O que é Ping, Download e Upload?

Internet fibra ótica ultra rápida com telefone e TV de qualidade?
Ligue para a Vivo já!

0800 878 2312
O que é Ping, Download e Upload?

Ouvimos tanto falar de Ping, Download e Upload quando falamos sobre velocidade de internet e conexão, mas o que significa?

Saiba que essas nomenclaturas são importantes para compreender como funciona a sua internet, se o seu pacote de dados ou Banda Larga está entregando a velocidade contratada e também na hora de contratar um serviço de internet.

Neste artigo você vai entender o que é Ping, Download e Upload e como eles impactam o nosso dia a dia, seja no momento de trabalho ou lazer. Confira a seguir!

O que é Ping? O que ele significa?

O Ping é uma ferramenta presente nos sistemas operacionais e tem a função de testar a conectividade de uma rede entre os equipamentos conectados em uma mesma rede. Ele não confere apenas se o dispositivo está conectado, mas também mede o tempo de resposta.

O sistema foi criado pelo cientista Michael Muuss, em 1983, e o nome “Ping”, que significa Packet Internet Groper, ou Localizar de Pacotes de Internet em português.

Apesar do seu real significado, o criador explica que o nome faz analogia a um sonar. Assim como uma bolinha de ping-pong, com ele é possível medir em quantos milissegundos (ms) um pacote de informações leva para ir e voltar, medindo assim a latência da conexão com a internet.

O que acontece se o meu Ping estiver alto?

Para avaliar o tempo de resposta e consistência da conexão de rede, o Ping envia dados para outro aparelho ou servidor (que é o computador de uma empresa que disponibiliza o acesso ao conteúdo da internet) e fica aguardando o retorno. Quanto maior for o valor do Ping, mais lenta é a transmissão de dados e mais difícil será a sincronização das informações em tempo real.

O termo é muito utilizado por aqueles que jogam online (seja por console, celular ou computadores), pois as máquinas estão conectadas a um mesmo servidor disponibilizado pela plataforma do jogo e precisam estar sincronizadas em tempo real para que os jogadores conectados consigam jogar com qualidade. Por isso, milésimos de segundos podem fazer diferença, e a tendência do Ping é ser maior quando o servidor é de outro país.

Assim, quanto menor o valor medido pelo Ping, mais rápida é a sua conexão. Indica também que os equipamentos estão conectados da maneira correta. O indicado é que o Ping esteja no mínimo abaixo de 100 ms.

Como fazer o teste de Ping da minha conexão?

Para realizar o teste e saber o seu Ping, abra o Menu Iniciar, digite “cmd” no campo de pesquisa e dê Enter para executar o prompt de comando. Para executar o comando no macOS, basta abrir o Finder > Acessórios > Utilitários.

Dentro do prompt (uma tela parecida com o MS-DOS), digite “ping”, espaço e o endereço do site que você deseja medir (ex: ping www.portaldeplanos.com.br) e pressione Enter. Aguarde um momento até o prompt exibir as informações na tela.

Dentre tantas informações, você poderá analisar dois pontos importantes: em Estatísticas de Ping, você verá quantos Pacotes foram enviados, recebidos e perdidos. Caso tenha pacotes perdidos, significa que há um problema na conexão. Você também verá, na última linha, a média da velocidade em ms, que nada mais é do que cálculo do Ping.

Outra forma de medir a velocidade da sua internet e saber o seu Ping (ou Latência) é pelo Teste de Velocidade do Portal de Planos. Basta acessar https://portaldeplanos.com.br/teste-de-velocidade-de-conexao-da-internet/ e clique em “Iniciar Teste”. Esta é uma alternativa mais rápida e também segura para descobrir como está a sua conexão.

O que é Download?

O termo Download significa “Baixar”, e é a transferência de dados de um servidor para o dispositivo conectado à rede, como um celular ou computador.

Todas as nossas atividades online envolvem algum tipo de Download. Diferente do que estamos acostumados a ouvir, não está relacionado apenas ao ato de baixar (ou seja, fazer uma cópia) de arquivos grandes, como músicas, séries ou softwares. Ao abrir um site, por exemplo, você está fazendo um Download das informações daquele servidor para o seu aparelho.

O tamanho dessas informações nós chamamos de “Dados”, e ele pode variar de acordo com o arquivo. Receber uma mensagem de texto pelo WhatsApp consumirá menos dados do que receber um vídeo, por exemplo.

Se você comprar um pacote de dados para seu celular de 50 GB, significa que você pode fazer download dessa quantidade de dados. Em relação ao plano de Banda Larga, você compra pela velocidade de MB por segundos. Por isso, serviços de streaming e jogos online exigem uma conexão mais rápida.

O que é Upload?

