Dicas
Atualizado em
Leitura 5 min

Tem ideia de como mudar a senha do Wi-Fi? Nós contamos!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

a imagem foca no roteador enquanto uma pessoa mexe no celular atrás

Se você já trocou a internet de casa ou o roteador, sabe que é preciso cadastrar uma senha do Wi-Fi para não deixar o acesso livre a qualquer pessoa. Nesses momentos iniciais, essa chave de segurança é padrão, e os técnicos indicam a troca o quanto antes. Mas como fazer isso de um jeito fácil e rápido?

É sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Saiba como mudar a senha do Wi-Fi pelo celular e pelo computador, sem complicações!

Enfrentando problemas com a sua conexão? Fale com nossos especialistas e conheça os planos mais bem avaliados na sua região:

Planos de Internet Fixa(Residencial)

Como mudar a senha do Wi-Fi pelo celular?

Esse é um processo bem simples, que nem precisa de um aplicativo baixado para se realizar. O primeiro passo é abrir o navegador de internet que usa no celular, algo que vai precisar de uma conexão ativa. Depois, localize o IP do roteador, número que pode ser encontrado no prompt de do seu pc (que é onde se interpretam os comandos de sistema no Windows).

O passo a passo é o seguinte:

  • pressione as teclas Windows + R ao mesmo tempo no teclado;
  • digite "cmd", dê enter e agora insira "ipconfig", apertando enter novamente;
  • o ID do modem estará junto às informações de "Gateway padrão"

Agora, vá para o navegador que você utiliza e digite o número do IP do roteador. Agora, siga estas etapas:

  • insira o nome do usuário e a senha, clicando em "Fazer Login";
  • nas configurações do roteador, clique em "Wireless" e depois em "Segurança";
  • clique em "Senha Wireless" e cadastre o código desejado, salvando em seguida;
  • agora, é só abrir o menu de Wi-Fi, clicar em "Esquecer"a rede e conecte-se novamente com a nova senha.

Esse processo pode ter uma ou outra mudança dependendo do tipo e da marca do seu roteador. Então, o jeito de como mudar a senha do Wi-Fi no TP-Link pode ser diferente do passo a passo para o D-Link, por exemplo. De um modo geral, serão instruções semelhantes.

Existe aplicativo para fazer a mudança?

Vimos que não é preciso baixar apps no celular para mudar a senha, mas saiba que essa também é uma possibilidade para o procedimento. Algumas operadoras, por exemplo, oferecem essa opção em seus aplicativos técnicos, como veremos mais adiante neste conteúdo.

Mas também há o Tether, que está disponível para iOS e Android. Vale lembrar que ele serve para os roteadores da marca TP-Link. Para acessá-lo após o download, é preciso criar o seu TP-Link ID e realizar o login com ele. Os próximos passos são bem semelhantes aos já citados.

Como mudar a senha do Wi-Fi pelo computador?

O processo aqui é bem semelhante: inserir o IP do roteador no navegador, acessar com login e senha e encontrar as configurações de senha para fazer a alteração. Vale lembrar que muitos dos comandos que citamos podem estar em inglês. Então considere:

  • Wireless Security = Segurança;
  • Password / Passphrase = Senha;
  • Apply / Save = Salvar.

Por que trocar a senha do Wi-Fi?

Antes de pensar no porquê fazer a alteração, considere os motivos pelos quais você insere uma senha no roteador. É para ter mais segurança ao acessar a sua internet residencial, concorda? Assim, consegue impedir que qualquer pessoa não autorizada se conecte na sua rede.

Esse é o motivo que você deve ter em mente ao trocar a senha do Wi-Fi. Quando você compra um roteador e contrata um plano de internet, as senhas e logins que vêm nos aparelhos são padrão de fábrica. Então, depois de mudá-las também, é preciso reforçar a segurança da sua rede.

Vale lembrar que a senha não deve ser óbvia demais –– você não quer que vizinhos ou outras pessoas descubram em poucas tentativas, certo? Então, pense em algo mais elaborado, de preferência, que envolva letras e números.

