Internet
Leitura 4 min

Como ativar o WPS do roteador? Descubra neste conteúdo!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Roteador de internet com computador ao fundo em cima de uma mesa

Que escolher uma boa senha de Wi-Fi é importante, quase todo mundo sabe. O roteador seguro é o que protege a sua rede dos espertinhos de plantão, que querem usar internet de graça sem a sua permissão. Nesse universo de segurança desse equipamento, existem diversas siglas que parecem difíceis –– como é o caso do botão WPS do modem (que pode ser físico ou virtual).

Neste conteúdo, vamos conferir como ativar o WPS do roteador e para que ele funciona. Saiba tudo sobre segurança e como não vacilar na hora de proteger os dados da sua rede!

O que é WPS?

O Wi-Fi Protected Setup (WPS) é uma funcionalidade que cria um PIN com 8 dígitos de acesso à rede, permitindo que dispositivos ingressem automaticamente nela. Às vezes em formato de botão no aparelho, ele vem de fábrica em alguns modelos de roteador, e dispensa o uso de senhas criadas pelo proprietário.

Se você quiser saber se o seu modelo de roteador conta com essa função, basta consultar o manual de fábrica. Ele vai indicar se a indicação do botão é feita pela sigla WPS, por um cadeado ou por duas setas em direções opostas. Mas vale lembrar que alguns modelos, considerados os mais seguros do segmento, não vêm com essa funcionalidade.

Conheça os melhores planos de internet banda larga!

Nossos especialistas te ajudarão a encontrar o plano ideal, fale conosco!

Afinal, como habilitar o WPS do roteador?

Tenha em mente que existem os roteadores sem botão WPS e, os que contam com esse botão, podem ter configurações distintas. Por exemplo:

  • a função é ativada por tempo limitado, a partir do momento em que se aperta o botão;
  • a função se liga de maneira automática, com a possibilidade de desligar quando quiser;
  • não é possível desabilitar a função.

No primeiro caso, você já deve imaginar como habilitar o WPS: apertando o botão indicado. Caso não haja, mas tenha a função, é só digitar o PIN de 8 dígitos. Já nos demais, nem é preciso ter esse trabalho, uma vez que o roteador realizou essa função por conta própria, segundo especificações da fabricante.

É seguro usar o WPS?

Por mais prático que usar o WPS possa ser, não é um método muito seguro. Qualquer pessoa na internet pode usar um software ou outra aplicação para descobrir o PIN do roteador e acessar a sua rede praticamente na "força bruta". E isso não é muito difícil, já que o código é bem menos elaborado que qualquer senha que você crie.

Vale lembrar que não estamos falando somente de quem vai usar a sua internet fixa sem permissão. Com acesso à rede, a pessoa pode ver facilmente os dados e arquivos compartilhados. E você não quer uma conexão tão vulnerável assim, não é mesmo? Por isso, é bom tentar desativar a função e aproveitar os protocolos de WPA e WPA2, que contam com criptografia.

Então, como desativar o WPS do roteador?

Veja o passo a passo para não deixar o WPS do roteador ativado na sua rede:

  • digite o endereço IP do roteador no seu navegador e entre com seu admin e senha nas configurações;
  • vá em "Interface setup" e clique em "Wireless" ou "rede sem fio";
  • clique em "Use WPS" e veja se há a marcação de "Yes/Sim". Se tiver, troque para "No/Não", deixando o "Broadcast SSID" ativo;
  • na próxima tela, insira um nome para sua rede Wi-Fi em SSID e, se quiser, clique em "Disabled" em "Authentication Type" para não pedir senha.

Não conseguiu? Calma! Ainda dá para consultar o manual de fabricante do seu roteador para tirar dúvidas, entrar em contato com a marca ou pedir ajuda ao técnico que instalou a internet. Não sabe como descobrir o IP do aparelho? É só apertar as teclas Win+W e, na tela de Executar, digitar o comando cmd, apertando Enter em seguida. Depois, é só procurar "gateway padrão" e pronto!

Vimos aqui que não é interessante deixar esse botão funcionando. Mas é importante saber como ativar o WPS do roteador e, principalmente, como desativá-lo para não ter problemas com a segurança da sua rede. Por isso, fique de olho nas nossas dicas e não dê bobeira na proteção dos seus dados!

Agora que você está aqui, que tal mais algumas sugestões? Confira a seguir qual é a melhor internet residencial do Brasil!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Giovanna Hespanhol

Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-ativar-o-wps-do-roteador
4.810