• Home
  • Artigos
  • Saiba como escolher a melhor Smart TV 4K para você!
Dicas
Atualizado em
Leitura 5 min

[Guia completo] 6 dicas de como escolher uma Smart TV 4K

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Considerado uma tendência dos últimos três anos, os televisores 4K se tornaram um dos itens eletrônicos mais desejados do momento. E parte desse sucesso se deve à qualidade da imagem, visto que a resolução de tela é bem maior quando comparado a modelos de TVs anteriores. Mas você sabe como escolher uma Smart TV 4k e o que é importante avaliar antes da compra?

Boa parte das grandes empresas do mercado oferecem televisões 4K. No entanto, para encontrar o aparelho ideal não basta apenas se guiar pela marca ou preço. É preciso analisar com atenção determinadas informações a fim de fazer a escolha certa. Pensando nisso, o Portal de Planos separou seis dicas para ajudar você nessa tarefa de adquirir o modelo ideal de TV de alta resolução para a sua casa. Acompanhe!

Conheça os melhores planos de internet residencial!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

1. Tamanho da tela

Para começar o processo de escolha da televisão 4K ideal, o primeiro passo é descobrir qual o tamanho de tela mais indicado para o espaço que você tem disponível em casa. TVs muito grandes instaladas em cômodos pequenos, por exemplo, irão causar desconforto visual. Já aparelhos pequenos colocados em ambientes maiores podem acabar comprometendo a qualidade de transmissão e a percepção das imagens.

Nesse sentido,  é fundamental tirar as medidas do local e pesquisar por calculadoras disponíveis na internet para encontrar o tamanho ideal de tela. Via de regra, quanto maior for a distância entre a TV e o sofá ou a cama, mais polegadas o aparelho deve ter. 

2. Sistema operacional

Para quem deseja saber como escolher uma Smart TV 4K, essa é outra informação muito relevante e que deve ser considerada. Afinal, o sistema operacional é o que vai permitir você acessar seus aplicativos favoritos na televisão. 

Existem diversos softwares para televisores, entretanto alguns são mais conhecidos e indicados para as pessoas que gostam de acessar plataformas, como Netflix, Globoplay e Youtube. O Tizen, da Samsung, o webOS, da LG, e o Android TV, criado pelo Google e adotado pela Sony e TLC, são os sistemas mais recomendados do ponto de vista de oferta de aplicativos. 

3. Tipo de tela

O tipo de tela é um dos principais itens que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma TV 4K. Isso porque a tecnologia dos painéis acabam influenciando diretamente na qualidade das imagens que serão transmitidas pelo televisor. As telas das principais marcas de televisões vendidas hoje no mercado variam entre: LCD ou IPS (nos modelos de entrada), pontos quânticos e QLED (nos modelos intermediários) e OLED (nos modelos premium). 

Para ajudar você a escolher a tela ideal, vamos explicar brevemente sobre as características que mais se destacam em cada uma dessas tecnologias. Confira! 

  • LCD ou IPS: considerado o tipo de tela mais comum nos televisores de entrada que suportam 4K, tanto o LCD quanto o IPS entregam uma boa qualidade de imagem ao usuário. No entanto, a intensidade, o brilho e o contraste das cores são mais baixas quando comparado a outras tecnologias mais avançadas. 
  • Pontos quânticos ou QLED: normalmente presente em TVs de preço intermediário, os painéis com pontos quânticos são reconhecidos por transmitirem imagens com níveis de contraste e qualidade de cores superiores ao LCD. No Brasil, é possível encontrar aparelhos da Samsung e TLC com esse recurso, porém com um nome diferente: QLED. 
  • OLED:  muito comum na tela dos smartphones, essa tecnologia é capaz de entregar imagens mais nítidas e com níveis de contraste e brilho muito superiores quando comparado aos outros modelos. Entretanto, o preço muitas vezes se torna uma barreira de compra: televisores com OLED custam, em média, R$6.000. 

4. Taxa de atualização 

Se você é fã de games e não descobriu ainda como escolher uma boa TV 4K para curtir seus jogos preferidos, vale a pena ficar de olho nessa dica. A taxa de atualização indica o ritmo que a televisão irá transmitir as imagens a cada segundo. Portanto, esse dado pode influenciar diretamente na sua experiência, principalmente nos games de ação. Afinal, quanto maior for essa taxa, mais fluida será a reprodução do jogo no seu aparelho.

Geralmente, os modelos mais comuns disponíveis no mercado possuem taxa de atualização de 60Hz. Ou seja, esses aparelhos fazem 60 atualizações de imagem por segundo, sendo esse um índice muito bom para quem deseja apenas curtir seus filmes, séries e programas favoritos. Porém, no caso dos jogadores, o ideal é buscar por versões com uma taxa de 120Hz a fim de garantir uma experiência ainda melhor. 

5. Integrações 

A integração entre dispositivos eletrônicos é uma das grandes tendências dos últimos anos. Conectar o celular à TV, executar ações por comandos de voz, usar assistentes virtuais, como a Alexa, para realizar tarefas básicas do dia a dia são alguns exemplos de como isso costuma funcionar na prática. 

No caso dos televisores 4K, é interessante ficar de olho para ver se o aparelho permite, por exemplo, transmitir vídeos a partir do smartphone. Outro ponto interessante é optar por telefones e TVs da mesma marca, uma vez que a tendência de compatibilidade é muito maior nesse caso. 

6. Qualidade da imagem

Por fim, a última recomendação para quem ainda não sabe como escolher uma Smart TV 4K diz respeito a qualidade da imagem. E por que isso é importante? Porque é necessário que o aparelho suporte tecnologias, como HDR, HDR Premium ou Dolby Vision para conseguir transmitir imagens com altos níveis de intensidade, contraste e brilho. 

Nesse sentido, vale a pena ficar atento no momento da compra e procurar pelo selo UHD Premium. Ele irá garantir que a tela da televisão será capaz de atender aos requisitos mínimos de qualidade de cor. 

E então, o que achou das nossas dicas como escolher uma Smart TV 4K? Esperamos que agora, ao avaliar o tamanho e tipo de tela, sistema operacional, qualidade de imagem, taxa de atualização e integrações, a tarefa de encontrar o televisor ideal fique menos complicada. Ah! E caso tenha alguma dúvida para instalar apps na sua TV nova, confira o tutorial completo que criamos sobre  como baixar aplicativos na Smart TV!

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-escolher-uma-smart-tv
4.650