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Velocidade mínima de internet: atenção aos seus direitos!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

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Redatora — Portal de Planos

Celular ao lado de modem Wi-Fi

Você sabe o que é a velocidade mínima de internet? Os problemas com a conexão lenta e abaixo do que foi contratado é uma das principais queixas de usuários no país, que frequentemente passam por contratempos para realizar as tarefas com a qualidade desejada.

No entanto, todo consumidor tem seus direitos garantidos por lei e isso também se aplica aos serviços de internet — as operadoras de telecomunicação devem garantir o fornecimento da velocidade compatível com o que foi contratado pelo cliente, seja em banda larga fixa ou móvel.

Por ser um tema extremamente importante, entender sobre ele e saber quais são os seus direitos é imprescindível. Pensando nisso, confira neste post o que é a velocidade mínima de internet, como saber se está recebendo o que contratou e as regulamentações sobre o assunto!

Planos de Internet Fixa(Residencial)

O que é a velocidade mínima de internet?

Ao contratar um plano de internet as operadoras definem a velocidade de dados, que varia de acordo com o pacote e valor pago pelo cliente. Sendo assim, o cliente recebe uma velocidade compatível com o que escolheu, para usar normalmente em dispositivos móveis ou computadores.

Nesse sentido, a velocidade mínima de internet é o valor mínimo tolerável que a operadora deve garantir aos clientes, de acordo com o plano contratado. Em outras palavras, consiste na velocidade de conexão mínima que a operadora deve obrigatoriamente obedecer.

Trata-se de uma medida para garantir os direitos do consumidor, aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, em 2014. Dessa forma, todas as operadoras que atuam no Brasil devem garantir que seus clientes recebam a quantidade adequada para o plano contratado.

Portanto, de acordo com a Anatel, as operadoras devem garantir que a internet precisa ser entregue com, no mínimo, 80% da velocidade contratada. Por exemplo, se a pessoa contratar um plano de 15MB, a operadora deve garantir a velocidade de conexão de no mínimo 12 MB, valor relativo a 80% do pacote.

Por que a Anatel permite velocidade abaixo da contratada?

Todo provedor de internet precisa ter flexibilidade para lidar com determinados horários, em que os acessos à rede aumentam consideravelmente. É um fator importante para garantir uma distribuição justa da velocidade de conexão entre todos os usuários.

Por esse motivo, a Anatel estabelece o valor mínimo, para garantir que todos os usuários tenham acesso a rede em horários intensos, mesmo com 80% da velocidade. Dessa forma, as operadoras devem certificar que todos os clientes estão recebendo a internet com qualidade em todos os momentos.

Nesse contexto, é uma maneira para as operadoras não terem mais acesso do que conseguem suportar, e se deseja ampliar a demanda de cliente, é preciso investir em estrutura para garantir que todos os usuários recebam a quantidade justa, considerando o plano contratado.

Como saber se está recebendo a velocidade contratada?

Devido a rotina quase sempre intensa, muitas pessoas não se atentam a velocidade que estão recebendo e consideram a queda da conexão normal. Entretanto, é essencial monitorar o seu plano e garantir que tudo está dentro do contratado, preservando seus direitos.

Diante desse cenário, a melhor forma para certificar que a velocidade de conexão disponibilizada pela sua operadora está correta é realizando o teste de velocidade. Por meio de sites e aplicativos gratuitos, você pode analisar o teste em poucos minutos e ter resultados precisos sobre a velocidade que está recebendo.

Para ter noção precisa da velocidade, é importante avaliar os seguintes fatores:

  • velocidade do download: medição da velocidade de conexão em que os dados chegam até seu computador ou dispositivo, o valor deve ser até 80% do contratado;
  • velocidade do upload: é velocidade em que os dados do seu computador levam para chegar ao destino final;
  • latência: é o tempo que os dados demoram pra sair do computador e chegar ao destino, ou ao contrário.

O que fazer em caso de oscilação da velocidade da internet?

A operadora deve atender o percentual mínimo de entrega de velocidade para internet fixa ou móvel, para atender as leis e oferecer serviços de qualidade. Caso os valores estejam abaixo do estabelecido pela Anatel, é fundamental entrar em contato com a operadora e informar sobre o problema.

Para ter dados consistentes e embasar sua reclamação, é preciso realizar o teste de velocidade em momentos distintos do dia. Assim, você pode apresentar os dados à operadora e solicitar a correção do problema, para restabelecer a velocidade correta imediatamente.

Caso o problema persista e não seja oferecido soluções pela operadora, você pode acionar o Procon, com o contrato e os resultados do teste de velocidade. Além disso, também é possível registrar uma ocorrência na Anatel, que irá analisar o caso e as suas queixas sobre o problema.

Por que é importante ter um bom plano de internet?

A internet é um recurso considerado indispensável atualmente, seja para tarefas pessoais, profissionais e de lazer. Nesse sentido, contratar um bom plano é fundamental para garantir uma velocidade estável e atender suas expectativas com excelência.

Portanto, faça comparativos e escolha um pacote de internet que seja compatível com o seu perfil de uso e necessidades diárias. Além disso, também é essencial contar com um bom custo-benefício, ou seja, serviços de internet de qualidade com um preço que cabe perfeitamente no seu orçamento.

Para isso, você encontra diversas soluções e grande variedade de planos, o que exige ainda mais atenção para contratar serviços ideais. Dessa forma, não deixe de fazer comparações e analisar todas as possibilidades na sua região, inclusive, avaliando a experiência de outros usuários com a operadora que escolher.

Como pode notar neste artigo, a velocidade mínima de internet é um direito de todo usuário é uma obrigação das operadoras, conforme determinação da Anatel. Por isso, não deixe de monitorar o seu plano e garantir que esteja recebendo a velocidade de conexão correta, de acordo com o que contratou.

Gostou do post? Agora que entendeu sobre a velocidade mínima de internet, o que acha de ler outro conteúdo relevante e saber ainda mais sobre o assunto? Não perca tempo e veja agora mesmocomo reclamar na Anatel e preservar os seus direitos!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

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