TV
Leitura 5 min

Como baixar aplicativo na Smart TV Samsung, LG e Philips

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Homem sentado no sofá usando uma smart tv

Se há 20 anos as televisões eram usadas exclusivamente para assistir canais abertos e fechados, hoje esses aparelhos podem ser usados para muitas outras finalidades. Graças a chegada da tecnologia Smart, agora é possível instalar uma infinidade de apps nas TVs para curtir desde serviços de streaming, como Netflix, até fazer ligações de vídeo pelo Skype, por exemplo. Mas você sabe como baixar aplicativo na Smart TV?

Com a ajuda dos sistemas operacionais, que tornam as televisões realmente inteligentes, boa parte dos aparelhos que saem de fábrica hoje são capazes de suportar uma diversidade incrível de aplicativos. E a boa notícia é que por mais que pareça algo complicado, instalar esses programas na TV é uma tarefa muito simples e que não requer grandes conhecimentos em tecnologia. Com poucos cliques no controle remoto, já é possível ter acesso a diversos serviços na sua telinha. 

Confira a seguir uma série de tutoriais que criamos sobre como baixar aplicativo na Smart TV em televisores das marcas Samsung, LG e Philips. 

Como baixar aplicativo na Smart TV Samsung

No caso dos televisores Samsung o sistema operacional adotado é o Tizen, que foi desenvolvido pela própria marca coreana. Considerado um dos melhores sistemas do mercado, ele conta com uma interface muito similar ao de um celular Android e não exige conhecimentos avançados dos usuários para ser utilizado. Confira a seguir o passo a passo completo de como baixar aplicativo na Smart TV Samsung

  1. Ligue sua TV e veja se ela está conectada à internet;
  2. Em seguida, no controle remoto do aparelho, aperte o botão “Smart Hub” (aquele com o símbolo da casinha);
  3. Nesse momento, o aplicativo “Samsung Apps” (loja de apps da televisão) será exibido na sua tela;
  4. Em seguida, você deve escolher o aplicativo que deseja baixar para a sua TV. Nesse momento, você pode tanto navegar pelas seis categorias disponíveis no programa - vídeos, jogos, esportes, estilo de vida, informação e educação - quanto fazer uma pesquisa pelo nome do app que quer instalar.
  5. Depois de escolher, clique na opção “Transferir” para fazer o download e a instalação do aplicativo selecionado;
  6. Assim que esse processo terminar, basta clicar em “Executar" para começar a usar o app. 

Como baixar aplicativo na Smart TV LG

Assim como a Samsung, a LG também conta com um sistema operacional próprio e exclusivo para os televisores da marca. Chamado WebOS, esse sistema está presente em todos os aparelhos mais recentes da fabricante, é considerado o mais veloz do mercado e conta com uma interface bastante intuitiva e fácil de usar. 

Alguns apps mais famosos, como Netflix e YouTube, costumam vir instalados de fábrica nas televisões smart. No entanto, caso o aplicativo que você queira usar não tenha vindo na TV, basta seguir o tutorial abaixo de como baixar aplicativo na Smart TV LG para resolver esse problema. Confira!

  1. Ligue sua TV e se certifique que ela está devidamente conectada à internet;
  2. Em seguida, aperte o botão "Smart" do controle remoto (aquele com o desenho da casinha);
  3. Depois disso, escolha a opção "LG Content Store", que é a loja de apps das Smart TVs LG;
  4. Feito isso, é hora de procurar o app que deseja instalar na sua televisão. Para isso, você pode pesquisar pelo nome do app na parte superior da tela ou navegar pelas categorias do programa;
  5. Após escolher o aplicativo que quer baixar, basta selecioná-lo e clicar na opção "Ok";
  6. A página do app será aberta neste momento. Clique em "Instalar"para baixá-lo e instalá-lo;
  7. Pronto! Ao terminar esse processo, o aplicativo estará disponível para uso na sua televisão. 

Como baixar aplicativos na Smart TV Philips

Diferente de Samsung e LG, que possuem um único sistema operacional para todos os modelos de Smart TV, a Philips conta com dois sistemas diferentes: Saphi e Android TV. Geralmente, o primeiro vem por padrão instalado em aparelhos fabricados até 2019, já o segundo costuma estar presente nos televisores mais recentes, produzidos a partir de 2020. 

Mas o que muda de um para o outro? Basicamente a oferta de aplicativos. Enquanto no Saphi os usuários podem ter dificuldade para encontrar algumas opções, como o Prime Video e Disney+, no Android TV a quantidade de apps disponíveis na loja é bem maior. Apesar dessa diferença, o modo de instalar qualquer programa é o mesmo nos dois sistemas operacionais. Veja a seguir o passo a passo de como baixar aplicativos na Smart TV Philips.

  1. Ligue sua TV e verifique se ela está conectada à internet;
  2. Depois, aperte o botão "Home" no controle remoto do aparelho;
  3. Usando os botões direcionais do controle (setas), selecione a opção "Aplicativos";
  4. Navegue no menu até encontrar a opção "Play Store" e, em seguida, clique em "Selecionar";
  5. Agora, escolha o aplicativo que deseja baixar para a sua televisão usando as categorias ou pesquisando pelo nome do programa no campo de busca;
  6. Depois de escolher, clique em "Instalar" para iniciar o download;
  7. Assim que esse processo terminar, basta clicar em "Abrir" e pronto. Você já pode começar a curtir seus apps favoritos na Smart TV. 

Além de saber como baixar aplicativo na Smart TV, também é fundamental estar atento a alguns detalhes que podem fazer diferença na sua experiência. O primeiro deles está relacionado ao tipo de app escolhido para instalar no aparelho.

Assim como acontece no celular, em que alguns apps são gratuitos e outros são pagos, na Smart TV é da mesma forma. Portanto, se você escolher baixar um aplicativo pago para a sua televisão, o preço será indicado na tela antes do download começar. Nesse momento, será preciso informar os dados do seu cartão de crédito para concluir a operação e instalar o app na TV. 

Também vale a pena mencionar que, assim como computadores e celulares, TVs também possuem limitações quanto ao espaço de armazenamento. Logo, é importante verificar quanto de memória sua televisão tem para ter certeza se será possível instalar todos os aplicativos que deseja nela.  

Agora que você já sabe como baixar aplicativo na Smart TV Samsung, LG e Philips, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais. Dessa forma, mais pessoas poderão aprender como funciona esse processo na prática!

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-baixar-aplicativo-smart-tv
4.760