Assim como no Download você recebe dados, o Upload é o ato de enviar arquivos para um servidor. O termo é mais comum para quem faz backup, mas o Upload está mais presente no dia a dia do que pensamos.

Quando você posta uma foto em uma rede social, envia uma mensagem de texto a uma pessoa no WhatsApp ou faz uma busca no Google, você está fazendo um Upload, ou “subindo” um arquivo, como algumas pessoas dizem.

Qual a diferença entre Upload e Download?

Da mesma forma que recebemos de informações no Download, também há o envio de dados durante a navegação, o Upload. Os dois processos são muitos parecidos e opostos. Isso acontece porque o uso da internet é basicamente uma troca de informações entre aparelhos.

Mas então, por que as velocidades de Download e de Upload dos plano de internet vendidos pelas operadoras são diferentes? O motivo é que fazemos uma quantidade muito maior de Download do que Upload, ou seja, recebemos mais dados do que enviamos. Contudo quem costuma fazer Upload com frequência, como postar vídeos no YouTube ou jogar online, pode precisar de um plano com maior velocidade na hora de contratar.

Existe alguma forma de aumentar a velocidade?

Muitas vezes a melhor opção é contratar um pacote de dados ou serviço de Banda Larga com maior velocidade ou até mesmo trocar de operadora, mas nem sempre essa é uma opção viável no momento.

Por isso separamos algumas dicas de como melhorar a performance da sua internet:

  • Posicione o roteador em um local do ambiente que não fique escondido dentro de móveis. E de preferência, deixe no cômodo que você mais utiliza o computador, pois as barreiras físicas, como paredes, podem atrapalhar o alcance. Você também pode colocar um repetidor de sinal;
  • O roteador pode travar e é necessário reiniciá-lo de tempos em tempos, para isso basta retirar da tomada, aguardar alguns segundos e conectar novamente;
  • Se você utiliza o serviço de Torrent, saiba que quanto menos pessoas estiverem compartilhando o arquivo ao mesmo tempo, mais lento será o Download. Esses programas também consomem muito o serviço de Upload;
  • Redefina a senha do seu wi-fi para garantir que ninguém está se aproveitando da sua internet. Quanto mais aparelhos conectados na mesma rede, menor será a velocidade;
  • Existem alguns programas chamados Aceleradores de navegação, eles fazem algumas modificações no navegador, como salvar fragmentos de site e modificar o tamanho dos arquivos que são baixados;
  • Baixe um programa ou aplicativo de limpeza para excluir arquivos temporários que consomem sua conexão;
  • Faça o teste de conexão (confira no final do texto!) em mais de um aparelho para verificar se ele não está com um problema técnico. Verifique também se a falha não está no roteador antes de reclamar com sua operadora, testando a internet com um cabo de rede;
  • No celular, verifique os aplicativos que estão consumindo a internet em segundo plano, como GPS. Existem algumas opções de aplicativos mais leves e com menos recursos, como o Facebook Lite, por exemplo.

O que é Nuvem? Como fazer Upload em servidores Cloud?

O armazenamento de dados em Nuvem é um serviço disponibilizado por várias empresas para salvar dados em um servidor externo, que você pode acessar a qualquer momento e de qualquer lugar por meio da conexão de internet. A Nuvem é um espaço seguro, já que você criará um login e senha e poderá vincular outros dados para aumentar a segurança, como o número de celular, por exemplo.

É chamado de Nuvem, ou Cloud em inglês, pois os dados não ficam armazenados em um espaço físico como um HD, mas sim em um servidor. A vantagem de usar esse serviço é liberar espaço de armazenamento no seu dispositivo e também para não correr o risco de perder os arquivos caso o aparelho pare de funcionar, por exemplo.

Alguns dos servidores de Nuvem mais conhecidos são: Google Drive, OneDrive da Microsoft, Dropbox e o iCloud da Apple. Eles disponibilizam um espaço gratuito de armazenamento e você pode expandir assinando seus respectivos planos.

O que isso tem a ver com Upload? É simples, para fazer backup de arquivos na Nuvem, você fará o envio deles do seu dispositivo, realizando assim um Upload. Toda vez que quiser baixar esses arquivos novamente ou acessar em outro aparelho, você estará fazendo um Download.

Como medir a taxa de Download e Upload da minha internet?

Agora que você entendeu o que é Ping, Download e Upload, que tal conferir como está a sua internet? Para medir a velocidade da sua internet, você terá que usar um velocímetro online. Ele ajuda a saber se a operadora está entregando a velocidade contratada e, se você sente que sua conexão não está entregando um bom desempenho, essa é a melhor forma de tirar sua dúvida.

Com o Teste de Velocidade do Portal de Planos, você tem acesso não apenas a taxa de Download do seu pacote de dados, mas também a taxa de Upload!