Aprenda como formatar seu celular quando começar a travar!

Quer contratar um plano de TV SKY Pré pago e assistir seus canais favoritos a hora que quiser?
Adquira seu equipamento por 6x de R$8,00!
0800 580 2940

Sabe quando o celular começa a travar, ou os aplicativos não abrem direito? Ele pode estar com um problema ou virus. Nestes casos é importante saber como formatar celular para poder resolver o problema.

Seu celular está com a bateria acabando muito rápido, com o sistema travando como frequência, ou memória interna insuficiente? Veja se já está na hora de formatar seu aparelho, ou se da pra resolver de outra forma.

Veja o que falaremos a seguir:

  • O que significa formatar celular?
  • Quando devo formatar meu celular?
  • Como formatar o aparelho?
  • O que fazer se o problema não resolver?

 

O que significa formatar celular?

Existem duas formas de formatar um aparelho celular. Uma é apagando dados do aparelho manualmente para liberar espaço de memória interna e assim melhorar o desempenho do sistema operacional dele.

E a outra forma é restaurando aos padrões de fábrica do celular, e limpando todas as informações que podem estar causando algum problema no aparelho de uma só vez.

Isso acontece porque ao longo do tempo o aparelho vai acumulando muitos dados de cache em diversos aplicativos e cookies de sites, entre outros dados que acabam deixando o aparelho mais devagar.

E em muitos casos não é necessário restaurar aos padrões de fábrica para resolver estes problemas. Veja a seguir quais açoes tomar para apagar dados para liberar memória do aparelho sem perder nada importante.

 

Quando devo formatar meu celular?

O primeiro passo é saber quando você deve formatar seu aparelho, pois é um processo irreversível. Tudo que estiver no aparelho será deletado e você terá o celular como quando veio de fábrica.

Então observe bem o funcionamento do seu aparelho, veja a seguir:

1. Aplicativos não funcionam ou fecham sozinhos

Se mais de um aplicativo não estiver funcionando direito, não abre quando você o seleciona ou fecha sozinho, pode ser que seu aparelho esteja mesmo com um problema.

Se apenas um aplicativo estiver dando problema, vale a pena tentar reinstalar o aplicativo. Se este aplicativo for o Whatsapp, veja nosso artigo sobre O que fazer se o Whatsapp parou de funcionar.

2. Aparelho trava constantemente

Quando o seu celular fica travando o tempo todo e você precisa reiniciá-lo com frequência, isso acontece por uma série de possíveis razões.

Você pode ter algum virus no aparelho, tanto por aplicativo quando conteúdo infectado. Ou caso ainda não tenha atualizado o sistema operacional, e até mesmo por falta de espaço para armazenamento na memória do aparelho.

Se você resolver todos estes problemas atualizando o aparelho, limpando o cache dos aplicativos, apagando aplicativos e documentos não utilizados, então realmente pode ser a hora de formatar seu smartphone.

Mas antes, tente fazer uma limpa. O CCleaner tem uma versão aplicativo para Android que faz a Análise de seu aparelho, mostrando Thumbnails, Cache e dados que podem ser apagados para otimizar seu aparelho.

Sem contar que o aplicativo também te mostra os aplicativos menos usados por você, para saber quais aplicativos você pode apagar. Você também pode ocultar aplicativos fixos do aparelho para otimizar seu funcionamento.

3. Bateria acaba depressa

Se a bateria do seu aparelho acaba muito rápido, pode ser que ela já esteja no fim de sua vida útil e precise ser trocada, algo muito normal hoje em dia.

Mas antes de ir trocar a bateria do seu smartphone, verifique se não tem algum aplicativo que consome muita bateria do seu aparelho, o problema pode ser bem mais simples de resolver desta forma.

Alguns smartphones já vem com um programa que detecta se algum aplicativo consome muita bateria, caso seu aparelho não venha veja alguns aplicativos de para economizar a bateria do celular.

