• Home
  • Artigos
  • Como formatar celular Samsung para o padrão de fábrica
Celular
Leitura 5 min

Como formatar celular Samsung para o padrão de fábrica

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Pessoa segurando um celular samsung galaxy S10

Seu telefone está lento ou travando com frequência e você não sabe o que fazer para resolver o problema? Restaurar a versão de fábrica do telefone pode ser uma boa solução para você.   Como o processo exclui todos os dados do aparelho e faz com que ele fique da mesma forma como saiu da loja, provavelmente ele não ficará lento nem travando mais. Se deseja saber como formatar celular Samsung, acompanhe este conteúdo até o final. 

Nele vamos explicar o que é e para que serve a restauração de fábrica, o que é preciso saber antes de executar esse tipo de ação e como resetar celular Samsung de duas maneiras diferentes. Acompanhe! 

O que é e para que serve a restauração de fábrica?

A restauração de fábrica, também conhecida como restauração forçada, é um processo que exclui todos os dados do smartphone para que ele seja reiniciado do zero. Na prática isso quer dizer que todos os aplicativos, fotos, vídeos, contatos, mensagens, entre outros conteúdos são deletados do aparelho, voltando ao estado original de fábrica. 

Geralmente, é indicado formatar um celular nas seguintes situações:

  • Para apagar todos os conteúdos, apps e contas vinculadas no dispositivo;
  • Para remover qualquer configuração que possa estar prejudicando o funcionamento do aparelho;
  • Para redefinir aspectos de segurança, como senhas de desbloqueio de tela do smartphone. 

Como a restauração faz com que o Android retorne à condição de fábrica, é necessário ter certeza que se deseja realmente executar essa ação. Afinal, você pode acabar perdendo informações importantes se não se preparar de forma adequada para realizar essa ação.

Conheça os melhores planos de celular do mercado!

Nossos especialistas te ajudarão a encontrar o plano ideal, fale conosco!

O que é preciso saber antes de resetar o celular?

Como mencionamos no final do tópico anterior, ao resetar o telefone o usuário pode perder dados importantes se não se preparar adequadamente. Por isso, além de saber como formatar celular Samsung, veja três coisas que você também precisa conhecer para restaurar seu dispositivo de forma segura: 

  1. A formatação gera perda definitiva de dados. Portanto, faça backup de tudo o que deseja salvar para colocar no smartphone novamente depois que finalizar esse processo. No WhatsApp, por exemplo, existe uma função exclusiva para que você salve mensagens, áudios, fotos e demais conteúdos no Google Drive para acessá-las e restaurá-las sempre que quiser.
  2. Sempre que uma conta do Google é iniciada pela primeira vez em um celular, é necessário informar o login (email) e senha para configurar o aparelho. Sendo assim, caso você não se lembre ou não tenha acesso a essas informações, não realize o procedimento antes de conseguir descobrir ou redefinir seu login e senha. 
  3. Para iniciar a restauração de fábrica, é recomendado que o smartphone tenha, no mínimo, 60% de bateria. 

Qual a diferença entre hard reset e soft reset?

Se você deseja saber como resetar celular Samsung, saiba que existem duas maneiras de executar esse processo no seu telefone: hard reset e soft reset. Veja quais são as principais diferenças entre elas.

Soft Reset:

  • Considerado um procedimento mais simples e fácil de ser realizado;
  • Apaga os arquivos salvos no celular;
  • Indicado para os casos em que o aparelho está com a memória cheia e o usuário deseja apagar tudo de uma única vez.

Hard Reset

  • Procedimento mais completo e requer mais cuidado para ser realizado;
  • Apaga todos os dados do aparelho, inclusive apps e contas vinculadas;
  • Faz com que o aparelho volte integralmente aos padrões de fábrica (restaura inclusive o sistema operacional);
  • Indicado para livrar o celular de vírus ou configurações que possam estar prejudicando o seu funcionamento.

Como formatar celular Samsung: soft reset

Se você está em busca de um procedimento mais simples e fácil, e que não exige restauração do Android, o soft reset pode ser uma boa escolha nesse caso. Confira o passo a passo completo para executar essa ação do seu celular Samsung:

  • Passo 1: Primeiramente, remova a conta Google do seu telefone. Entre na opção "Configurações", depois clique em "Contas", escolha a conta que será excluída e selecione "Remover Conta";
  • Passo 2: Depois, abra novamente o app "Configurações" e clique em "Gerenciamento Geral";
  • Passo 3: Em seguida, selecione a opção "Restaurar";
  • Passo 4: Nessa seção, clique em "Restaurar padrão de fábrica";
  • Passo 5: Por fim, basta clicar em "Redefinir" e confirmar a ação selecionando "Apagar tudo". Pronto! Os arquivos do seu celular serão apagados e o celular reiniciado. 

Como formatar celular Samsung: hard reset

Para quem está com algum vírus no celular ou executou alguma configuração que prejudicou o funcionamento do dispositivo, o hard reset pode ser o melhor caminho para resolver esses problemas. Saiba como formatar celular Samsung a seguir:

  • Passo 1: Delete a conta do Google do smartphone. Para isso, entre em "Configurações", depois em "Contas", escolha a conta a ser removida e clique em "Remover Conta";
  • Passo 2: Depois de excluir a conta, desligue o telefone;
  • Passo 3: A próxima etapa é acessar o sistema de recuperação do Android. Para isso, existem três possibilidades: uma para celulares com botão Bixby, outra para dispositivos com botão Home e uma para aparelhos sem o botão Home. Veja a seguir as três formas de recuperar o sistema operacional e escolha qual melhor se encaixa ao modelo do seu smartphone. 
    - Celulares com botão Bixby: com telefone desligado, pressione os botões de volume para cima, Bixby e Power até aparecer uma tela azul com o símbolo do robô do Android. Depois, solte os botões;
    - Celulares com botão Home: com o celular desligado, pressione os botões de volume para cima, Home e Power até a tela acender e apagar. Quando isso acontecer duas vezes, solte o botão Power e mantenha os outros pressionados até que a tela de recuperação do sistema apareça para você;
    - Celulares sem botão Home: com o smartphone desligado, pressione os botões de volume para cima e Power até a tela ligar e apagar. Quando isso acontecer pela segunda vez, solte o botão Power e mantenha o botão de volume para cima pressionado até que o robô do Android apareça na tela;
  • Passo 4: Utilizando o botão de ‘volume para baixo, desça até a opção que diz ‘Wipe data factory reset’ e selecione pressionando o botão Power;
  • Passo 5: Depois disso, escolha a opção "‘Yes delete all user data’ e selecione usando o botão Power;
  • Passo 6: Aguarde até que todos os dados do dispositivo sejam apagados. Em seguida, selecione a opção ‘Reboot system now’;
  • Passo 7: Agora, basta aguardar o telefone ligar. Pronto! O seu Samsung já estará com a configuração de fábrica pronta para ser usada.  

Viu só como formatar celular Samsung é uma tarefa mais simples do que muitas pessoas podem imaginar? Esperamos que a partir de agora seja mais fácil executar esse processo no seu smartphone sempre que for necessário.

E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas também fiquem por dentro do assunto!

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-formatar-celular-samsung
4.652