Se até algum tempo atrás o principal navegador de internet e queridinho dos usuários era o Internet Explorer, hoje a realidade é bem diferente. Com tantas opções de browser disponíveis, escolher o melhor navegador não quer dizer, necessariamente, escolher o mais utilizado. Agora, é possível analisar e levar em consideração critérios, como velocidade e segurança, para se chegar à opção ideal.
Quer economizar com o seu plano? Fale com nossos especialistas e conheça os melhores planos disponíveis para você:
Planos de Internet Fixa(Residencial)
Para você ainda é um desafio descobrir qual navegador web é capaz de melhor atender suas necessidades? Então não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim. Nele vamos explicar o que é e como funcionam esses programas além de mostrar as principais características dos navegadores mais usados em 2021. Acompanhe!
O que é navegador de internet?
Navegador de internet é o programa que dá acesso aos sites hospedados na internet. Eles podem ser usados tanto em computadores desktop quanto em dispositivos móveis, como notebooks, celulares e tablets. Neste momento, por exemplo, você precisou usar um navegador para conseguir abrir a página do Portal de Planos.
Nesse sentido, sempre que uma empresa está criando um site, uma das etapas mais importantes desse processo é justamente verificar como ele é exibido nos principais navegadores de internet. Afinal, como existem diversos browsers disponíveis no mercado, é fundamental que os sites apresentem boa performance em todos eles para que os usuários tenham uma experiência agradável de navegação.
Como os navegadores de internet funcionam?
A principal função de um navegador é mostrar na tela de um dispositivo eletrônico todas as informações de uma página web para que as pessoas consigam acessá-las. Sendo assim, sempre que o endereço de um site é digitado na barra de busca e acessado, esse programa tem a responsabilidade de decodificar os dados solicitados por meio de códigos-fonte.
Para que possam ser lidos e interpretados de forma correta, esses códigos-fonte devem ser escritos de forma padronizada. Isso porque é essa padronização que permite a comunicação entre máquinas e softwares. Atualmente, a maior parte dos sites são construídos em HTML, uma linguagem de programação muito versátil e que pode ser compreendida por todos os navegadores de internet.
Quais são os recursos de um navegador de internet?
Apesar de terem aparência diferentes e algumas funcionalidades específicas, praticamente todos os navegadores possuem os mesmos recursos básicos. São esses recursos que permitem acessar e interagir com uma página web. Confira a seguir oito desses elementos básicos.
- Barra de endereço: campo utilizado para fazer pesquisas e digitar o endereço do site que se deseja entrar;
- Botões de início, avançar e voltar: usados para facilitar a navegação entre páginas visitadas;
- Atualizar: botão que recarrega a página que está aberta e que apresenta a mesma função do botão F5 do teclado;
- Favoritos: aba para que os usuários possam armazenar as páginas importantes a fim de acessá-las de forma mais rápida no dia a dia;
- Histórico: aba que mantém registro de todas as páginas visitadas e os respectivos horários de acesso;
- Downloads: aba que mantém registro e controle de todos os downloads que foram feitos utilizando o navegador.
- Extensões: seção que permite instalar os chamados plugins, programas que executam determinadas funções e agilizam tarefas no dia a dia;
- Central de ajuda: aba que ajuda a solucionar dúvidas e problemas dos usuários em relação ao navegador.
Como escolher o melhor navegador?
Os melhores navegadores são aqueles que atendem as necessidades do usuário. Portanto, o que pode ser bom para uma pessoa pode não ser, necessariamente, o melhor para outra. Afinal, cada um possui um perfil diferente de uso.
No entanto, apesar de uma escolha muito subjetiva, existem alguns pontos que você pode analisar para baixar o browser ideal. O primeiro deles é a memória, visto que a velocidade de execução das ações está diretamente relacionada a ela. Portanto, se você é uma pessoa que costuma usar muitas abas ao mesmo tempo e navega muito entre elas, esse é um ponto relevante a ser considerado.
Outra questão que deve ser analisada é a segurança, uma vez que os ataques hackers têm se tornado cada vez mais comuns. Para isso, é importante certificar se o navegador é capaz de bloquear sites maliciosos e notificar sempre que houver acessos suspeitos a fim de proteger suas as informações pessoais.
Quais são os navegadores mais usados em 2021?
No início dos anos 2000 o navegador mais utilizado era o Internet Explorer, da Microsoft. Porém, como comentamos, hoje existem muitas outras opções de navegadores, o que gera dúvidas sobre qual seria o melhor.
Então, para facilitar a sua escolha, vamos falar dos navegadores mais usados e apresentar suas principais características.
Chrome
Considerado o navegador de internet mais utilizado no mundo atualmente, o Chrome é o browser do Google. Com uma interface simples e intuitiva, ele é muito fácil de usar e oferece uma boa experiência de navegação.
Entre as principais vantagens, vale destacar que esse é um navegador mais leve e que oferece uma grande variedade de extensões que podem ser instaladas pelo usuário. Além disso, como é um programa do Google, ele permite acesso rápido a outros serviços da empresa, como Gmail, Youtube e Maps.
Mozilla Firefox
Maior concorrente do Internet Explorer antes da popularização do Chrome, o Mozilla Firefox é um browser compatível com a maioria dos sistemas operacionais. Como ponto de destaque, vale dizer que esse é um navegador mais seguro, visto que ele coleta poucos dados dos seus usuários durante a navegação. Inclusive, ele não exige nem e-mail para ser baixado e utilizado.
Safari
Navegador padrão dos dispositivos Apple, o Safari é um navegador de internet que funciona apenas em computadores, celulares e tablets da marca. Conhecido por ser seguro, leve e rápido, ele conta com funções como exclusivas, como sincronização entre dispositivos Apple e tecnologia antirrastreamento.
Portanto, se você tem um dispositivo Apple, saiba que essa é a opção mais rápida, principalmente quando comparado a navegadores, como Firefox e Chrome. Além disso, ele consome menos bateria que os concorrentes e conta com muitas opções de personalização.
Opera
O Opera foi um dos primeiros navegadores desenvolvidos para smartphones. Logo, ele é o browser que apresenta melhor desempenho de velocidade de navegação e ajuda o usuário a reduzir o consumo do pacote de dados móveis
Por ser voltado para o uso em dispositivos móveis, o Opera oferece um ótimo desempenho nesse tipo de dispositivo. E a melhor parte: ele pode ser instalado tanto em Android quanto iOS e Windows Phone.
Microsoft Edge
O Microsoft Edge foi criado para substituir o Internet Explorer como principal navegador dos computadores que tem o Windows como sistema operacional. A característica mais marcante do programa da Microsoft é o fato dele converter sites que são mais pesados levam mais tempo para abrir em páginas mais leves e intuitivas.
Como vimos, para definir qual o melhor navegador é preciso analisar questões pessoais de uso e quais são suas prioridades quando está utilizando esse tipo de programa. Além disso, o tipo de dispositivo eletrônico e até mesmo a marca dele também podem influenciar nessa decisão.
Gostou de conhecer mais sobre o que é navegador de internet, sua função e as melhores opções disponíveis em 2021? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem expert nesse assunto!
Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?
Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Com experiência que vai desde a criação de vídeos para o YouTube até a redação de textos para lançamento de sites completos, Gabriela é apaixonada por tornar a informação acessível. Ela se dedica a produzir conteúdo claro e simples, permitindo que você faça ótimas escolhas sobre seus planos de telecomunicações e compreenda melhor a tecnologia.