Internet

Atualizado em

Senha WiFi: aprenda a escolher uma opção segura

Senha WiFi

Ter conexão WiFi em casa é uma das melhores coisas que existem. Afinal, você pode navegar à vontade em seu smartphone, tablet ou notebook sem precisar ficar preso em um único cômodo, ligado a cabos. Isso significa praticidade, liberdade e, consequentemente, um serviço mais completo de internet.

Mas se você não se preocupa com a senha WiFi, todos esses benefícios podem ser ofuscados por um eventual problema de segurança — e é sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Acompanhe!

Os problemas mais comuns de segurança

Em 2018, uma notícia chamou a atenção de muita gente que se preocupa com a segurança de seus dados pessoais: mais de 185 mil modelos de roteadores da TP-Link estavam com uma falha crítica. Com isso, os usuários estavam expostos a potenciais crimes cibernéticos e essa é apenas uma das faces desse problema.

Em residências, por exemplo, vários dispositivos são conectados ao WiFi, desde os smartphones até as Smart TVs. Quando um roteador é hackeado, os invasores conseguem acessar fotos, vídeos e até mesmo as imagens em tempo real da sua rotina. Além da venda de informações, eles também podem utilizá-las para monitorar a movimentação dos moradores e planejar ações maliciosas.

Mas nem precisamos ir tão longe: quando a senha é fácil demais ou, pior, inexistente, seus vizinhos podem aproveitar do sinal e você acaba com uma velocidade inferior — você pode já ter pensado que estava sem internet, mas o problema era esse!

A escolha de uma senha do WiFi

“123456” e “password” foram duas das senhas mais usadas em 2018, de acordo com dados do SplashData. Agora, sabendo dos principais problemas de segurança que podem acontecer, você já deve imaginar que nem mesmo com o WiFi se pode descuidar (e que essas opções são impensáveis!).

Para ajudar você escolher a senha de WiFi ideal, separamos algumas dicas a seguir. Confira!

Não use informações pessoais

Datas de aniversário, número da placa do carro, documentos de identificação e sobrenomes são informações que, devido à circulação de dados percebida no mercado, tornaram-se fáceis de se identificar. Por isso, não é uma boa ideia seguir esse caminho para a sua senha.

Opte por letras maiúsculas e minúsculas

Para uma senha mais forte, combinar letras maiúsculas e minúsculas é uma boa pedida. Em vez de usar a diferenciação somente no início do código, busque a diversificação. Por exemplo, inserir todas as consoantes em caixa alta.

Evite senhas muito semelhantes às anteriores

Frequentemente, será preciso trocar a sua senha do WiFi para garantir a segurança das suas informações. Nesse cenário, procure códigos completamente diferentes dos anteriores para contribuir em sua estratégia.

Crie a senha com letras, números e caracteres especiais

Já que não é uma boa ideia usar informações pessoais, considere termos que fazem sentido para você e incremente-os. Troque um “e” por “3”, um “i” por “!” e assim por diante. Dessa forma, sua senha será indestrutível!

Os cuidados com a sua rede

WiFi senha

Já pensou em uma senha forte para o seu WiFi? O primeiro passo está dado! Mesmo assim, ainda é preciso seguir algumas recomendações para garantir que os problemas de segurança estarão bem longe do seu roteador. São algumas delas:

  • não deixe de trocar a senha do roteador: os aparelhos já vêm com login e senha de fábrica (o famoso “admin”) e boa parte das pessoas não faz a troca. O ideal é cadastrar um novo código assim que fizer a instalação;
  • faça as atualizações corretamente: mesmo após o lançamento dos aparelhos, as fabricantes continuam os aprimoramentos para manter os consumidores seguros. Por isso, habilite a atualização automática ou faça-a sempre que possível;
  • configure o seu roteador: sempre opte pela criptografia WPA2 em vez de WPA ou WEP. Você também pode deixar seu WiFi invisível por meio da SSID (conhecida como o nome da sua rede);
  • tenha uma rede WiFi para visitas: aproveite para restringir os acessos para que não haja qualquer atividade ilegal no seu WiFi.

Manter a segurança das suas informações não será uma missão impossível com essas dicas sobre como melhorar a senha do WiFi. Então, providencie agora mesmo as mudanças necessárias para evitar qualquer problema.

Por falar em problema, nada pior que ficar sem conexão, não é mesmo? Mas a boa notícia é que existe solução para isso. Venha conhecer a melhor internet fixa do Brasil!

artigos/senha-wifi
4.840