Com muita gente conectada na sua rede, tenha em mente que a velocidade será dividida por todos os aparelhos. Ou seja, além de segurança, trocar a senha do Wi-Fi é uma prática que evita a queda na conexão ou a lentidão desnecessária nos momentos em que você mais precisa –– para assistir aos melhores aplicativos de filmes e séries, por exemplo.

Por fim, mudar a senha do Wi-Fi é um jeito de memorizá-la mais facilmente. Muitas vezes, no dia da instalação, alguns técnicos cadastram códigos complicados e cheios de números sem sentido para você. Melhor alternar para uma com a qual você mais se relaciona, concorda? E agora já sabe como fazer isso!

O Wi-Fi não funciona. O que fazer?

Trocou a senha ou o nome da rede e percebeu que a internet não funciona? Existem alguns problemas que podem acontecer que não estão necessariamente relacionados com esse procedimento. Veja as possibilidades e como resolvê-las:

  • o roteador pode não estar funcionando corretamente. Veja se as luzes estão acesas e cheque o encaixe dos cabos. Se estiver tudo certo, entre em contato com a operadora para solicitar o reparo;
  • por falar em reparo, o problema pode ser alguma instabilidade ou interrupção de internet causadas pela própria provedora para manutenção. Nesse caso, vale tirar a dúvida pelo atendimento e, se persistir, chama auxílio dos técnicos especializados;
  • algumas configurações do computador também podem bloquear o funcionamento do Wi-Fi. Confira principalmente o antivírus para se livrar desse problema;
  • ainda que o roteador tenha várias antenas, o sinal de internet pode não chegar em todos os ambientes da casa por questões de alcance. Paredes, encanamentos e objetos de decoração costumam atrapalhar –– por isso, aproxime-se do roteador quando precisar de uma conexão mais estável ou conecte o computador no cabo.

O que mais preciso saber?

Agora que você sabe como mudar a senha do Wi-Fi pelo pc ou celular, ainda tem algumas informações que podem ajudar.

Como mudar a senha do Wi-Fi da Claro NET?

Siga este passo a passo se você tem um plano da Claro NET:

  • acesse o Minha Claro NET e faça o seu login;
  • em "Configurações", clique em "Senha Wi-Fi Casa" e, em seguida, na opção "Editar";
  • escolha a senha da sua preferência e clique para salvar a alternação;
  • se quiser, também pode mudar o nome da rede Wi-Fi também!

Como mudar a senha do Wi-Fi da Vivo?

A Vivo não oferece um passo a passo muito diferente de outros roteadores. Então, é só abrir o navegador, digitar o IP do dispositivo e fazer o login. Depois, siga as instruções que apresentamos –– lembrando que um ou outro nome podem se alterar.

Como mudar a senha do Wi-Fi na Oi?

Para usar a sua Oi internet, você tem duas opções. A primeira é pelo celular, no aplicativo da Oi chamado "Técnico Virtual". Faça o download para Android ou iOS e siga estas instruções:

  • com o login feito no app, escolha a sua conexão, entre as opções Oi Fibra e Banda Larga;
  • clique em "Internet" e depois em "Trocar senha do Wi-Fi";
  • escolha a senha e clique em salvar. Esse procedimento pode ser feito quantas vezes preferir, desde que você seja o titular da conta.

Não quer baixar o aplicativo? Sem problemas! Veja como realizar esse procedimento pelo computador:

  • no site da Oi, vá até o menu Minha Oi e faça o login;
  • clique em "Suporte Técnico" e, logo em seguida, em "Técnico Virtual";
  • acesse a opção "Técnico Virtual na Web";
  • escolha o seu tipo de conexão e defina que deseja o serviço "Internet";
  • clique em "Trocar senha do Wi-Fi" e pronto.

Agora, que tal conhecer quais são os melhores planos de internet banda larga para a sua residência?

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Giovanna Hespanhol

Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚀 Promoção Tempo Limitado: Claro Internet 350 MB apenas R$99,90!