Dicas

Atualizado em
Leitura 4 min

Bloqueio do WhatsApp: conheça outros apps para substituir

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Bloqueio do WhatsApp: celular com imagem de cadeado e mão tentando desbloquear

Apesar de ser o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado da atualidade, é comum que às vezes aconteça o bloqueio do WhatsApp, afetando bilhões de usuários por todo o mundo.

Seja por instabilidade do servidor, problemas de conexão ou falhas no aparelho, o fato é que as pessoas só percebem que o app não está funcionando corretamente após verem que suas conversas são interrompidas repentinamente ou quando param de receber notificações durante um intervalo de tempo.

Mostraremos como você deve proceder se ocorrer um bloqueio do WhatsApp e quais são as melhores alternativas para driblar esse problema até que a situação seja normalizada. Continue a leitura para saber mais!

Como saber se o WhatsApp está bloqueado?

Existem diversos motivos pelos quais pode ocorrer o bloqueio do WhatsApp, como falhas em servidores, instabilidade de conexão (4G ou Wi-fi), problemas no smartphone do usuário ou até mesmo ordens judiciais.

Se você está enfrentando problemas para utilizar o app em seu celular ou pelo WhatsApp Web, a seguir mostraremos como checar se está realmente bloqueado.

Verifique a sua internet

O primeiro passo é investigar se o bloqueio do WhatsApp não está acontecendo apenas em seu smartphone. Portanto, feche o aplicativo, abra-o novamente e tente enviar uma mensagem para alguns contatos.

É muito comum que o app pare de funcionar por causa de falhas no servidor e as mensagens não cheguem ao destinatário. Caso as mensagens enviadas permaneçam com o ícone do relógio ao lado, indicando que nem chegaram a ser enviadas, é a hora de realizar testes de conexão. Tente abrir sites no navegador e acessar outras redes sociais para conferir se o Wi-Fi ou o 4G estão funcionando.

Verifique os relatórios de monitoramento

Existem sites que monitoram a estabilidade do WhatsApp e emitem relatórios online sobre falhas de funcionamento, como as seguintes plataformas:

É comum que erros de servidor afetem simultaneamente diversos usuários de regiões específicas. Por isso, é necessário procurar por relatórios de falhas específicos sobre o Brasil nessas ferramentas.

Confira o Google Trends

Esta ferramenta permite que você analise picos de buscas segmentadas, como “WhatsApp fora do ar”, “WhatsApp caiu” ou “bloqueio do WhatsApp”. Caso as pesquisas tenham aumentado nas últimas horas, significa que mais pessoas estão passando pelo problema, o que indica um possível erro de servidor.

Lembrando que é importante especificar a região (Brasil) e filtrar para que apareçam apenas os resultados da última hora ou das últimas quatro horas, para acessar um gráfico que indicará o crescimento das buscas.

Como substituir o WhatsApp durante um bloqueio?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre os motivos que podem causar o bloqueio do WhatsApp e o que fazer para descobrir a origem do problema, mostraremos as principais alternativas para substituir o aplicativo.

Telegram

O Telegram é considerado o principal “concorrente” do WhatsApp pelo fato de ser versátil, leve e altamente funcional. Basicamente, a plataforma oferece os mesmos recursos de comunicação — chamadas de voz e vídeo, troca de mensagens por texto, compartilhamento de arquivos — e pode ser utilizada em aparelhos de qualquer sistema operacional.

Por lá, você também pode usar stickers, também conhecidos como figurinhas, que se tornaram bastante populares desde que a funcionalidade foi lançada no app.

Facebook Messenger

Disponível para qualquer plataforma, o Facebook Messenger é gratuito e fácil de usar. Nele, os usuários podem trocar mensagens, realizar chamadas de voz ou de vídeo, enviar e receber arquivos e muito mais.

Hangouts

Este é o messenger do Google que pode ser acessado tanto pelo navegador no desktop quanto pelo aplicativo em seu dispositivo móvel. Disponível para iOS, Outlook, Chrome e Android, a plataforma permite bate-papo por texto, chamadas de áudio e vídeo, além de compartilhar arquivos.

Skype

Mundialmente conhecido pela qualidade dos serviços e estabilidade do sistema, o Skype permite a realização de chamadas de voz ou de vídeo gratuitamente. Nele, é possível se comunicar com usuários do mundo inteiro de maneira simples e eficiente.

Outros

Além das opções que mostramos acima, existem diversas alternativas para driblar um possível bloqueio do WhatsApp, como:

  • Viber;
  • Line;
  • ICQ;
  • Kik Messenger;
  • Kakao Talk Messenger.

Como você pôde conferir, existem diversos motivos para que ocorra o bloqueio do WhatsApp, mas isso não significa que você precisa ficar sem se comunicar com seus amigos ou familiares, já que existe uma vasta gama de alternativas disponíveis. Mostramos também como checar se o problema é geral ou se é apenas uma falha em seu dispositivo.

O que achou deste artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto que queira compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

dicas/bloqueio-do-whatsapp
4.800