Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Como testar a velocidade da sua internet?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Video travado no tablet.

Testar frequentemente a velocidade da internet é uma forma de acompanhar a qualidade dos serviços prestados pela operadora, verificando a existência de oscilações na transmissão de dados que podem comprometer o uso e levar a situações desagradáveis.

É uma ferramenta simples e fácil de usar que fornece informações importantes para garantir os direitos do consumidor, ou seja, se o que foi especificado no contrato está de fato chegando na sua casa com a devida eficiência.

O teste de velocidade é uma solução acessível, prática e gratuita para verificar a qualidade da internet banda larga contratada, por isso é extremamente importante. Confira neste post como testar a sua internet e certificar que tudo está conforme o estabelecido na aquisição do plano!

Qual a importância de testar a velocidade internet?

A internet é um recurso indispensável atualmente e essencial para estudos, trabalho e lazer. Interromper as atividades e ter dificuldades para acessar páginas ou fazer downloads devido à internet lenta com certeza é bastante desagradável.

Por esse motivo, é importante monitorar a velocidade da sua internet e identificar possíveis oscilações que podem ser prejudiciais ao seu uso. Com a informação correta, você pode entrar em contato com a operadora e solicitar ajustes caso seja necessário.

Além disso, testar a velocidade da internet proporciona transparência para saber a real eficiência e se está recebendo o que foi estabelecido no contrato. É um fator fundamental para ter satisfação com os serviços.

O que é avaliado no teste?

O teste de velocidade analisa aspectos que vão compor a sua utilização, basicamente vai detectar a velocidade para acessar páginas e baixar arquivos, demonstrando se está de acordo com o plano contratado.

São analisados no teste de velocidade, os seguintes fatores.

Velocidade de upload

Consiste na velocidade de envio de arquivos para outros computadores e podem ser anexos de e-mails, enviar dados para a nuvem, colocar fotos e vídeos nas redes sociais. Embora não seja tão utilizado quanto o download, é importante saber qual é a capacidade disponível.

Velocidade de download

Principal informação do teste, o download é a velocidade que o seu dispositivo baixa arquivos da internet, ou seja, para navegar, acessar páginas, serviços de streaming e ver filmes na Netflix ou outra plataforma. É a velocidade contratada no plano e deve estar próxima do que está no contrato com a operadora.

Latência ou PING

A latência significa o tempo de espera para a conexão entre dispositivos na mesma rede. Se a velocidade da latência foi menor, maior será a rapidez da internet. Saber esses dados é importante para verificar se existe algum problema e melhorar a navegação.

O que pode reduzir a velocidade da internet?

Dificilmente a conexão por cabos é utilizada nas residências e o Wi-Fi é a opção preferida. Antes de medir a velocidade é necessário verificar se algo está influenciando e comprometendo a qualidade e o sinal da internet.

Verifique as seguintes situações antes de fazer o teste de velocidade.

  • posição do roteador;
  • obstrução do roteador;
  • quantidade de dispositivos conectados à rede sem fio;
  • distância entre o dispositivo e o roteador;
  • antenas fracas ou baixa;
  • equipamentos antigos;
  • vírus.

Como fazer o teste de velocidade?

O teste de velocidade é bem simples, rápido e pode ser realizado a qualquer momento. Entretanto, é imprescindível contar com uma ferramenta confiável, oferecida por um site reconhecido, como o teste oferecido pelo Portal de Planos.

Após iniciar o teste e aguardar alguns instantes até que seja concluído, você vai ter acesso às informações principais sobre o seu plano e assim analisar se o provedor está cumprindo com o estabelecido em contrato.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece normas e padrões para as operadoras seguirem, com o objetivo de garantir os direitos do consumidor. No caso da internet, é obrigatório que os prestadores de serviços ofereçam valores de acordo com o plano contratado.

Velocidade de conexão para download deve ser de 80% do valor do pacote. A medição de velocidade em tempo real, testada a qualquer momento, não pode ser inferior a 40% do valor contratado.

Se na interpretação dos resultados do teste de velocidade não corresponderem os limites ideais, é recomendável entrar em contato com a operadora e informar o ocorrido para buscar soluções e restabelecer a qualidade dos serviços.

Cuidados para ter eficiência no teste

Para obter um resultado preciso é importante tomar alguns cuidados para evitar que a conexão sofra desvios ou fique saturada no momento do teste. Portanto, antes de iniciar o teste certifique que:

  • todos os aplicativos e downloads estão fechados;
  • que não há nenhum tipo de uso sem fio;
  • todos os dispositivos estão desconectados.

Garantindo que só o dispositivo que vai ser usado para o teste esteja ligado os resultados serão mais claros e realistas. É essencial fazer o teste periodicamente e não somente quando notar que a velocidade está reduzida. Com um período maior de testes, você pode saber como está o comportamento e ter mais argumentos.

Mesmo com o avanço da tecnologia, os serviços de telecomunicações são passíveis de muitas interferências que comprometem a qualidade e frustram as expectativas do consumidor.

Contudo, muitas situações podem ser resolvidas sem desgastes, apenas monitorando a velocidade da internet para acionar a operadora caso seja preciso e assim resolver os problemas.

Para tanto, contar com um teste de velocidade de internet confiável é a garantia que os resultados serão precisos, para acompanhar o fornecimento do serviço e preservar os seus direitos.

O Portal de Planos oferece o teste ideal para saber exatamente como está a situação da sua internet. Gratuito e fácil de usar, em poucos minutos você tem resultados certos sobre os serviços de todas as operadoras do mercado.

Portanto, se você deseja certificar que está tudo dentro do combinado e da legalidade, o teste de velocidade é a melhor opção. Serve até mesmo com um indicador para a sua satisfação, se os serviços atendem às suas necessidades ou se será preciso analisar outras possibilidades.

Agora que você já viu informações relevantes para monitorar a sua conexão à internet, acesse o teste de velocidade da internet do Portal de Planos e garanta que os seus resultados vão ser seguros e confiáveis!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.