• Home
  • Artigos
  • Como saber se meu notebook suporta 5GHz? Veja em poucos passos
Internet
Atualizado em
Leitura 4 min

Como saber se meu notebook suporta 5 GHz? Saiba aqui!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mesa de trabalho com um notebook, xícara e um livro

"Minha rede 5 GHz não aparece no notebook", e agora? A maioria dos planos de internet fixa já oferecem essa frequência, mas é bom lembrar que nem todo aparelho tem suporte a ela –– restando somente a opção de se conectar no 2.4 GHz. Mas, afinal, como saber se é essa a questão ou se existe alguma problema na conexão?

É isso que veremos a partir de agora. Continue a leitura e tire de vez a dúvida de "como saber se meu notebook suporta 5 GHz"!

Conheça os melhores planos de internet!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

Por que se conectar no 5 GHz?

Ao instalar o Wi-Fi na residência dos consumidores, muitos provedores oferecem a rede 2.4 GHz e a 5 GHz. A primeira tem maior alcance, chegando a áreas mais distantes da casa, mas com velocidade reduzida. Já a outra é mais indicada para o cômodo em que o roteador se encontra, sendo mais veloz para os usuários.

Existem alguns casos em que se conectar no 5 GHz é a melhor opção. Um deles é quando tem muita gente usando a rede. Assim, você terá menos interferências no sinal, que geralmente são causadas pelos outros aparelhos wireless na região. Para assistir a filmes e séries, jogar online, fazer chamadas de vídeo e baixar arquivos pesados, também é a rede mais indicada.

Para não restarem mais dúvidas, ainda vale lembrar que o 5 GHz não é a mesma coisa que 5G no Brasil. Esta última, na verdade, se trata da tecnologia que oferece internet móvel para dispositivos (que, inclusive, podem ser notebooks, além dos celulares e tablets).

Afinal, como saber se meu notebook suporta 5 GHz?

O primeiro passo, e mais fácil de todos, é abrir as configurações de Wi-Fi do aparelho e ver se a rede não aparece no notebook. Se tiver sua indicação por lá, pode se conectar sem medo e aproveitar os benefícios dessa frequência. Do contrário, é bom investigar mais a fundo. Para isso, siga as dicas a seguir.

Pelo prompt de comando

O prompt de comando é aquela tela preta que você abre no notebook para descobrir algumas informações –– inclusive, o endereço IP e se o aparelho suporta 5 GHz. O passo a passo é o seguinte:

  • pesquise por cdm (ou sdm.exe) no seu notebook;
  • selecione a opção "Executar como Administrador" para abrir a tela preta;
  • digite "netsh wlan show drivers" na tela do prompt;
  • observe o campo "Tipos de rádio com suporte". Os padrões que aparecerem por lá vão indicar se seu notebook suporta 5 GHz ou não.

Agora, fique de olho. Os padrões que operam com 5 Ghz são 802.11a, 802.11n e 802.11ac, mas o 802.11n pode usar ambas as frequências. Para tirar a dúvida, você terá que ir para a segunda tentativa.

Pelas especificações da placa de rede

Veja o que fazer nesse caso:

  • procure por "Gerenciador de Dispositivos" no seu notebook;
  • agora, vá em "Adaptadores de rede" e localize a marca e o modelo do Wi-Fi para encontrar as informações.

Qualquer dúvida, ainda dá para visitar o site do fabricante. A página pode responder à pergunta de "como saber se meu notebook suporta 5 GHz".

Existe um adaptador Wi-Fi 5 GHz para notebook?

A boa notícia é que sim, existe adaptador Wi-Fi 5 GHz para o seu notebook que não suporta essa frequência. Os modelos costumam ser bem em conta e funcionam conectados à porta USB do seu aparelho. Para resumir, esse conversor transforma sinais elétricos e eletromagnéticos em dados –– ou seja, fazer com que seu dispositivo receba as informações da rede de internet.

Para escolher a melhor opção de adaptador, fique de olho nestes quesitos:

  • velocidade suportada por ele, que deve ser compatível com a velocidade da sua internet;
  • intervalo de envio de informações, que influencia no alcance do sinal;
  • compatibilidade com o sistema operacional do seu notebook.

E aí, já consegue responder a pergunta de "como saber se meu notebook suporta 5 GHz"? Como vimos, muitos aparelhos não são compatíveis com essa frequência. Se você quer mudar essa realidade, entenda como escolher um notebook com bom custo-benefício!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Giovanna Hespanhol

Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-saber-se-meu-notebook-suporta-5ghz
4.671