Celular
Atualizado em
Leitura 5 min

Como usar o modo de segurança no Android e iPhone

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

homem mexendo no celular com um café

Sabe quando o smartphone começa a ficar lento ou travar com frequência, mas você não consegue encontrar nenhum motivo aparente que justifique essas ocorrências? Talvez o problema possa estar na execução de algum aplicativo instalado no celular. Nesses casos, nada melhor que usar o modo de segurança no Android e o modo de recuperação no iPhone para identificar qual app pode estar causando esses problemas.  

Quer entender como funciona esse recurso e como ativá-lo no seu telefone? Então não deixe de acompanhar as dicas que vamos mostrar no texto de hoje!

O que é e para que serve o modo de segurança?

Ao contrário do que pode parecer, essa funcionalidade nada tem a ver com deixar o sistema do celular mais protegido ou livre de vírus. O modo de segurança é usado para diagnosticar falhas e problemas causados por aplicativos de terceiros, ou seja, que não são do fabricante do telefone.  

Ao ativar esse recurso, o dispositivo é inicializado com todos os apps adicionais desativados e apenas os programas de fábrica entram em funcionamento. Assim, o usuário é capaz de identificar mais facilmente quais são os aplicativos que estão causando instabilidade no celular a fim de corrigi-los da melhor forma. 

Existem duas maneiras distintas de executar o modo de segurança no Android. Já no iPhone, a funcionalidade, que é chamada de modo de recuperação, pode ser iniciada pelo próprio celular quando algum erro de software é encontrado. No entanto, é possível ativar o recurso manualmente tanto para desinstalar qualquer programa que esteja causando falhas no dispositivo quanto para fazer restaurações do sistema.   

Quando devo ativar o modo de segurança no celular?

Como mencionamos, o modo de segurança no celular é uma ferramenta que ajuda a descobrir problemas que podem gerar instabilidades no aparelho. Geralmente, quando situações como essas acontecem, o telefone pode ficar lento, travar com frequência ou até mesmo desligar sozinho, o que prejudica a experiência do usuário. 

Se você ligar seu dispositivo utilizando essa funcionalidade e notar um salto significativo no desempenho, há grandes chances de que algum dos aplicativos de terceiros seja o culpado. Aqui vale dizer que apps de terceiros são aqueles programas que você baixa para usar no dia a dia, como WhatsApp, Facebook, Spotify, entre outros. 

Sendo assim, é recomendado ativar o modo de segurança quando:

  • Alguma função do celular deixar de funcionar corretamente;
  • Há suspeita de que algum app esteja ocasionando erros de execução no dispositivo;
  • Aplicativos de fábrica (aqueles que já vêm instalados no telefone) deixam de funcionar de forma correta;
  • O smartphone começa a travar ou ficar lento com frequência sem nenhum motivo aparente.

Se você ativar o recurso e ainda sim não observar nenhum tipo de melhora no desempenho do sistema, isso pode indicar que talvez o problema possa ser com o próprio telefone. Nesse caso, procure um especialista ou assistência técnica para identificar o que está causando as instabilidades. 

Como ativar o modo de segurança no Android?

Existem duas maneiras de ativar o modo de segurança no Android. A seguir, vamos mostrar o passo a passo de cada uma delas para que você saiba como usar a funcionalidade no seu modelo de telefone. 

Maneira 1

Em dispositivos com versões do Android puro ou modificadas por fabricantes, como Motorola, Sony e LG, é possível ativar o modo de segurança da seguinte forma:

  1. Segure o botão Liga/Desliga, localizado na lateral do telefone, até que o sistema mostre a mensagem para desligar o dispositivo;
  2. Toque e mantenha pressionada a opção "Desligar";
  3. Em seguida, nos aparelhos com versões anteriores ao Android 8.0, uma mensagem dizendo "Reiniciar no modo de segurança" irá aparecer na tela. Toque em OK para confirmar a ação. Já em celulares a partir da versão 8.0 do sistema operacional, o telefone irá desligar automaticamente. 
  4. Pronto! O recurso já estará ativado e após o celular reiniciar, uma barra na parte inferior da tela passará a exibir um texto dizendo “Modo de segurança”. 

