Internet

Atualizado em
Leitura 4 min

O que é WPS? Descubra para que serve!

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Por Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Imagem de modem

O WiFi veio para revolucionar a nossa vida e deixar o ser humano cada vez mais conectado. Por isso, diversas tecnologias surgiram nesse sentido visando aprimorar essa forma de conexão. Neste post, decidimos falar sobre uma delas: o WPS.

Criado para tornar a conexão entre alguns dispositivos mais rápida e prática, nem sempre esse recurso é um bom aliado no quesito segurança. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e aprenda mais sobre o WPS!

Para que serve o WPS?

O WiFi Protected Setup (WPS), ou configuração protegida do WiFi em livre tradução, é uma função presente em alguns roteadores de internet que tem o objetivo de facilitar a conexão entre o seu dispositivo e o roteador. Para isso, não é necessário digitar ou memorizar alguma senha.

Para estabelecer uma conexão com WPS, basta pressionar o botão correspondente no seu roteador no momento da conexão para que o seu smartphone, tablet, notebook ou qualquer outro dispositivo WiFi se conecte automaticamente.

Caso você queira saber se o seu roteador conta com esse recurso, é importante consultar o manual do fabricante, pois cada um fará o design do botão do WPS de maneira única, já que não existe um padrão preestabelecido internacionalmente para ele. Em alguns casos, ele pode ser representado:

  • por duas setas lado a lado, mas que apontam para direções opostas;
  • pelo símbolo de cadeado;
  • ou, até mesmo pelo, próprio nome.

Muitos aparelhos móveis atuais contam com essa tecnologia. Dispositivos Android e Windows mais modernos permitem a conexão por WPS, além de algumas SmartTV e repetidores de sinal wireless. Dispositivos com iOS e MacOS, por outro lado, não permitem.

Como funciona a tecnologia WPS?

Modem WPS

Atualmente, quando você define uma senha para o seu sistema de WiFi, são usadas tecnologias de criptografia chamadas WPA e WPA2 (WiFi Protected Access). Nelas, é necessário combinar letras em caixa alta e baixa, números, caracteres especiais, ordens inusitadas etc., para a criação de uma senha mais difícil de ser hackeada. Porém, sempre que quiser conectar um novo aparelho móvel à internet, é preciso digitar essa senha forte.

A vantagem do WPS é que ele grava um código interno de 8 dígitos no seu roteador, facilitando a conexão instantânea entre os dispositivos. Isso é ótimo para configurar, por exemplo, um repetidor de sinal WiFi, já que não é possível digitar a senha da sua internet nesse aparelho.

Por que ele é considerado inseguro?

Apesar de o WPS facilitar conexões, ironicamente, o processo se torna mais inseguro e desprotegido. Como dissemos, o WPS cria um código de 8 dígitos, que é vulnerável e fácil de ser descoberto por pessoas mal intencionadas na internet.

Inclusive, existem diversos programas de computador e celular especializados em hackear WPS. Com isso, você fica exposto e pode ter os seus dados acessados por quem não é autorizado, gerando uma série de transtornos pessoais, além de sofrer danos na velocidade da sua internet.

Como desativar o WPS?

Por padrão, muitos roteadores ativam esse recurso automaticamente de fábrica. O recomendado, então, é desativar essa função no seu WiFi, se possível. Para isso:

  • entre em contato com o fabricante do seu roteador;
  • procure o responsável técnico que fez a instalação do seu roteador, para desabilitar o WPS para você;
  • acesse as configurações avançadas do seu roteador pelo IP e desabilite o WPS.

Nesse último caso, será necessário ter os números do IP do seu roteador, o login e a senha do roteador.

Para obter esse IP, acesse CMD no menu Iniciar do seu Windows. A tela abrirá o Prompt. Para abrir as informações do IP, digite IPconfig. Encontre os dígitos presentes em “Gateway Padrão” e anote.

Em geral, para as configurações dos roteadores, a palavra “admin” costuma ser tanto o login quanto a senha do aparelho. Em caso de dúvidas, contate o fabricante.

No navegador de internet do computador, informe os números que você anotou no IPconfig. Com a tela de acesso aberta, informe login e senha. Em “Interface setup”, acesse a opção “Wireless”. Em “WPS”, escolha “No”. Pronto! O WPS foi desativado no seu roteador.

Agora você já sabe o que é o WPS, como usar e como desativar esse recurso. Gostou deste post? Tem mais alguma dica e quer compartilhar com a gente? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Quem escreve

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Yuri Kaminski é engenheiro químico (UFC) e mecatrônico (École Centrale Nantes) de formação. Sempre apaixonado por tecnologia, desde o início da sua carreira viu na internet, no marketing digital e na ciência de dados um oceano de oportunidades a serem descobertas. Hoje, Yuri atua como especialista em marketing digital e inteligência de mercado do Portal de Planos, escrevendo sobre tendências de mercado em telecomunicações e tecnologia.