Celular
Leitura 7 min

Chip Internacional: escolha o melhor para o seu destino

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mulher loira sentada em um sofá segurando uma mala de viagem e um celular

Vai viajar para outro país e está em dúvida sobre a escolha do melhor chip internacional? Essa é uma dúvida comum, sobretudo, para quem não está acostumado a sair do Brasil.

Além de não ser bom ficar incomunicável tão longe de casa, os serviços prestados pelas operadoras para ligações ou acesso à internet em situação internacional, podem sair muito caros.

E se em vez de ativar o roaming internacional ou fazer chamadas de longa distância você optar por um chip internacional? Neste post você confere o que é e como funciona esse tipo de chip, além de saber quais são as alternativas de melhor custo-benefício!

Conheça os melhores planos de internet móvel!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

O que é e como funciona um chip internacional?

O chip internacional é idêntico a um chip comum de telefone, no entanto, o que muda são as configurações de utilização. Ele permite o uso de serviços em solo estrangeiro, por um período determinado.

Seus custos são menores se comparados aos cobrados pelas operadoras nacionais dentro do plano contratado. O sinal e a navegação na internet costumam se bem melhores, devido à conexão local do país de destino.

Durante uma viagem internacional você pode precisar de acesso à internet para diversos momentos, como:

  • Pedido de Uber;
  • Uso do GPS;
  • Postagens nas redes sociais;
  • Uso do WhatsApp;
  • Videochamadas com parentes e amigos.

Esse tipo de chip é pré-pago e só funcionará em aparelho compatível, ou seja, desbloqueado para a utilização de outros chips, diferentes do nacional. Por isso, antes de viajar e de contratar um plano é preciso verificar todas as condições para ter a certeza de que o serviço será ativado quando você chegar no país escolhido.

Quais são as melhores opções de chip internacional?

Tudo hoje depende da internet e as pessoas estão cada vez mais conectadas, logo, fazer uma viagem e não contar com conexão pode frustrar os planos de registrar tudo para transmitir em tempo real e compartilhar, por exemplo, com amigos, parentes ou seguidores.

Você pode até contar com a sorte de encontrar Wi-Fi disponível no hotel, nos lugares de entretenimento ou até mesmo nas áreas públicas. Entretanto, vale mais já sair do Brasil com um chip internacional e ter a certeza da possibilidade de fazer chamadas ou usar a internet.

É possível comprar um chip pré-pago em empresas especializadas ainda no Brasil ou nos aeroportos, bancas de jornal e lojas, assim que você chegar no país. Um porém, é que não dá para ter a certeza do funcionamento se você escolher a segunda alternativa.

Outro ponto importante é que se você pretende visitar mais de um país, mesmo que próximos, não é possível saber antecipadamente se o que você comprar no Chile, exemplo, servirá também para a Argentina ou Uruguai.

Se tiver que comprar um chip internacional para cada país é bem provável que ficará mais caro do que se tivesse contratado o serviço pela própria operadora. Avalie o que é melhor, pois, dependendo do seu tipo de viagem uma tarifa por determinado número de dias será melhor considerando toda a cobertura para a América ou Europa.

Veja algumas opções de compra de chip internacional que você pode, inclusive, comprar e receber na sua casa!

Easysim4u

De origem americana, essa é uma das principais empresas de chip internacional que atua em mais de 160 países em parceria com as melhores operadoras de telefonia móvel nos mais variados destinos.

O chip pode ser adquirido no site da Easysim4u nos planos que você escolhe de acordo com seu objetivo de viagem. Vale dizer que todo o suporte oferecido aos clientes só ocorre via chat.

Viaje Conectado

No site do Viaje Conectado, empresa especializada em chip internacional, você encontra diversas opções e tarifas de chip e serviços para sua viagem ao exterior – se preferir, você pode comprar o seu chip parcelado.

My Sim Travel

Com suporte todo em português por se tratar de uma startup brasileira, a My Sim Travel comercializa chips pré-pagos internacionais e atuando desde 2018, já está presente em mais de 200 países.

