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Como reclamar na Anatel? Passo-a-passo completo!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

mulher séria falando ao telefone

Fazer uma reclamação direto na operadora nem sempre resolve o seu problema. Em alguns casos, é preciso recorrer à Anatel para que a agência analise a situação e ajude você a encontrar uma solução mais viável.

Quer saber como reclamar na Anatel? Então, continue a leitura e confira!

O que é a Anatel?

Anatel é a sigla para Agência Nacional de Telecomunicações, que é a instituição que controla e regulamenta as leis do setor no Brasil, sendo responsável por fiscalizar todas as empresas do segmento, como TIM, Oi, Claro NET, Vivo, dentre outras.

Então, se você deseja reclamar de algum serviço dessas empresas e não obteve sucesso, existe a possibilidade de levar o seu caso para a Anatel para que seus direitos sejam defendidos.

Como fazer uma reclamação na Anatel?

Vamos mostrar como você pode fazer sua reclamação por meio do telefone da Anatel, do aplicativo Anatel Consumidor — que é a maneira mais prática de fazer e acompanhar sua reclamação — e também como reclamar na Anatel pela internet.

1. Entre em contato com a operadora

Para reclamar na Anatel, você precisa ter um número de protocolo em mãos, que é o registro de que já houve uma tentativa de negociação diretamente com a operadora. Para isso, você deve tentar resolver o problema no canal de atendimento ou na ouvidoria. Confira o número das principais empresas de telecomunicações:

2. Registre uma reclamação na Anatel

Caso o problema não tenha sido resolvido entrando em contato com a operadora, é hora de levar a sua reclamação à Anatel. Confira os canais de atendimento:

Telefone da Anatel

Os telefones da Anatel são 13311332 para pessoas com deficiência. O atencimento é feito de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, das 8h às 20h e a ligação é gratuita.

Reclamar no site da Anatel

Entre no site Anatel Consumidor, faça seu cadastro e siga as instruções para registrar sua reclamação online. Pelo site, você também pode acompanhar o status da sua reclamação à qualquer momento.

Vale citar também que você pode fazer uma denúncia anônima, mas só está disponível para dois casos específicos: localização de equipamento não certificado, e atuação de empresa sem uma licença da Anatel.

Reclamar pelo aplicativo da Anatel

Além do acesso ao site, você também pode usar o aplicativo da Anatel (para Android e iOS) para registrar seu problema.

Para registrar sua reclamação via app, siga o passo-a-passo:

  1. Baixe o app e clique em Registrar Solicitação;
  2. Entre em Cadastrar, e preencha os dados solicitados;
  3. Agora vá em Reclamação e selecione qual é o tipo de serviço que quer reclamar (como TV por assinatura, por exemplo);
  4. Selecione uma das alternativas que evidencie a sua situação;
  5. Insira o número do protocolo da chamada com a operadora, preencha os outros dados, e clique em Registrar;
  6. Seu pedido já foi cadastrado e você pode acompanhar o andamento pelo campo Minhas solicitações.
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Atendimento Presencial Anatel

Se preferir registrar sua reclamação Anatel pessoalmente, a agência disponibiliza a Sala do Cidadão em diversas cidades do Brasil. Você pode conferir os endereços e horários de atendimento no site da Anatel.

Após registrar sua reclamação em um dos canais acima, anote o número de solicitação fornecido pela Anatel e espere 5 dias úteis, que é o prazo que sua operadora possui para dar uma resposta. Se após esses 5 dias a operadora não responder, você deve entrar em contato novamente com a Anatel.

Se a operadora responder, mas o retorno não for satisfatório, você tem até 15 dias úteis para entrar em contato com a Anatel novamente e solicitar a reabertura da reclamação original.

Quando você registra sua reclamação na Anatel, o interesse da operadora em resolver o seu problema é muito maior, pois cada chamado não resolvido fica registrado no sistema e a Anatel divulga constantemente relatórios referentes à qualidade do serviço prestado.

Em outras palavras, se a empresa não solucionar o seu caso, pior fica a imagem dela no mercado — e menos credibilidade ela tem.

Lembrando que você pode acompanhar o andamento da solicitação no site da Anatel, pelo aplicativo ou ligando para o número da Anatel.

Em casos extremos, cancele seu plano

Se você ver que a operadora não está resolvendo a sua situação, você pode optar pelo cancelamento do seu plano.

Para muitos, isso é uma verdadeira dor de cabeça. Muito tempo na linha com o atendente e processos demorados para que a operadora faça você desistir dessa ação.

Uma dica para evitar essa situação é utilizar os portais do cliente virtuais para cancelar serviços de internet, TV, telefone, e similares.

Se quiser saber mais sobre como fazer, nosso artigo especial sobre como cancelar planos de operadoras pode ajudar você a encontrar os caminhos mais fáceis!

Agora que você já sabe como reclamar na Anatel, você provavelmente vai querer um novo serviço, mas que desta vez, não traga tantos problemas quanto o primeiro. Lembre-se de que aqui, no Portal de Planos, você pode pesquisar e entender qual é o plano ideal para sua casa e família.

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

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