Celular

Atualizado em
Leitura 6 min

Celular Xiaomi é bom? Respondemos as suas dúvidas!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mulher sentada no sofá olhando o celular

Quem acompanha as novidades sobre celulares com certeza já ouviu falar da Xiaomi. Fundada em 2010, na China, o objetivo da empresa era criar smartphones que fossem acessíveis e, ao mesmo tempo, contassem com alta tecnologia e qualidade.

Mas hoje, após 10 anos de atividade, será que podemos afirmar que o celular Xiaomi é bom? Com entradas e saídas do mercado brasileiro, a marca com certeza conquistou seu público por aqui. Muitos consumidores estão preferindo importar seus aparelhos, dizendo que o custo-benefício é maior do que comprar outras marcas no Brasil.

Preparamos este post para solucionar a sua dúvida sobre a qualidade dos celulares dessa marca. Veja por aqui!

Quando surgiu a Xiaomi?

Bom, como você já sabe, a empresa foi fundada em 2010, mas seu primeiro smartphone só foi lançado em 2011. O Xiaomi Mi 1 chegava a 1 GB RAM e foi vendido a 18 dólares na época. Em 2014, após diversos outros modelos de sucesso, a Xiaomi se tornou a terceira maior fabricante de smartphones do planeta, com valor estimado de U$46 milhões e mais de 61 milhões de aparelhos vendidos.

No Brasil, a marca só chegou em 2015, com o modelo Redmi 2. O aparelho era vendido por R$500 e competia com marcas conhecidas como Moto G e o Zenfone 5. Apesar do bom desempenho de vendas no ano de sua estreia, em 2016 os números diminuíram no mundo todo, levando ao fechamento das atividades da empresa em diversos mercados — incluindo o brasileiro.

Mas isso não impediu que um grande número de pessoas continuasse comprando os produtos da Xiaomi. Sem revendedor oficial no Brasil, o jeito é importar de outros países, pois com a qualidade e ao preço baixo, sai mais em conta do que adquirir produtos de outras marcas. 

Devido a alta procura dos produtos da Xiaomi, em 2018 a loja virtual Amazon colocou em seus catálogos produtos da Xiaomi, e em 2019, a DL Eletrônicos anunciou oficialmente a parceria com a fabricante chinesa, oferecendo garantia e assistência local. No mesmo ano, o modelo Redmi Note 7 ficou em 1º lugar na lista de smartphones mais vendidos no Brasil pela Amazon.

Quais as vantagens do celular Xiaomi?

Desbancando grandes marcas do mundo, os celulares da Xiaomi apresentam algumas vantagens que merecem nossa atenção. Vamos ver quais são elas?

Alta tecnologia a um preço justo

Custo-benefício significa que você vai pagar um preço justo por um produto de qualidade. Você não precisa pagar caro em aparelhos que em breve vão precisar de manutenção ou estarão desatualizados. 

Encontramos processadores potentes mesmo em modelos mais básicos, como o Redmi Go, ou funções de celular premiuns em modelos intermediários, como o Pocophone. Isso sem usar outras peças defasadas para baratear o lançamento, como telas mais frágeis ou câmeras com baixa resolução.

Interface otimizada para Android

Os aparelhos da Xiaomi contam com o sistema MIUI, uma interface projetada especialmente para o sistema operacional Android, que melhora o aproveitamento do usuário. Essa vantagem é essencial, principalmente em aparelhos mais básicos, que recebem atualizações normalmente do Google e não perdem desempenho por isso.

Um dos motivos do sucesso da marca, mesmo quando encerrou suas atividades no Brasil, foi que muitos consumidores consideraram o MIUI muito mais funcional e agradável do que o próprio Android.

Design mais moderno

As vantagens dos aparelhos da Xiaomi não terminam no seu potencial de uso. O design inovador mudou a percepção que os consumidores tinham de produtos chineses, com modelos que acompanham as tendências do mercado mundial. Além disso, a qualidade do material utilizado na fabricação tem superado a expectativa dos consumidores, passando em diversos testes de desgaste e durabilidade em canais de vídeo na internet.

Assistência técnica e garantia

Com o anúncio da reabertura da Xiaomi no Brasil, um dos poucos contras de adquirir um aparelho da marca não existe mais. A distribuidora DL Eletrônicos está responsável pela assistência técnica, emissão de nota fiscal e garantia por 12 meses. Vale lembrar que garantia é bem diferente de seguro celular!

Afinal, o celular Xiaomi é bom?

Levando em consideração os anos de experiência da marca em fabricação e venda de aparelhos nos principais mercados do mundo, a disponibilização de tecnologia a um preço acessível, o design atual e as opções de garantia e assistência técnica, podemos dizer que o celular Xiaomi é sim uma boa opção para quem quer adquirir um novo smartphone.

Nos fóruns dos principais sites de tecnologia é possível encontrar relatos das experiências com os modelos da marca. Os principais destaques são para o bom desempenho do hardware, os preços baixos e a facilidade de encontrar informações sobre os aparelhos.

Agora que você tirou suas dúvidas se o celular Xiaomi é bom, pesquise os modelos da marca e escolha o que melhor atende às suas necessidades. O importante é que você tenha um bom aparelho, que ajude você não apenas a usar aplicativos básicos, como WhatsApp e Youtube, como também fazer boas fotos e, é claro, se comunicar.

O que você achou dessas dicas? Curtiu? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos também!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.