• Home
  • Artigos
  • O que é Mbps? Como medir velocidade de internet
Dicas
Leitura 4 min

O que é Mbps? Significado e como medir velocidade de internet

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

computador com artes de conexão à internet

Ao pesquisar por planos de internet banda larga e aparelhos tecnológicos, sempre nos deparamos com siglas e termos como Mpbs, Mega e Giga. Porém, muita gente se confunde e não sabe exatamente o que é Mbps na internet.

Porém, saber o que é Mbps é muito importante, especialmente para quem quer entender melhor a velocidade da internet e escolher um plano com bom desempenho para as atividades diárias.

Então, neste texto explicamos tudo o que você precisa saber para entender o termo e como aplicá-lo na prática. Continue lendo e descubra o que é Mbps e como interpretar corretamente quando necessário.

O que é Mbps de internet?

O termo “Mbps” significa “Megabits por segundo”, o que, na prática, é uma expressão de unidade de medida sobre unidade de tempo.

Todavia, para entender corretamente como o Mbps é aplicado, é preciso, primeiro, saber que “Bit” é a unidade de medida utilizada para se referir a capacidade de memória de todos os aparelhos digitais que utilizamos no nosso dia a dia, como celulares e computadores. 

Dessa forma, um conjunto de 8 bits, forma 1 byte, e um conjunto de 1024 bytes forma 1 kilobyte. Um conjunto de 1024 kilobytes forma 1 megabyte e assim por diante.

Então:

  • 1024 bytes = 1 kilobyte;
  • 1024 kilobits = 1 megabyte;
  • 1024 megabits = 1 gigabyte;
  • 1024 gigabits = 1 terabyte.

Portanto, quando falamos em Mbps (Megabits por segundo) trata-se de uma expressão para indicar a quantidade de dados transmitidos ou baixados a cada segundo em uma conexão. 

Assim, uma das melhores formas de saber a qualidade das conexões com a internet é testando a velocidade da internet com taxas de Mbps para upload e download de dados.

Conexões de internet móvel, dos tipos 3G e 4G, por exemplo, oferecem taxa de download de até 5 Mbps e upload de até 521 Kbps (Kilobits por segundo).

Já conexões de banda larga que usam tecnologias mais velozes, como a fibra óptica, oferecem velocidade muito superior ao 4G, com taxas de download que chegam a 400 Mbps e upload de até 200 Mbps.

Como parâmetro, imagine que para assistir conteúdos online sem travar usando a internet, é preciso de uma conexão de, no mínimo, 1,5 Mbps para download. Já para assistir conteúdos em alta definição, será necessária uma taxa de, pelo menos, 5 Mbps.

Com isso em mente, vamos aos próximos tópicos onde você entenderá o que significa, na prática, ter uma internet de 50, 100 ou 200 Mega, considerando conexões com tecnologia fibra óptica.

Quer conhecer planos de internet fibra óptica?

Nossos especialistas te ajudarão a encontrar o plano ideal, fale conosco!

Quanto é 50 Mega em Mbps?

Em geral, os planos de internet 50 Mega oferecem taxa de download de 50 Mbps e upload de 5 Mbps. 

Quanto é 100 Mega em Mbps?

Planos de internet 100 Mega oferecem taxa de download média de 100 Mbps e upload de até 50 Mbps.

Quanto é 200 Mega em Mbps?

Planos de internet banda-larga 200 Mega oferecem, em média, taxa de download de 200 Mbps e upload de até 100 Mbps.

Quanto é 400 Mega em Mbps?

Já os planos de internet 400 Mega oferecem para taxa de download uma média de 400 Mbps e upload de 200 Mbps.

Quantos Mbps é bom para internet rápida?

Naturalmente, quanto mais megas oferecidos no plano, mais rápida será a conexão à internet. Porém, muita gente fica com dúvidas sobre qual seria o plano ideal para uma internet rápida.

Na prática, isso vai depender das atividades que você realizar usando a internet e o nível de exigência para elas.

Se no caso você precisa de um plano apenas para realizar atividades simples, como acessar e-mail, navegar nas redes sociais e assistir conteúdos online, um plano de 50 ou 100 Mega provavelmente vai te atender de forma satisfatória.

Já para fazer vídeo-chamadas com boa qualidade, transmitir lives e sessões streaming ou jogar online, é necessária uma conexão com uma taxa de upload melhor para garantir uma boa experiência, pois, nesses casos, além de baixar dados, a velocidade de envio é muito importante para o desempenho das tarefas. 

Como medir a velocidade da internet?

Se você quer saber qual é exatamente a velocidade da sua conexão com a internet e descobrir se ela atende ao mínimo garantido pela Anatel, a forma mais prática é fazer um teste de velocidade online.

Nos testes online, seu computador ou celular passa por um tipo de velocímetro de internet, que mostra qual a taxa de download e upload da sua conexão em Mbps. Aqui mesmo no Portal de Planos temos o nosso próprio teste de velocidade de internet que você pode testar agora mesmo!

Outra opção é pesquisar “teste de velocidade de internet” no Google e usar a ferramenta fornecida pela empresa.

Se você está com problemas de internet lenta e a sua conexão parece pior do que deveria estar, algumas dicas podem ser muito úteis, então aproveite e aprenda também como aumentar a velocidade da internet de forma prática!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/o-que-e-mbps
4.980