Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Privacidade nas ligações: como colocar o número privado no celular

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Celular com wallpaper de cadeado

Número privado: quase todas as pessoas em algum momento já receberam alguma chamada em que não é possível identificar quem está ligando do outro lado. Apesar de parecer ser algo ruim ou até mesmo incômodo, esse é um recurso que, se bem utilizado, pode trazer privacidade para os usuários em determinadas situações do dia a dia. 

Já pensou ligar para uma loja a fim de conferir se um produto que você quer comprar está disponível e o seu número de telefone ficar salvo do outro lado? Isso poderá render inúmeras ligações indesejadas em outras oportunidades. É justamente para situações como essa que ocultar o ID da chamada pode ser uma boa alternativa para quem quer ter privacidade em suas ligações. 

Existem algumas formas bem práticas para colocar o número privado. Neste texto, vamos apresentar três caminhos que vão te ajudar a atingir esse objetivo sem complicações. Confira a seguir.   

Número privado no Android

Além de contar com incontáveis aplicativos na Play Store, o Android é um sistema operacional que possui várias funções nativas e que muitas vezes acabam passando despercebidas pelos donos de smartphones. Esses recursos, que ficam escondidos e são originais do sistema (daí o nome "funções nativas"), são capazes de tornar ainda melhor a experiência dos usuários 

Entre essas funções do Android está a que permite ocultar o número do aparelho (ID) para a realização de chamadas telefônicas. Com ela, é possível fazer uma chamada para outro contato sem que o número seja reconhecido, mantendo assim a privacidade do usuário durante a ligação. 

E o passo a passo para ativar esse recurso e conseguir realizar ligações privadas é bem simples. Confira a seguir como funciona.

  1. Abra o aplicativo Telefone, aquele que você usa normalmente para fazer uma ligação. 
  2. No canto superior direito, clique nos três pontinhos que aparecem ao lado da caixa para pesquisa de contatos e um menu com algumas opções irá aparecer.
  3. Nesse menu, selecione a opção de Configurações.
  4. Em seguida, clique na aba Configurações de Chamadas e logo depois em Configurações Adicionais.
  5. Nesse menu, selecione a opção que mostra ID da Chamada. Uma caixa com algumas alternativas relacionadas à identificação de chamadas serão apresentadas. Escolha a que indica Ocultar Número e pronto, o seu número já estará oculto a partir da próxima ligação.

É importante ressaltar que ao escolher essa opção, todas as chamadas que forem realizadas pelo usuário a partir desse celular serão exibidas como número restrito ou privado. Portanto, se você deseja usar essa função de forma eventual, para uma ligação específica, por exemplo, é preciso lembrar de desmarcá-la assim que desligar o telefone. 

Além disso, chamadas de voz e vídeo feitas em aplicativos, como Whatsapp e Telegram, continuam exibindo o número normalmente nas ligações. O recurso de ocultar ID funciona apenas para os telefonemas convencionais. 

Número privado no iOS 

Assim como acontece com o Android, os usuários de iPhone também conseguem usar o recurso de ocultar ID da chamada por meio de uma função nativa do sistema operacional iOS. Para conseguir ativá-la, basta seguir os passos que vamos mostrar a seguir.

  1. No seu iPhone, entre em Ajustes.
  2. Em seguida, role a tela para baixo até encontrar os aplicativos instalados no celular e clique em Telefone.
  3. Depois toque nas Configurações do Telefone.
  4. Na janela seguinte, selecione a aba Mostrar meu Número.
  5. Por padrão do sistema operacional, a opção de mostrar o número estará ativa com um ícone em verde. Para ocultá-lo, basta desativar essa opção e o ícone passará de verde para cinza
  6. Pronto! Agora o seu número não irá aparecer mais nas ligações que você realizar. 

Assim como acontece com o sistema Android, no iOS o número do telefone estará sempre oculto enquanto essa opção estiver selecionada. E as chamadas de vídeo e áudio originadas a partir de aplicativos, como Whatsapp, seguirão mostrando o seu contato normalmente. 

Métodos alternativos para ocultar número

Uma opção bem prática para quem não quer mexer nas configurações nativas do celular, mas ao mesmo tempo quer manter o ID do aparelho oculto, é usar o código #31# ao realizar as chamadas. Esse é um método alternativo que funciona para qualquer smartphone, ou seja, atende tanto aos usuários de Android quanto iOS. 

Vamos imaginar que você esteja ligando para o número 99999-0000. Para usar essa alternativa, basta acrescentar #31# antes do contato, no caso do exemplo ficaria #31#99999-0000, e a ligação do outro lado passa a ser identificada como número privado. Porém, apesar de ser um recurso bem simples de ser utilizado, ele funciona apenas para a chamada atual. Ou seja, todas as vezes que você quiser ocultar o seu número em uma ligação, será preciso acrescentar o código. 

Outro detalhe importante é que algumas operadoras podem bloquear essa tática. Em números Vivo e TIM ela geralmente funciona sem problemas, porém os clientes Claro podem encontrar dificuldades para usar o recurso. Mas a boa notícia é que o próprio app Minha Claro disponibiliza uma opção para os usuários que permite colocar o número como privado através de um recurso chamado Sigilo de Chamadas.  

Como vimos, ter privacidade no momento de fazer uma ligação é muito mais simples do que se imagina. E o melhor é que há diferentes alternativas para conseguir esse objetivo, o que acaba facilitando muito a vida do usuário. 

E então, gostou das dicas que separamos e apresentamos neste texto? Compartilhe com os seus amigos para que eles também conheçam esses truques simples de como deixar o número privado nas chamadas telefônicas. 

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.