Está sem internet? Aprenda como resolver problemas de conexão

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Ficar sem internet em casa é muito desagradável, principalmente quando dependemos tanto dela. Saiba como resolver problemas de conexão, ou identificar se o problema é com o seu provedor.

Falaremos a respeito dos tópicos abaixo:

  1. Problemas em um site
  2. Queda de conexão
  3. Posicionamento de Cabos e fios
  4. Problemas no computador (HD, Virus, etc)
  5. Problema na conexão sem fio
  6. Problema no roteador
  7. Condições do modem
  8. Número de aparelhos conectados à rede
  9. Sua Banda Larga
  10. Talvez seja hora de mudar

 

Problemas em um site

Muitas vezes quando estamos navegando na internet, um determinado site não carrega. Ou até mesmo mais de um. Isso pode ser originado por uma queda momentânea na internet, ou um problema no servidor do site.

Se o problema é em um aplicativo, você pode verificar como atualizar todos os aplicativos, para evitar problemas. Veja também o que fazer caso seja o Whatsapp que parou de funcionar .

Nestes casos, o problema não é na sua conexão. Então, antes de se desesperar, entre em um site de busca ou outro site que você está acostumado a acessar diariamente para ver se estão funcionando.

Se funcionar, mas mesmo assim você precisar acessar a este site específico, nossa sugestão é que você envie um e-mail ou mensagem pelos canais de redes sociais para a empresa do site, informando-os do problema de conexão.

Mas se não funcionar e você continuar sem conexão, veja os tópicos a seguir, para identificarmos o que pode estar te deixando sem internet e saiba o que fazer para resolver.

 

Queda de conexão

No tópico anterior vimos como fazer para ver se o problema é no provedor do site, ou uma queda temporária no seu sinal, coisas que não devemos nos preocupar porque se resolvem sozinhas.

Mas uma vez verificado que o problema é de fato na sua conexão, veremos a seguir como resolver os problemas mais comuns que fazem com que você fique sem internet.

 

Posicionamento de Cabos e fios

A primeira coisa a fazer quando você constatou que realmente está sem internet é verificar o posicionamento dos cabos e fios do seu roteador.

O que acontece muito é alguém passar perto do aparelho e acidentalmente pode mexer o roteador, ou ir tirar o pó e sem querer um fio pode soltar, ou ficar mal conectado.

Então vale desconectar e conectá-los novamente. Com isso você também estará reiniciando o roteador, e isso pode resolver algum problema de falha de conexão que as vezes pode acontecer no aparelho.

 

Problemas no computador (HD, Virus, etc)

Alguns problemas comuns são no próprio computador, como quando o HD está com algum problema, ou se o computador está com pouca memória, e até mesmo se o computador estiver com algum vírus ou malaware.

Para verificar se este é o caso, acesse à rede Wi-Fi de outros dispositivos. Se você conseguir conectar no celular enquanto o computador não estiver conectando, o problema está no seu computador.

Para isso, o mais aconselhavel é levar seu computador em uma assistência técnica de sua confiança para que façam uma varredura e verificação no seu computador e assim resolvam seu problema.

 

Problema na conexão sem fio

Se você está conectado na rede Wi-Fi da banda larga da sua casa, é comum que o sinal apresente algumas instabilidades eventualmente.

Quando isto acontecer, vá no ícone de Wi-FI do seu computador e veja se o nome da sua rede aparece como disponível ou limitada.

Se estiver aparecendo como limitada ou não estiver aparecendo, desligue o roteador da tomada, espere uns minutos e ligue novamente. Aguarde- reiniciar e verifique se o sinal voltou a aparecer sem limitações.

Você também pode tentar mudar a senha do Wi-Fi da sua casa, e verificar se o problema pode ser por muita gente estar conectada ao mesmo tempo.

Se isto não resolver, continue lendo os próximos tópicos, porque pode ser que o problema esteja no roteador, na sua banda larga contratada ou até mesmo no seu provedor de internet.

 

Problema no roteador

Você sabia que seu roteador pode ser hackeado? Quando você compra o roteador ele vem com uma senha e login padrão. Se você não muda a senha, alguem pode conectar à distância, e acessar à todas as suas informações.

A seguir vamos mostrar como acessar e configurar o Roteador, para ninguém poder acessá-lo de longe. Mantendo suas informações e documentos seguros de pessoas mal intencionadas.

Veja como mudar a senha do roteador.

