Internet
Atualizado em
Leitura 4 min

Como aumentar a velocidade da internet? Guia completo e atualizado

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Homem usando computador conectado à internet

Mais do que nunca uma internet lenta pode representar uma dor de cabeça enorme. Afinal, precisamos da conexão para nosso trabalho e estudo, com home office e EaD. Além disso, ela também é essencial para nosso lazer, com os streaming de vídeos e os jogos online. 

Sendo assim, se você está sofrendo com travamentos para fazer alguma dessas atividades, é compreensível que você esteja procurando dicas de como aumentar a velocidade da internet ou alguma ferramenta de acelerador de internet. Mas é preciso ter cuidado: muitos sites que prometem acelerar sua internet, na verdade são vírus. Há várias técnicas que você pode fazer na sua casa para aumentar a velocidade da internet sem riscos. 

Comece com um teste de velocidade

Nesse contexto, também é importante saber com quantos mega está sua internet, até para conferir se alguma das técnicas surtiu o efeito desejado. Para isso, você pode usar o teste de velocidade do Portal de Planos, que faz um diagnóstico confiável em poucos segundos. 

Com os dados do teste de velocidade, você deve avaliar qual é a velocidade contratada: as operadoras de internet banda larga dificilmente vão fornecer 100% dos 50, 100 ou 200 mega contratados o tempo todo. Pelas normas da Anatel, elas precisam entregar 80% desse total, na média mensal. Se o resultado do teste de velocidade está dentro dessa faixa, talvez seja o caso de você mudar seu plano de internet para um mais robusto. 

Reinicie seu modem e roteador

O simples ato de desligar e ligar novamente os equipamentos já tem um efeito acelerador de internet, em muitos casos. Afinal, isso reinicia a conexão e pode resolver algum probleminha pontual que o equipamento estava sofrendo. Para testar essa técnica, siga esses passos:

  1. Desconecte seu modem e roteador da tomada;
  2. Espere entre 30 segundos e um minuto;
  3. Ligue os equipamentos de volta.

Depois de religar o modem e roteador, espere mais um tempo para que eles voltem a funcionar totalmente. Então, você já pode testar a velocidade novamente e ver se melhorou.

Sua internet está lenta?

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

Mude o local do roteador

Outra técnica simples e efetiva de como aumentar a velocidade da internet no PC ou no celular com Wi-Fi é mudar o local do roteador. Isso porque as paredes e móveis, assim como a altura do equipamento, podem influenciar na velocidade do sinal no seu dispositivo. 

Por exemplo: se a sua casa é grande, o roteador está na sala e você está usando o celular no quarto, é normal que perceba a internet lenta, já que o sinal precisa atravessar várias paredes e perde qualidade nesse caminho. Nesse caso, pode ser interessante adquirir um repetidor de sinal, para aumentar a velocidade da internet nos outros cômodos.

Contudo, mesmo em apartamentos pequenos, é possível sofrer com sinal da internet fraco porque o roteador está num lugar ruim: num corredor com paredes por todos os lados ou na parte de baixo de um móvel. Nesse contexto, você pode aumentar a velocidade da internet apenas mudando o local do roteador, de acordo com essas dicas:

  • Escolha um local alto, como uma prateleira ou estante;
  • O roteador deve ficar livre de obstáculos, sem outros móveis ou paredes impedindo a passagem do sinal;
  • Instale o roteador numa localização central para que o sinal se espalhe bem pela casa. Se ela for grande, pode ser necessário comprar um repetidor.

Confira quantos dispositivos estão conectados

Outra coisa que deixa a internet lenta é ter muita gente usando a mesma conexão ao mesmo tempo: às vezes, estamos com vários dispositivos que nem precisavam estar ligados à rede, sem notar. Desse modo, desligar sua smart TV enquanto está jogando online no smartphone é uma técnica bem simples de como aumentar a internet no celular.

Por outro lado, em alguns casos, esses dispositivos que estão sobrecarregando sua internet nem são da sua casa, mas sim vizinhos ou pessoas da rua. Em vista disso, é essencial mudar a senha do Wi-Fi, de tempos em tempos. Também tente criar senhas mais difíceis, de modo que as invasões fiquem mais complicadas. 

Se você quer conferir quantos (e quais) aparelhos estão conectados à sua rede, você pode acessar os próprios aplicativos das operadoras, como Minha Claro, Minha Vivo, Meu TIM ou Minha Oi, por exemplo. O aplicativo da marca do roteador (Intelbras, TP-Link e etc) também pode ter essa função. 

Considere trocar seu modem e roteador

A maioria dos planos de internet banda larga inclui modem e roteador Wi-Fi grátis — e é claro que as operadoras não vão enviar equipamentos ruins para prejudicar seu próprio serviço, né? Contudo, se você usa os mesmos equipamentos há mais de quatro ou cinco anos, isso pode ser a causa do sinal da internet fraco. Veja algumas dicas para confirmar essa hipótese:

  • luzes que deveriam estar acesas ficam apagadas ou piscando, com frequência;
  • luzes que deveriam ser verdes ficam amarelas ou vermelhas;
  • o modem ou roteador reinicia do nada, sem que você tenha feito isso;
  • mesmo que você conecte o PC direto no modem, continua com internet lenta.

Se você utiliza modem e roteador fornecidos pela operadora, é só entrar em contato e pedir uma visita técnica — se esse for o problema, eles trocam o equipamento sem custo. Caso os equipamentos sejam seus, vale a pena considerar a troca deles para aumentar a velocidade da internet. Nesse contexto, é importante escolher um equipamento que suporte a internet que você contratou — alguns não funcionam com mais de 100 mega, por exemplo.

Instale um antivírus nos seus aparelhos

Para terminar, pode ser que seu notebook ou computador tenha sido invadido por vírus. Isso afeta a capacidade de carregar informações e faz com que a internet pareça estar com sinal fraco. Por isso, uma técnica bastante eficaz de como aumentar a velocidade da internet no PC é passar o antivírus nele. Depois disso, evite utilizar qualquer programa ou clicar em links que possam instalar vírus no seu dispositivo. 

De modo semelhante, se você já não sabe mais como aumentar a velocidade da internet no celular, instalar um bom aplicativo de antivírus pode ser a solução para melhorar a conexão tanto no Wi-Fi quanto no 4G. A maioria dos celulares não vem com isso instalado de fábrica, mas há muitas opções nas lojas de aplicativos. 

Também é interessante observar que a internet lenta pode ser culpa de uma falha técnica temporária da operadora. Nesse caso, entre em contato com a central de atendimento para confirmar. Se você chegar à conclusão de que sua conexão está mesmo lenta e você precisa mudar de plano, você pode usar nosso comparador. E se esse guia ajudou você a descobrir como aumentar a velocidade da internet na sua casa, que tal compartilhar nas redes sociais para ajudar mais pessoas?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/como-aumentar-a-velocidade-da-internet
4.912