• Home
  • Artigos
  • Como saber se meu notebook suporta 5GHz? Veja em poucos passos
Celular
Leitura 6 min

Como conectar smartwatch no celular Android e iPhone

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mesa preta com um iPhone, AppleWatch e earpods em cima

Cada vez mais comum entre as pessoas que gostam de estar sempre conectadas, os relógios inteligentes se tornaram uma tendência nos últimos anos. Também conhecidos como smartwatches, esses dispositivos oferecem cada vez mais recursos relacionados à saúde e bem-estar. 

Mas nem sempre o primeiro contato com algo novo parece tão fácil, não é mesmo? Por isso, no texto de hoje vamos ensinar como conectar smartwatch no celular

Aprenda como diferenciar um smartwatch de uma smartband, identificar se um relógio é compatível com seu telefone e veja o passo a passo para fazer a sincronização entre aparelhos.

Conheça os melhores planos de internet móvel!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

As principais diferenças entre smartwatch e smartband

A primeira diferença entre os dois dispositivos está no design. As smartbands possuem a aparência de uma pulseira e são mais leves quando comparadas aos smartwatches, que por oferecerem um número maior de funcionalidades acabam sendo mais pesados e parecidos com um relógio tradicional. 

Outro fator que também distingue uma smartband de um smartwatch é a conexão com o celular. Enquanto a primeira depende completamente do telefone para funcionar, o segundo é capaz de funcionar de forma independente, permitindo inclusive receber mensagens e respondê-las sem estar perto do smartphone. 

O tempo de duração da bateria é um ponto que merece destaque. Por oferecerem um número menor de recursos, as smartbands podem ter uma autonomia de até um mês dependendo do modelo. Enquanto isso, a carga dos smartwatches costuma durar, em média, dois dias. Claro que isso pode variar de acordo com a marca e o modelo, mas quanto mais funções o dispositivo tiver, maior será o consumo da bateria. 

Como saber se um smartwatch é compatível com o seu telefone

Antes de saber como conectar smartwatch no celular, é importante entender se o relógio inteligente é compatível com o seu telefone. Afinal, sem isso provavelmente você não conseguirá aproveitar todos os benefícios que esse tipo de dispositivo tem para oferecer. 

Grande parte dos smartwatches disponíveis no mercado nacional usam o Wear OS, sistema operacional criado pelo Google e destinado exclusivamente para os relógios inteligentes. Modelos da Samsung, como o Galaxy Watch 4, da Motorola, como o Moto 360, e da Huawei, como o Watch GT 2 são alguns exemplos de acessórios que usam o software do Google. 

Via de regra, todo smartwatch que utiliza o Wear OS é compatível com telefones Android e iOS. Ou seja, se você tem um iPhone e deseja comprar um relógio da Motorola, será possível fazer o pareamento entre eles. Isso porque o app do Google se encontra disponível tanto na Play Store quanto na App Store. Além disso, você também pode acessar o site Wear Check diretamente do seu seu smartphone para descobrir se celular e relógio possuem compatibilidade. 

No caso de relógios da marca chinesa Xiaomi, o dispositivo pode ser sincronizado com aparelhos Android e iOS por meio do app MI Fit. O mesmo acontece com os modelos mais recentes da Amazfit, que funcionam em qualquer sistema operacional com a ajuda do aplicativo Zepp. 

Por fim, todos os smartwatches da Apple funcionam apenas com celulares da própria marca. Ou seja, para ter um Apple Watch é necessário que você tenha também um iPhone. Portanto, é fundamental estar atento a esse ponto antes de fazer a compra do seu relógio. 

Como conectar smartwatch no celular Android e iOS

Fazer o pareamento entre o relógio e um smartphone é o primeiro passo para começar a usar o seu dispositivo inteligente. Nesse sentido, é imprescindível saber como conectar smartwatch no celular, pois sem isso não será possível aproveitar todas funcionalidades do seu acessório novo. Mas fique tranquilo! Esse processo é mais simples do que você pode imaginar e não levará mais do que cinco minutos para ser concluído. 

Como mencionamos anteriormente, boa parte dos smartwatches do mercado usam o sistema operacional Wear OS. Por isso, o passo a passo que você verá a seguir leva em consideração a sincronização entre relógios inteligentes que usam o app criado pelo Google e os celulares Android e iOS. Confira!

  1. Instale o aplicativo Wear OS (disponível na Play Store e App Store);
  2. Em seguida, ligue o smartwatch e ative o bluetooth do seu telefone;
  3. Depois disso, abra o app Wear OS que acabou de instalar no celular;
  4. Toque na opção "Configurar";
  5. No relógio, siga as instruções para escolher o idioma e aceitar os termos de serviço;
  6. No smartphone, siga as instruções que irão aparecer na tela para encontrar o nome do smartwatch;
  7. Escolha a opção que corresponde ao modelo do seu relógio;
  8. Nesse momento, um código irá aparecer tanto na tela do smartphone quanto no smartwatch;
  9. Toque em "Parear' e pronto! O dispositivo inteligente já estará conectado ao seu celular. 

É importante ressaltar que existem outras alternativas de apps para sincronizar smartwatches e smartphones, como o Mi Fit (Xiaomi) e o Galaxy Wearable (Samsung). Mas a boa notícia é que o passo a passo é bastante parecido com esse que mostramos acima, visto que o sistema operacional do celular será o mesmo (Android). 

No entanto, se você tem um Apple Watch o tutorial será um pouco diferente e ainda mais simples. Afinal, como o relógio da marca da maçã só pode ser sincronizado com iPhones, o processo acaba sendo bem rápido e prático. Se esse for o seu caso, veja o passo a passo de como conectar smartwatch da Apple no celular iOS

  1. Ligue o seu Apple Watch e verifique a situação da bateria. É necessário que ele esteja 100% carregado para iniciar a configuração;
  2. Ative o bluetooth e o Wi-Fi do iPhone;
  3. Aproxime o celular e o relógio e aguarde até que  a tela de emparelhamento do smartwatch apareça no iPhone;
  4. Toque em "Continuar";
  5. Escaneie a tela do relógio com o seu celular assim que essa opção for solicitada;
  6. Pronto! O seu Apple Watch já estará conectado ao telefone. 

Apesar de no primeiro momento parecer algo muito complicado, configurar um relógio inteligente no smartphone acaba sendo uma tarefa mais tranquila do que muitos podem imaginar. Basta seguir direitinho o passo a passo para começar a aproveitar todas as vantagens desse tipo de dispositivo no dia a dia. 

E agora que você já sabe como conectar smartwatch no celular, nada melhor do que conhecer as dicas fundamentais para escolher o acessório perfeito. O Portal de Planos criou uma lista com os melhores modelos do mercado para ajudar você a decidir qual smartwatch comprar. Não deixe de conferir!

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-conectar-smartwatch-no-celular
4.881