• Home
  • Artigos
  • Senha WiFi: aprenda a escolher uma opção segura
Internet
Atualizado em
Leitura 4 min

Senha WiFi: aprenda a escolher uma opção segura

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Senha WiFi

Ao criar uma senha para a conexão wireless de casa, muitas pessoas acabam dando pouca atenção para a sequência de letras, números e símbolos que protege a rede doméstica. Mas você sabia que essa chave pode ser fundamental para a manutenção da segurança dos usuários contra ataques hackers? Por isso, é muito importante que você saiba como escolher senha para Wi-Fi para manter seus dados sempre protegidos.

No texto de hoje vamos tratar exatamente sobre esse assunto. Fique com a gente até o final e descubra como criar senhas realmente seguras e quais são os cuidados que você deve ter com a rede Wi-Fi da sua casa. Acompanhe!

Insatisfeito com seu plano de internet? Não deixe de falar com nossos especialistas, te ajudamos a escolher o melhor plano para suas necessidades:

Planos de Internet Fixa(Residencial)

Problemas de segurança relacionados a redes Wi-Fi

Em 2018, uma notícia chamou a atenção de quem costuma se preocupar com a proteção de seus dados pessoais: mais de 185 mil roteadores da TP-Link apresentaram uma vulnerabilidade crítica de segurança. Com essa falha, uma porta de entrada para possíveis invasões de hackers foi aberta, colocando em risco as informações dos usuários. 

Esse é só um exemplo do que pode acontecer quando as redes domésticas não são protegidas da melhor forma. Quando um roteador é hackeado, todos os dispositivos que estão conectados na rede sem fio, como celular, TV e computador, passam a estar vulneráveis. 

Ou seja, os invasores podem acessar fotos, vídeos, mensagens, senhas de aplicativos e até mesmo imagens em tempo real da rotina dos moradores. Com isso, a venda clandestina e o uso desses dados para a aplicação de golpes pode se tornar uma ameaça real aos usuários.

Além disso, quando a rede não é protegida como se deve, até mesmo os vizinhos podem começar a aproveitar o sinal da internet banda larga da sua casa, causando lentidão e instabilidade na conexão. Portanto, é imprescindível ter uma senha de Wi-Fi segura para evitar esses e muitos outros  problemas .

Como escolher senha para Wi-Fi 

A sequência numérica “123456” e a palavra “password” foram as duas senhas mais usadas em 2018, de acordo um levantamento realizado pelo SplashData. Agora, sabendo dos principais problemas que podem acontecer, você já deve imaginar que não se pode descuidar da segurança da rede sem fio da sua casa.  

Para ajudar você a criar a melhor senha para Wi-Fi, separamos quatro dicas que com certeza irão ajudá-lo nessa missão. Confira quais são elas a seguir. 

Não use informações pessoais

Datas de aniversário, número da placa do carro, documentos de identificação e sobrenomes são informações que, devido à circulação de dados no mercado, são mais fáceis de serem identificadas. Por isso, não é uma boa ideia seguir esse caminho para criar uma senha de Wi-Fi segura.  

Crie senhas com letras, números e caracteres especiais

Outra dica que faz total diferença quando o assunto é como escolher senha Wi-Fi é o uso de sequências que misturam letras, números e caracteres especiais, como @ ou #. Além disso, para ter uma senha ainda mais forte, combinar letras maiúsculas e minúsculas também é uma boa pedida. Dessa forma, dificilmente a sua rede sem fio doméstica será hackeada.

Evite senhas muito semelhantes às anteriores

Os especialistas recomendam trocar a senha do Wi-Fi de tempos em tempos para garantir a segurança das informações. Nesse sentido, dê preferência para códigos inéditos e diferentes das que foram usadas anteriormente para contribuir para o sucesso dessa estratégia de proteção da rede. 

Dê preferência para senhas aleatórias e longas 

Criar códigos mais longos e aleatórios é uma ótima estratégia para ter a melhor senha para Wi-Fi.  Isso acontece porque os softwares especializados em hacking não conseguem decifrar esse tipo de sequência tão facilmente. 

Caso precise de uma ajudinha extra para criar senhas assim, saiba que aplicativos, como LastPass, podem ser uma ótima alternativa para gerar senhas mais longas e difíceis de serem decifradas. 

 

Cuidados que você deve ter com a sua rede Wi-Fi

Depois de conhecer as dicas para senha Wi-Fi segura, é hora de saber quais são os cuidados que você deve ter para evitar problemas de segurança com a sua rede sem fio. Veja a seguir como manter essas ameaças longe do seu modem de internet

  • Troque a senha do roteador: geralmente os aparelhos saem de fábrica com login e senha padrões, como a famosa combinação “admin" + "admin". Muitas pessoas acabam não fazendo a troca dessa combinação, o que pode colocar em risco a rede Wi-Fi. Portanto, o ideal é cadastrar um novo código assim que fizer a instalação do roteador.
  • Faça as atualizações corretamente: mesmo após o lançamento dos aparelhos, as empresas fabricantes continuam os aprimoramentos para manter os usuários seguros. Por isso, é fundamental habilitar a atualização automática dos roteadores.
  • Tenha uma rede WiFi para visitas: crie uma rede exclusiva para visitas a fim de restringir os acessos ao Wi-Fi da sua casa. Dessa forma, você reduz as chances de qualquer atividade ilegal na sua rede e garante a proteção de dados sensíveis, tanto pessoais quanto profissionais (no caso de quem trabalha em home office). 
  • Configure o seu roteador: sempre opte pela criptografia WPA2 em vez de WPA ou WEP. Você também pode deixar seu WiFi invisível por meio da SSID (conhecida como o nome da sua rede).

Como vimos, manter a segurança das suas informações não é uma missão impossível. Basta seguir as dicas de como escolher senha para Wi-Fi que mostramos ao longo do texto e a sua rede sem fio estará livre das ameaças externas. 

E por falar em problema, nada pior que ficar sem conexão, não é mesmo? Mas a boa notícia é que existe solução para isso. Basta descobrir qual é a melhor internet fixa do Brasil e contratar o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Com experiência que vai desde a criação de vídeos para o YouTube até a redação de textos para lançamento de sites completos, Gabriela é apaixonada por tornar a informação acessível. Ela se dedica a produzir conteúdo claro e simples, permitindo que você faça ótimas escolhas sobre seus planos de telecomunicações e compreenda melhor a tecnologia.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚀 Promoção Tempo Limitado: Claro Internet 350 MB apenas R$99,90!