Celular

Atualizado em
Leitura 4 min

Portabilidade TIM: passo a passo para trocar seu número

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Portabilidade TIM: senhora usando celular

Em vigor desde 2009, a portabilidade representou um marco no relacionamento entre operadoras e clientes e é considerada um dos maiores avanços para o consumidor brasileiro. Afinal, desde que entrou em funcionamento, esse serviço tem permitido que os usuários aproveitem as condições e planos oferecidos pelas operadoras de telefonia sem a necessidade de trocar seu número de telefone.

Segundo dados da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), mais de 10 milhões de pedidos de portabilidade foram solicitados junto ao órgão em 2019. Esse número é 32,5% maior do que foi registrado no ano anterior, quando 7,87 milhões de pedidos foram feitos. Portanto, esse é um recurso bastante utilizado pelos consumidores brasileiros que se encontram insatisfeitos com suas operadoras atuais. 

Mas você conhece quais são as vantagens e como fazer a portabilidade TIM? Leia este post e fique por dentro de todas essas informações. 

O que é a portabilidade?

A portabilidade é um serviço que permite ao usuário a oportunidade de trocar de operadora mantendo o número de telefone atual. Disponível tanto para telefone fixo quanto para celular, esse é um mecanismo que foi criado pela Anatel para tornar mais fácil a vida dos clientes que desejam trocar uma empresa de telefonia por outra sem o transtorno de precisar avisar todos os contatos sobre uma eventual mudança de número.

Porém, existem duas condições para que a portabilidade se torne possível de acontecer. No caso da telefonia móvel, é preciso que ocorra ela ocorra dentro de um mesmo código de área. Já nos casos de troca de operadora de telefonia fixa, é necessário que ela ocorra dentro de uma mesma área local. 

Como funciona e quais são as principais vantagens da portabilidade?

Normalmente, uma portabilidade numérica de celular funciona da seguinte forma: o cliente procura um canal de atendimento da operadora para a qual deseja migrar seu número e informa a vontade de portar a sua linha para a mesma. Em seguida, após escolher um plano, o processo de portabilidade é iniciado pela operadora atual, que realiza a migração junto à operadora antiga sem a necessidade de que o cliente solicite qualquer tipo de cancelamento prévio. 

Segundo as regras da Anatel, a portabilidade deve ocorrer em até três dias úteis e o usuário não pode ficar sem sinal mais do que 24 horas. Porém, na maioria das vezes esse processo não leva mais do que duas horas. 

Entre as principais vantagens de fazer uma portabilidade numérica, vale a pena destacar três pontos que realmente chamam a atenção em relação a essa troca, que são:

  • manutenção do número: sem dúvidas essa é a principal vantagem de portar um número de uma operadora para outra, uma vez que você não precisará informar a todos os seus contatos uma eventual mudança de número; 
  • preços e planos mais competitivos: esse é um dos ganhos mais interessantes que a portabilidade trouxe ao mercado de telefonia, afinal com a troca de operadora facilitada pelo fato da manutenção do número atual, as empresas do setor começaram a oferecer ofertas e benefícios cada vez mais atrativos aos consumidores; 
  • satisfação garantida: outro ponto de destaque da portabilidade é o fato do consumidor não precisar mais ficar insatisfeito com o serviço de uma operadora por receio de trocar e ter muitas dores de cabeça com esse processo de migração, uma vez que ele é simples e de fácil execução.

Como funciona a portabilidade TIM? 

São três as formas conseguir levar o seu número para a TIM. É importante lembrar que em nenhuma delas é necessário que você entre em contato com a sua operadora atual e que o serviço de migração não tem nenhum custo para o cliente. Confira a seguir como você pode fazer a portabilidade TIM e uma breve explicação de como funciona cada uma delas.

Internet

Para planos controle e pós-pago, a internet é o meio mais prático para fazer a solicitação de portabilidade TIM: em poucos passos você conseguirá resolver tudo sem precisar sair de casa. 

Basta acessar o site da operadora, selecionar o estado onde você mora, clicar na aba Portabilidade, conhecer os planos controle e pós-pago disponíveis e solicitar a contratação do mesmo. A partir daí, basta seguir os passos que serão indicados, informar que deseja portar o seu número atual e em até três dias você já será um cliente TIM.  

Loja física

Na loja física é possível solicitar a portabilidade TIM para todos os tipos de plano (pré-pago, controle e pós-pago). Caso essa seja melhor forma para você portar o seu número, basta ir até uma loja da operadora mais próxima com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma fatura de sua operadora atual (caso tenha uma linha pós-paga ou controle) e solicitar a portabilidade. 

Normalmente, o vendedor apresenta os planos disponíveis no momento para que o usuário escolha a opção que mais atenda suas necessidades na nova operadora. 

Dica: é possível acompanhar o status da solicitação de portabilidade pelo site da TIM. Basta acessar a página da operadora, informar o CPF e o número do protocolo e o usuário tem acesso às informações do seu processo de migração.  

SMS

Se você deseja fazer a portabilidade para um plano pré-pago, essa é a melhor forma para você. Isso porque basta comprar um chip TIM no supermercado ou banca de jornal mais próxima e seguir o passo a passo a seguir para levar o seu número para a operadora. Confira.

  • Passo 1: coloque o chip TIM no aparelho;
  • Passo 2: Envie um SMS com a palavra "manter" para o número 4441;
  • Passo 3: Você receberá uma mensagem solicitando que informe o seu número de telefone atual e que você deseja portar para a TIM;
  • Passo 4: Envie o número com o DDD (sem o zero) + número (sem espaços)
  • Passo 5: Um código de confirmação será enviado para o aparelho com chip da operadora antiga, anote-o;
  • Passo 6: Envie um SMS do seu chip TIM com o código recebido no passo anterior
  • Passo 7: Por fim, você receberá uma mensagem de confirmação informando que o cadastro no plano escolhido foi realizado com sucesso e que o vínculo com a operadora antiga será automaticamente cancelado. 

Como escolher um novo plano TIM?

A TIM busca oferecer planos para os mais diferentes perfis de clientes. Nesse sentido, não importa se você está em busca de uma solução pré-paga, controle ou pós-paga: a operadora conta com tantas opções que com certeza alguma delas irá se encaixar perfeitamente dentro das suas necessidades e do seu orçamento. 

Como foi possível ver ao longo deste texto, fazer a portabilidade TIM é algo relativamente simples e fácil de ser feito. Portanto, se você deseja trocar de plano ou de operadora mas ainda está na dúvida de qual opção é a mais adequada para você, acesse o comparador de planos e acerte na escolha do seu novo plano. Não deixe de aproveitar essa dica!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

celular/portabilidade-tim
4.980