A dificuldade em cancelar planos é uma das principais reclamações dos consumidores em relação às empresas de telefonia. Porém, os procedimentos de cancelamento não precisam se tornar um transtorno. Por isso, preparamos guias rápidos que ajudam a entender as principais formas de realizar esse processo na operadora Nextel.
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A seguir, explicamos as formas mais fáceis de realizar o cancelamento de planos nessa operadora. Continue a leitura e entenda como cancelar seu plano Nextel sem transtornos!
Como cancelar Nextel?
Antes de seguir para as formas de cancelamento dos planos Nextel, lembramos que é sempre recomendável tentar negociar com a operadora melhores condições para os serviços.
Empresas de telefonia costumam oferecer benefícios e melhores condições de contrato para não perder clientes. Além disso, é sempre importante ter em mente que, normalmente, na contratação de um plano existe cláusula de fidelização de 1 ano. Assim, cancelamentos realizados antes desse prazo estão sujeitos à cobrança de multa.
Se mesmo assim você ainda está decidido pelo cancelamento, é preciso ter à sua disposição todas as informações que serão solicitadas. Ou seja, o número da linha, o nome completo, RG, CPF, data de nascimento e endereço do titular da conta.
Também tenha em mãos os comprovantes de pagamento e as últimas contas pagas. Caso existam contas em aberto não é possível solicitar o cancelamento dos serviços.
Vamos então ao cancelamento via telefones de atendimento Nextel!
Como cancelar Nextel pelo telefone?
Se o cancelamento for para um chip Nextel que ainda está usando, ligue para o número *611 e selecione a opção “Conversar com um atendente”. Com isso, você será direcionado para um representante da operadora. Basta então solicitar o cancelamento da linha, seguir as orientações e fornecer as informações solicitadas.
Já se o cancelamento for solicitado a partir de outra linha de telefone, ligue para o número 1050 ou (11) 4004-6611. Em seguida, siga as instruções até encontrar a opção para falar com um representante da operadora e solicite o cancelamento.
Ao falar com um representante, é comum a tentativa de convencer o consumidor a desistir do cancelamento. Nesse momento é importante manter a paciência e responder aos questionamentos dos atendentes, apresentando os motivos pelos quais você decidiu cancelar a linha.
Assim, o atendente deve finalizar o pedido de cancelamento e realizar o procedimento de forma imediata. Por fim, lembre-se de anotar o número de protocolo do atendimento, caso seja necessário consultar esse atendimento no futuro.
Como cancelar Nextel pela loja?
Outra possibilidade é o cancelamento presencial, em uma das lojas Nextel. Para isso, consulte a localização da loja Nextel mais próxima de você e vá até ela portando todos os documentos necessários. Lembrando que, para realizar o cancelamento, todas as contas e pagamentos devem estar em dia.
Para realizar o procedimento presencialmente em uma das lojas, basta aguardar o atendimento e pedir pelo cancelamento dos serviços. Nesse momento, o papel do atendente é buscar entender os motivos da solicitação e tentar convencer o cliente a desistir do procedimento. Explique então os motivos e reafirme o desejo de cancelar os serviços para que o procedimento será realizado imediatamente.
Não se esqueça de guardar o número de protocolo do atendimento, caso seja necessário consultar as informações da solicitação no futuro.
Como cancelar Nextel pelo aplicativo?
Clientes dos planos Nextel Happy podem solicitar o cancelamento dos serviços usando o aplicativo “Happy By Nextel”.
Para solicitar o cancelamento dessa forma, acesse no aplicativo a opção “Minha Conta” e, em seguida, a opção “Cancelamento”. Basta então seguir as orientações e fornecer as informações solicitadas. O procedimento via aplicativo leva até dois dias úteis para ser efetivado. Nesse caso, também é recomendável guardar o número de protocolo do atendimento.
Embora também possuam aplicativo para acompanhar informações sobre os serviços Nextel, clientes de outros planos da operadora não tem essa opção de cancelamento.
Como cancelar Nextel por portabilidade?
Se você quer cancelar o seu plano Nextel para trocar de operadora, a forma mais simples de fazer isso é através da portabilidade. A portabilidade permite que consumidores migrem de uma operadora para outra e troquem de planos mantendo a linha com o mesmo número.
Para fazer a portabilidade, basta procurar uma nova operadora, escolher o plano ideal para você e solicitar a transferência de contrato. Dessa forma, a operadora fica encarregada de todo o procedimento de cancelamento do seu plano junto à companhia antiga.
No atendimento para portabilidade serão solicitadas algumas informações que já mencionamos anteriormente, como nome completo do titular, data de nascimento, RG, CPF e endereço.
Ao finalizar a solicitação você receberá um chip novo com um número provisório e, ao ativá-lo, o chip da companhia antiga será bloqueado. Esse chip novo será usado até que seja concluída a transferência do número antigo para a nova operadora em até 3 dias úteis, prazo para envio do chip da nova operadora quem mantém o número da linha antiga.
Como cancelar Nextel de pessoa jurídica?
Para cancelar um plano Nextel de pessoa jurídica o procedimento é um pouco diferente. Nesse caso, é necessário ligar para o número 1050 e falar com um atendente para solicitar o cancelamento.
Após fornecer as informações solicitadas, será necessário preencher um formulário de cancelamento da operadora e digitalizar o documento. A digitalização deve ser enviada para o endereço de e-mail cancelamentopj@nextel.com.br, e a operação será concluída em até 2 dias úteis.
Como cancelar Nextel pela ouvidoria?
Se você não conseguir realizar o procedimento por nenhuma das opções anteriores, pode solicitar o cancelamento pela ouvidoria da Nextel e registrar uma reclamação. A ouvidoria é um canal de atendimento para solucionar problemas não resolvidos por outros canais.
O procedimento via ouvidoria deve ser realizado através do Whatsapp, enviando mensagem para o número (11) 94774-1050. Siga então as orientações fornecidas pelo atendente para concluir o cancelamento do serviço. Nessa forma de procedimento é muito importante apresentar os protocolos dos atendimentos anteriores para comprovação da não resolução do problema.
As solicitações de cancelamento via ouvidoria são recebidas de segundas às sextas-feiras, entre as 8:00 e as 18:00, e aos sábados, entre 7:00 e 17:00. Caso a solicitação via ouvidoria não solucione o problema, recomendamos fazer uma reclamação formal na Anatel, ligando para o número 1331 de qualquer linha registrada no Brasil.
Após o cancelamento seguindo qualquer uma das formas apresentadas, o consumidor ainda deverá receber a última fatura da operadora, com cobrança proporcional ao período final de uso dos serviços.
Agora você já conhece as principais formas de cancelar Nextel sem maiores dificuldades! Mas, não basta simplesmente cancelar um serviço, não é mesmo? Você provavelmente não vai ficar sem uma linha de telefone celular e sabemos como pode ser difícil escolher um plano novo dentre tantas opções.
Então, para facilitar a sua busca pelos melhores planos de diferentes operadoras, que tal a ajuda de uma ferramenta completa? Conheça o nosso comparador de planos de celular e facilite a sua escolha!
Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Com experiência que vai desde a criação de vídeos para o YouTube até a redação de textos para lançamento de sites completos, Gabriela é apaixonada por tornar a informação acessível. Ela se dedica a produzir conteúdo claro e simples, permitindo que você faça ótimas escolhas sobre seus planos de telecomunicações e compreenda melhor a tecnologia.