Celular

Leitura 5 min

Como desativar rastreamento do Google no celular? Confira o tutorial!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mão de pessoa usando celular

Se você tem um celular ou tablet Android, você talvez já tenha percebido que o sistema rastreia sua localização a todo momento. O Google usa isso para oferecer notificações úteis, como os horários de ônibus ou com mais trânsito para locais que você frequenta, além de melhorar o serviço do Google Maps.

Tem gente que não se importa com isso e até gosta das informações que o Android envia, com base no rastreamento do Google. Mas muitas pessoas acham que isso é uma forma de invasão de privacidade — afinal, o sistema sabe onde você está a todo momento e por onde você andou.

Por isso, a empresa dá a opção de desativar rastreamento do Google e você só continua oferecendo seus dados se você quiser. 

Se você quer desativar rastreamento do Google, saiba que é bem simples e você pode fazer isso com alguns toques na tela do seu smartphone Android. Nesse post, a gente explica o passo a passo completo para você.

O que é o rastreamento do Google?

Você talvez nunca tenha parado para pensar nisso, mas o Google é muito mais do que aquele site que nós usamos para fazer pesquisas ou o aplicativo de mapas. A empresa fornece muitos outros serviços e isso inclui o sistema Android, que roda nos celulares de várias marcas, como Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Multilaser e outras. 

Para saber a sua localização, o sistema Android usa os dados do GPS do seu celular e das redes de celular que ele se conecta, além de redes de wi-fi públicas. Agora, você talvez se pergunte: por que o Google quer saber minha localização?

O rastreamento do Google é importante para várias funções do sistema Android e para muitos apps que você usa no dia a dia. Assim, o sistema pode mandar a previsão do tempo do local em que você está, avisar sobre seus compromissos e como chegar neles e enviar propagandas de estabelecimentos próximos de você, por exemplo.

O rastreamento também é importante para você localizar seu celular, caso sofra um assalto ou perca o aparelho.

Além disso, o Google usa a localização de todos os usuários para melhorar o Google Maps: é assim que ele mostra dados sobre congestionamentos no mapa e gráficos de horários mais visitados em locais públicos, por exemplo. 

Também é interessante observar que outros apps usam os dados do rastreamento do Google, para diversas funções: o Uber e o 99 usam sua localização para saber onde você está pedindo o carro, as redes sociais usam esses dados para personalizar o que mostram para você, entre vários outros exemplos.

Por fim, vários aplicativos e sites também usam esses dados para mostrar propagandas — o que desagrada algumas pessoas. 

Pensando por esse lado, podemos dizer que existe uma troca: você aproveita essas funções, que auxiliam no dia a dia, mas concorda em deixar o Google rastrear sua localização, para que eles funcionem.

Algumas pessoas não se incomodam com isso e gostam das funções. Mas, se você não gosta da ideia de ter uma empresa sabendo sobre todos os seus passos, a gente explica como desativar rastreamento do Google, de forma simples e rápida.

Como desativar rastreamento do Google no Android?

Desativar essa configuração no seu celular ou tablet é muito simples e mesmo quem não tem tanta intimidade com a tecnologia vai conseguir fazer isso — em pouco tempo e com alguns toques na tela. 

A localização de alguns menus pode mudar de um aparelho para outro — Samsung ou Motorola, por exemplo — mas você vai conseguir se virar muito bem com esse passo a passo, a seguir.

  1. Entre nas configurações do seu aparelho (aquele botão com uma engrenagem);
  2. Procure um item escrito "segurança", "localização" ou algo semelhante. Em alguns celulares, pode estar como "biometria e segurança", por exemplo. Nessa tela, você vai ver o botão para ativar ou desativar a localização. 
  3. Se o botão estiver azul e para a direita, quer dizer que o rastreamento de localização do Google está ativado. Para desativá-lo, é só tocar no botão, que ficará cinza e se moverá para a esquerda, como um interruptor.

Você também pode desativar rastreamento do Google pela tela inicial do celular. 

Para isso, basta puxar sua tela de cima para baixo, para ver as configurações rápidas. Na maioria dos celulares, há um botão "local", nesse menu. Toque e segure este botão para desativar rastreamento do Google.

Talvez apareça uma tela pedindo para você confirmar, mas é só clicar em "confirmar" e pronto: o rastreamento de localização estará desativado.

Feito isso, o Google não vai mais rastrear seu celular pelo GPS ou pelas redes de celular, como explicamos no início. Por outro lado, as funções do sistema Android e dos apps que dependem da localização podem não funcionar mais, como a previsão do tempo, trânsito, entre outras.

Além disso, alguns apps, como o Uber, podem não funcionar direito.

Como impedir que apps usem minha localização no Android?

Se você fizer o passo a passo que explicamos no item anterior, o sistema Android não vai usar o rastreamento do Google para mais nada, no seu celular. Mas e se você quer impedir apenas que alguns apps específicos usem sua localização (como o Facebook) enquanto outros (como o Uber) podem continuar usando? Essa opção existe! 

Para isso, você deve acessar a mesma tela onde você encontrou o botão para ativar ou desativar a localização. Logo abaixo dele, você verá outro botão, chamado "permissões de aplicativos".

Tocando nele, você vai abrir outra tela, onde você pode decidir quais apps podem usar o rastreamento do Google e quais não podem.

Essa é uma ótima maneira de continuar aproveitando as funções que você gosta, mas sem deixar que outros apps em que você não confia tenham acesso aos seus dados. Uma vez que você mexer nessas permissões de aplicativos, elas ficarão salvas e você poderá se sentir mais seguro para usar o seu celular. 

Você prefere desativar rastreamento do Google ou não se importa em compartilhar sua localização com os aplicativos, para ter acesso às funções extras? Conte sua opinião para a gente nos comentários!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.