Nono dígito: 3 apps para adicionar direto na sua agenda

Quer um plano de celular ideal, com tudo o que mais precisa?

Contrate já o Vivo Controle!

CONFIRA
Google PlusLinkedin

Já é comum vermos um “9” à esquerda de números de celular, não é verdade? Essa decisão foi tomada com o objetivo de aumentar a disponibilidade de números de celulares, já que os oito dígitos não iriam suportar a demanda por muito tempo. De 2010 a 2016, a implementação do processo foi sendo feita em diferentes etapas.

As operadoras de telefonia móvel não ficaram responsáveis por fazer essa alteração na agenda dos clientes. Coube a cada um inserir manualmente o 9 antes do número a ser chamado ou, o que é mais fácil, usar um aplicativo para fazer isso de forma automática.

Quer saber como inserir o nono dígito de forma mais rápida nos números da sua agenda? É só continuar a leitura!

Para que serve o nono dígito?

Com a crescente demanda de aparelhos celulares em todo o mundo, inclusive no Brasil, foi necessário disponibilizar mais números para os usuários da telefonia móvel. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 226,7 milhões de números estavam em uso no Brasil em 2019. 

Além disso, o nono dígito teve a função de padronizar a numeração dos telefones móveis no país. Ao ver um número de telefone iniciado pelo algarismo 9, você já sabe que se trata de um aparelho móvel e não de fixo.

Como a inclusão do nono dígito é obrigatória, inclusive para ligações para outro estado, você deve discar: 0 + código da operadora + código da região + 9 + oito dígitos antigos.

Quais estados tem o nono dígito?

Todos os estados brasileiros, atualmente, têm o nono dígito. Em 2012, o primeiro estado da lista a contar com a novidade foi São Paulo, por ter o maior número de linhas e, consequentemente, mais urgência na ampliação da quantidade de números disponíveis. Depois, em 2013, Rio de Janeiro e Espírito Santo também aderiram. Na sequência, Minas Gerais, Bahia e Sergipe — até se completar, em 2016, a implementação em todos os estados.

Existem aplicativos para incluir o número extra?

A princípio, a maioria dos brasileiros teve o enorme trabalho de incluir, manualmente, o nono dígito em todos os números da agenda. Porém, aos poucos, as próprias operadoras começaram a lançar alguns aplicativos para ajudar nessa tarefa. Veja a lista com 3 opções!

1. 9º Dígito TIM

A TIM preparou o 9º Dígito TIM, um aplicativo que, além de integrar o 9 antes do número antigo, insere também o código da operadora (41) para fazer as chamadas — disponível para iOS e Android. Porém, esse app só funciona para os clientes TIM. Então, nada de usar o Nono Dígito TIM com chips de outras operadoras!

2. Embratel — Claro

O app Embratel 9º Dígito pode ser baixado em Android ou iOS e funciona como o que foi descrito acima: basta permitir que o aplicativo acesse os contatos da sua agenda e seguir o passo a passo.

Ele vai atualizar a agenda e, além de inserir o 9 nos novos contatos, também acrescenta o 21 como código da operadora.

3. Vivo 9º Dígito

A Vivo também tentou ajudar os usuários a se adaptarem ao novo formato — porém, o app não foi muito bem avaliado por eles na App Store. A aplicação apenas acrescenta o 9 à esquerda do número registrado, sem as demais funcionalidades dos outros apps.

A vantagem é que, apesar de ser da Vivo, funciona em aparelhos de qualquer operadora.

Hoje, o sistema de nono dígito para telefonia móvel já está totalmente implementado no Brasil e nós já nos acostumamos àquele número 9 no início, não é? Se você ainda não adaptou toda a sua agenda, aproveite para baixar um dos aplicativos indicados e atualize!

Falando em operadoras, quer saber qual é a melhor do Brasil? Confira no nosso post!

nono-digito
00
Google PlusLinkedin