1. Para encontrar IP do roteador:

No Windows

  1. Na área de trabalho, aperte a tecla “windows”+R
  2. Escreva “cmd”, e pressione o “enter”
  3. Na tela preta que aparecer escreva “ipconfig” depois pressione “enter”
  4. Procure por “Gateway Padrão” e copie o número do lado

No Macbook

  1. No menu “maçã” selecione “preferências do sistema”
  2. Clique em “rede”
  3. Na proxima tela clique em “avançado”
  4. No canto inferior direito selecione “TCP/IP”
  5. Procure a informação “Roteador” e copie o número que aparecer

2. Para Acessar Roteador

  1. Num navegador (Chrome, Explorer, Mozila, etc) cole o número que você copiou no passo anterior
  2. Na tela de Login use as informações padrão que estão no manual do roteador
  3. Vá em configurações, procure a opção de mudar a senha e pronto!
  4. Você também pode aproveitar para mudar a senha do Wi-Fi por este caminho se quiser.
  5. Caso esqueça a senha do roteador e precise conectar-se a ele, é só fazer o “reset” do modem.

Além disso, nunca deixe sua rede de Wi-Fi sem senha, pois isso pode fazer com que muitas pessoas a possam acessar sem a sua autorização. E você pode acabar ficando sem conexão com a internet.

Veja também 9 formas simples de acessar internet de graça, de forma legal e sem hackear o roteador de ninguém.

 

Condições do modem

Quando a energia da sua casa cai, ou tem algum pico/variação na rede elétrica, o seu modem e roteador irão se desconectar. Na maioria das vezes, os aparelhos se conectam sozinhos em seguida.

Se isso não acontecer, você precisará verificar se as luzes do modem estão todas acesas (geralmente amarelas). Essas luzes são:

  • LAN/Ethernet – mostra a conexão entre modem e computador;
  • Wireless – sinaliza o estado da rede sem fio;
  • Power – mostra se o aparelho está recebendo energia;
  • ADSL/DSL – indica o funcionamento ou não do telefone fixo;
  • Data/Activity – mostra a ligação do modem com a internet.

Se uma destas luzes estiver apagada ou piscando, tire o modem da tomada, espere 10 segundos e ligue-o novamente. Espere todas as luzes se acenderem e veja se a conexão foi reestabelecida.

Mas se você continuar sem internet, você pode fazer o “reset” do modem. Mas tenha em mente que não é bom resetar o modem com muita frequência, pois isso pode fazer com que todas as configurações sejam apagadas.

Outro ponto importante a ser lembrado é que, se o seu modem de internet for muito antigo, ele pode provocar quedas no sinal da internet. Então, pode ser a hora de procurar um novo aparelho.

 

Número de aparelhos conectados à rede

Outra situação muito comum que pode ocasionar em uma queda de conexão é quando há muitos aparelhos conectados à sua rede ao mesmo tempo.

Dependendo do pacote de internet banda larga que você contratou, você tem um limite de velocidade que é fornecida a você. O que pode fazer com que você fique sem internet por um período. Ou com a internet bem lenta.

E também tem aquela possibilidade de ter algum vizinho usando sua rede sem você saber. Pra evitar este tipo de dor de cabeça, mude sua senha de internet para ver se a velocidade melhora.

Se você tem dois ou mais pontos de internet na sua casa, é interessante configurar para que cada um tenha um nome e senha. Você pode manter um só pra uso dos moradores, e o outro, para compartilhar com visitantes.

Dessa forma se acessarem o ponto de visitantes, isso não irá impactar no seu acesso da rede dos moradores, e garante que sempre terá uma boa velocidade.

 

Sua Banda Larga

Agora, se o problema de conexão ocorre com muita frequência, e você já seguiu todos os passos que falamos anteriormente, pode ser que você esteja sem internet por causa do pacote da sua operadora.

Pacotes mais básicos de 1MB ou 2MB de internet, podem não ser suficiente se você usa muito a internet em casa, e se você mora com muitas pessoas.

Ou pode ser que a empresa contratada não esteja entregando a velocidade que você comprou. Para isso você pode fazer um teste na velocidade de sua internet em nossoTeste de Velocidade.

Se este for o caso, você precisará entrar em contato com o seu provedor de internet e solicitar que eles resolvam a situação. Se não conseguirem resolver, veja o próximo tópico.

 

Talvez seja hora de mudar

Caso você tenha seguido todos os passos que citamos acima e mesmo assim não tenha melhorado sua conexão, a melhor solução é mudar de provedor de internet.

Há muitas empresas com ofertas de pacotes de Banda Larga para você comparar e assim decidir qual é o pacote e o provedor mais adequados às suas necessidades e ao seu bolso.

Veja as ofertas de banda Larga de algumas delas TIM Live, #NET-CLARO-WIFI, SKY, Oi Velox, Vivo Fibra e dependendo do seu caso, pode até tentar uma internet via satelite.

 

Conte-nos o que achou deste conteúdo. Você seguiu todas as nossas sugestões de solução para o problema de conexão? Qual deles te ajudou mais?