Maneira 2

Já em aparelhos que usam versões customizadas do Android, como acontece no caso da Samsung e HTC, você pode ativar o modo de segurança da seguinte maneira:

  1. Pressione o botão Liga/Desliga, localizado na lateral do telefone , até que a mensagem de desligar o aparelho apareça na tela
  2. Toque em "Desligar";
  3. Depois que ele estiver desligado, pressione ao mesmo tempo os botões Liga/Desliga e Diminuir Volume até que o celular vibre;
  4. Em seguida, solte o botão Liga/Desliga e mantenha apenas botão de Diminuir Volume pressionado até a tela que a tela "Iniciar" seja carregada;
  5. Pronto! O seu smartphone já estará com o recurso ativado. 

Como ativar o modo de recuperação no iPhone?

Assim como acontece no Android, existem duas possibilidades para ativar o modo de recuperação no iPhone (iOS). Vamos mostrar o passo a passo de todas elas para que você consiga usar esse recurso no seu telefone. 

Possibilidade 1

Esse caminho é o mais indicado para pessoas que têm modelos de aparelho a partir do iPhone 8. Para ativar a funcionalidade, siga o tutorial:

  1. Segure e solte rapidamente o botão Aumentar Volume;
  2. Depois, segure e solte rapidamente o botão Diminuir Volume;
  3. Em seguida, mantenha o botão Liga/Desliga pressionado até o iPhone reiniciar e exibir a mensagem “Conecte ao iTunes” na tela.  
  4. Pronto! O seu smartphone já estará em modo de recuperação. 

Possibilidade 2

Já essa segunda possibilidade é voltada para quem tem modelos de celular inferiores ao iPhone 8. Para ativar a funcionalidade, basta seguir o passo a passo:

  1. Segure ao mesmo tempo os botões Liga/Desliga e Diminuir Volume, localizados na lateral do dispositivo;
  2. Mantenha os dois botões pressionados até que a mensagem “Conecte ao iTunes” apareça na tela;
  3. Pronto! O seu smartphone já estará em modo de recuperação.

Como desativar o modo de segurança no Android?

Para desativar o modo de segurança no Android é muito simples. Basta reiniciar o dispositivo normalmente como você provavelmente já está acostumado a fazer. Assim, o telefone será reiniciado normalmente, já no modo tradicional de uso. 

Como desativar o modo de recuperação no iPhone?

Já no iPhone, a forma de desativar o modo de recuperação irá variar de acordo com o modelo do smartphone. Nos celulares inferiores ao iPhone 8, basta manter pressionado o botão Liga/Desliga juntamente com o botão Diminuir Volume até que o símbolo da maçã apareça na tela.

Já no iPhone 8 e modelos superiores, é preciso primeiro pressionar e soltar o botão Aumentar Volume e depois o botão Diminuir Volume. Em seguida, segure o botão Liga/Desliga até o logotipo da Apple surgir na tela.

Como mostramos ao longo do texto, o modo de segurança é utilizado para ajudar a resolver problemas causados por aplicativos de terceiros no celular. Caso você execute esse recurso e ainda sim seu telefone apresente sinais de instabilidade e lentidão, isso pode ser um sinal de que é hora de trocar o dispositivo. Se quiser conhecer algumas dicas que podem auxiliar na escolha do modelo do seu novo smartphone, confira um conteúdo completo que criamos sobre o assunto.

E então, gostou de conhecer mais sobre o modo de segurança no Android e iPhone? Então compartilhe este texto com mais pessoas nas suas redes sociais para que elas também saibam como ativar essa funcionalidade no celular.

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!