popular, a melhor operadora de celular com planos pré é a Claro, obtendo uma média de 7,5 na escala de 0 a 10. As próximas foram Algar (7,42), Sercomtel (7,37), Vivo (7,30), TIM (7,11) e Oi (7,10).

Já nos planos pós, a eleita foi a Claro, com média de 7,83, seguida pela Vivo (7,46), Algar (7,34), TIM (7,27), Nextel (7,22) e Oi (6,87).

Contrate um plano Claro

Escolha o melhor plano Claro falando com nossos especialistas!

Segundo o Estadão

O ranking do Estadão avalia a experiência de usuários em diferentes serviços, como bancos, cartões de crédito, internet banda larga e telefonia móvel. Para chegar aos resultados, foram utilizadas mais de 57 mil avaliações pelos usuários dos serviços. 

Contudo, na pesquisa sobre a qualidade das operadoras de celular, não são fornecidas as médias de avaliação para cada uma das empresas e não são feitas distinções entre os serviços dos planos pré e pós-pagos, sendo apresentado apenas o resultado final.

Assim, segundo a pesquisa realizada pelo Estadão no último ano, o ranking das melhores operadoras de celular é liderado pela Claro. Logo atrás estão a Vivo, ocupando a segunda posição, e, em terceiro lugar, a TIM.

Análise do Portal de Planos

Baseado no resultado das duas pesquisas, é possível fazer um balanço da satisfação geral dos usuários e chegar até a operadora mais bem avaliada. 

Assim, ficou nítido que a Claro é, atualmente, a melhor operadora de celular do Brasil. Afinal, ela apareceu em primeiro lugar nas duas listas da Anatel e em primeiro lugar no levantamento do Estadão.

A maior parte dos planos Claro contam com vantagens que chamam a atenção, como a possibilidade de usar WhatsApp à vontade, ligações e SMS ilimitados, além do acesso a uma gama de aplicativos exclusivos que a empresa oferece aos clientes. 

Além disso, a Claro tem feito grandes investimentos em tecnologia, sendo a primeira do país a oferecer o 4.5G e uma das pioneiras nos testes da rede 5G.

Mas se você já é cliente e, por algum motivo, não está satisfeito, a Vivo é a segunda melhor operadora do país. O grande diferencial da Vivo é a cobertura — sendo comum que ela seja a única que funciona em lugares mais distantes.

Saber quais são as melhores operadoras de celular do Brasil facilita muito a sua tomada de decisão na hora de contratar um plano. Porém, é importante que você também leve em conta alguns fatores, como os preços, benefícios e, principalmente, a cobertura que as operadoras de celular oferecem na sua região antes de fazer sua escolha. 

Se você quer ajuda para descobrir qual a melhor operadora de celular para você, o Portal de Planos conta com uma ferramenta incrível: o comparador de planos de celular!

Com o comparador, você insere algumas das suas preferências, como valor que pode gastar com o plano, operadoras preferidas, tamanho do pacote de dados e região em que reside, e recebe automaticamente uma lista com as melhores ofertas de planos de celular para você!

Então, aproveite!

Use o comparador de planos e descubra, em apenas alguns minutos, qual a melhor operadora de celular para você!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/qual-melhor-operadora-de-celular
4.5243