4. Aparelho está esquentando muito

Se você usa muito seu aparelho principalmente com aplicativos de jogos, e outros que consomem bastante bateria durante o uso, é comum que o celular esquente. Mas se ele faz isso sempre e sem motivo, há algo errado.

A bateria aquecendo demais pode ser causada por algum erro no sistema que pode ser resolvido com a formatação do aparelho.

 

Como formatar o aparelho?

1. Apague arquivos desnecessários

Faça uma limpa em arquivos, fotos, vídeos e aplicativos que você nunca usa do seu aparelho. Limpe o cachê do seu aparelho, arquivos de mídia do Whatsapp etc.

Para excluir este tipo de arquivos, você deve entrar na pasta de armazenamento interno do celular. Ou use um aplicativo com o CCleaner para fazer este tipo de análise e limpeza de dados e aplicativos não usados.

Talvez assim você já consiga resolver o problema do seu smartphone, mas caso contrário, veja o próximo passo.

2. Faça backup de seus arquivos

Antes de apagar seus arquivos, faça o backup de seus contatos, fotos, documentos e vídeos do aparelho. Tudo o que for importante, informações e dados.

Para fazer o backup interno do aparelho o processo é diferente para cada sistema operacional.

Android

  • Entre em sua conta no Google.
  • Acesse a opção de “Contas” e “Conta do Google”.
  • Deixe ativada a opção de “sincronização e backup”.
  • Em seguida, vá na aba de configurações e selecione a opção de “Backup”

iOS

  • Vá na aba “Ajustes” do iCloud
  • Selecione “iCloud” depois vá em “Backup”.
  • Clique em “Fazer backup agora”.

Windows

  • Acesse a aba de “Configurações”.
  • Selecione a janela de “Backup”.
  • Configure os arquivos que devem fazer parte do backup (fotos, mensagens, aplicativos).

Para fazer backup do seu aparelho você precisa estar conectado à uma rede de Wi-Fi. Veja também nosso artigo Está sem internet? Aprenda como resolver problemas de conexão.

 

3. Formate aparelho alterando configurações

Agora que você fez fez o backup de seu aparelho, veja abaixo como formatar seu celular. Lembrando que a formatação do celular é uma ação irreversível.

O processo varia de acordo com o sistema operacional de cada smartphone:

Android

  • Vá nas “Configurações” do celular.
  • Clique em “Fazer backup e redefinir”.
  • Selecione como quer fazer a redefinição. “Redefinir Configurações” (volta aos ajustes padrão), “Redefinir as Configurações de Rede” (Wi-Fi, Bluetooth, etc.) ou “Restaurar Padrões de Fábrica”, (deleta tudo)

iOS

  • Vá em “ajustes” e selecione “Geral”.
  • Selecione “Redefinir” e depois “Apagar Conteúdo e Ajustes”.
  • Insira sua senha e clique em “Apagar iPhone”, restaurando as configurações originais do aparelho.

Windows

  • Vá no menu de configurações se selecione a opção “Sobre”.
  • Clique em “Restaurar configurações de fábrica”.
  • Aguarde o redirecionamento com mensagem “Aviso!”, explicando o que vai acontecer com o aparelho.
  • Confirme a realização da formatação.

Outra forma de formatar é apagando todos os dados do aparelho através do computador. Geralmente recorremos a esta opção em casos de perda e roubo, mas pode ser uma boa ideia, veja como bloquear celular e apagar dados.

 

O que fazer se o problema não resolver?

Se depois de todos os passos anteriores o seu celular continuar apresentando os mesmos problemas, é hora de falar com um especialista.

Veja se o aparelho ainda esta dentro da garantia e procure uma assistência técnica autorizada da empresa (lembrando de levar a nota fiscal).

Tenha em mente que a garantia cobre apenas defeitos de fábrica, como problemas no armazenamento interno, bateria aquecendo demais ou que dura pouco, e mal funcionamento do sistema.

 

Este artigo te ajudou com suas dúvidas? Conseguiu melhorar o funcionamento do seu aparelho com nossas dicas? Deixe suas impressões nos comentários.