É só entrar no site da empresa e lá você encontra todas as informações que precisa, como destinos, tarifas, meios de pagamento e áreas de cobertura. Tudo o que você precisa para ativar os Planos de Roaming Internacional My Sim Travel.

Travel Mobile

Desde 2012 a Travel Mobile vende chip internacional garantindo presença em mais de 140 países com planos variados conforme o país ou países de destino. São pacotes para os Estados Unidos, a Europa, a Ásia, a América Latina e Caribe.

TravelSim

Com forte atuação na Europa, a TravelSim, existente desde 2006, consegue atender mais de 200 países, com o diferencial de envio do chip internacional pré-pago para mais de 62 países, entre eles, o Brasil.

Essa é uma facilidade, pois você pode solicitar a entrega para o endereço onde você estiver hospedado no país que for visitar caso não dê tempo de comprar no Brasil. o contato com a operadora se dá por chat, ligações telefônicas, e-mails ou videoconferência e você pode adquirir seu chip internacional no site da TravelSim.

Go-sim

A cobertura é global e a Go-sim atende a mais de 200 países no mundo todo, com serviços de roaming internacional de qualidade. Para os casos de dúvidas ou necessidade de suporte, a empresa disponibiliza contato por telefone ou chat.

Quais são as dúvidas mais frequentes sobre o uso do chip internacional?

Seja para quem está acostumado a viajar ao exterior e utilizar um chip internacional, ou para quem está indo pela primeira vez, algumas dúvidas são comuns e saber como funciona pode poupar o viajante de muitas dores de cabeça. Vamos lá!

Como ativar o chip internacional comprado no Brasil?

No desembarque, ainda no aeroporto, é só tirar o chip brasileiro e colocar o chip internacional pré-pago. Siga as instruções de instalação da empresa até que o serviço esteja ativado e disponível para uso.

Ali mesmo você terá como ligar para alguém e avisar que chegou com segurança, enviar uma mensagem ou solicitar transporte.

É possível receber ligações de voz com o chip internacional pré-pago?

Ao tirar o seu chip nacional do aparelho celular para colocar o chip internacional essa função ficará indisponível. Você não vai conseguir receber uma chamada por ligação de voz, mas poderá receber chamadas normalmente por aplicativos como Facebook, WhatsApp ou Skype.

O WhatsApp muda?

Mesmo com a troca de chip, sendo o internacional comprado no brasil ou no exterior, seu WhatsApp permanecerá igual. Você poderá receber e enviar mensagens normalmente, seja por texto ou áudios, podendo também fazer ligações pelo aplicativo.

Qual o tamanho do chip?

Os chips internacionais podem ter variação do tamanho e o ideal é você verificar antes para ter certeza de servir no seu aparelho celular. Sempre pergunte se o chip é compatível com o modelo que você utiliza de smartphone e para garantir, se possível, leve um daqueles adaptadores de chip.

O chip internacional tem prazo de validade?

Todos os chips têm um prazo de validade a partir da compra, por isso, antes de comprar, verifique as condições para valer o custo-benefício.

Quais são as vantagens de comprar um chip internacional?

Dentre os benefícios de optar por um chip internacional em vez de solicitar um serviço de roaming internacional na sua operadora, selecionamos alguns pontos:

  • possibilidade de uso em países diversos sem precisar de planos diferenciados;
  • praticidade na compra ainda no Brasil;
  • plano pré-pago que evita a surpresa da cobrança de excedentes após a viagem;
  • conexão de internet contínua em toda a área de cobertura;
  • canais de atendimento para suporte ou dúvidas.

Como você viu, o chip internacional é uma boa alternativa para quem vai passar dias ou meses fora do Brasil e não deseja ficar sem comunicação. É prático, mais econômico e você não precisa ter mais de um chip se for visitar países da Europa e da América, por exemplo, desde que contrate um serviço de abrangência global, o que gera facilidade e economia.

Se você gostou deste post, acesse o site do Portal de Plano edescubra tudo sobre roaming internacional para não ficar incomunicável durante a sua viagem!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/chip-internacional
4.770