Dicas

Atualizado em
Leitura 5 min

Tutorial: saiba como usar o WhatsApp Web

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

WhatsApp Web: mulher sincronizando app do celular no notebook

Se você chegou até este artigo procurando por informações sobre como acessar o WhatsApp Web, veio ao lugar certo! Diferentemente do que algumas pessoas pensam, o serviço é tão simples quanto a versão para dispositivos móveis e pode ser acessado em qualquer navegador. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!

O que é o WhatsApp Web?

Trata-se da versão simplificada e para desktop do aplicativo de mensagens mais famoso do mundo, o WhatsApp. Se você passa bastante tempo na frente do computador ou se o seu smartphone está com a memória cheia, o WhatsApp Web é a alternativa perfeita!

Basicamente, ele funciona em qualquer navegador, permitindo que você faça praticamente as mesmas coisas que o aplicativo mobile faz, incluindo mandar mensagens, compartilhar fotos, acessar contatos, enviar vídeos, emojis, GIFs e até stickers.

Vale lembrar que esse não é um método para usar dois WhatsApp, mas sim, usar a sua conta em dois dispositivos diferentes, ao mesmo tempo,

Como usar o WhatsApp Web?

O primeiro passo é ter o computador e o smartphone por perto, pois é impossível abrir o WhatsApp Web sem que sua conta esteja ativa em um celular — ou seja, ele só funciona sincronizado com o app mobile do WhatsApp.

Partindo desse ponto, faça o seguinte:

1. Acesse o site: abra o endereço web.whatsapp.com. Aparecerá um código QR na tela.

WhatsApp Web: tela principal

2. Abra o app no celular: no Android, no canto superior direito, você verá o menu com três pontos, em que há diversas opções. Procure pela função “WhatsApp Web”. Já no iPhone, a funcionalidade pode ser encontrada em “Ajustes”.

3. Escaneie o código QR: após clicar na opção correspondente ao “WhatsApp Web”, a câmera do smartphone começará um processo de escaneamento. Agora basta apontar o sensor para o código que aparece na tela do computador para que sua conta do WhatsApp seja sincronizada.

4. Feito isso, está pronto! Você pode começar a conversar com seus amigos e familiares pelo desktop.

Lembrando que a função apenas espelha o conteúdo do smartphone para o computador e você precisa estar com o celular sempre conectado na internet para que possa usar o serviço, seja em uma rede móvel, seja no Wi-Fi.

O passo-a-passo não funcionou. O que fazer?

Vá nas configurações e autorize o WhatsApp a acessar a câmera do seu telefone, pois o app precisa fazer a leitura de um código QR para funcionar. Na maioria dos casos, se a conexão não for realizada, é porque a câmera do smartphone está bloqueada.

No Android, basta ir em Configurações, depois em Apps, então WhatsApp e Permissões e, então, ativar a câmera. Enquanto no iPhone, vá em Ajustes, depois em WhatsApp e, finalmente, libere a permissão para que a câmera seja acessada pelo aplicativo

Vivo Controle

Economize e tenha WhatsApp ilimitado!

Planos a partir de
R$54,99
Confira!

Como desconectar do WhatsApp Web?

Existe um ponto que você deve ter atenção ao usar o WhatsApp Web. Após usar o serviço, é preciso desconectar sua conta manualmente. Caso contrário, suas mensagens podem ficar disponíveis para qualquer pessoa que tenha acesso ao computador ou notebook em que você conectou seu aplicativo.

Se você compartilha o desktop, o ideal é sempre manter a sua privacidade. Por isso, deslogue da sua conta ativa com um procedimento bem simples. Para desincronizar o WhatsApp Web, faça o seguinte:

  • Abra o aplicativo do WhatsApp no seu smartphone;
  • Vá em Configurações — se for um Android;
  • Vá em Ajustes — se for um iOS;
  • Acesse a opção “WhatsApp Web”;
  • Toque em “Sair de todos os computadores”.

Após fazer isso, qualquer sessão iniciada previamente será interrompida e deslogada dos computadores. Para logar novamente, você terá que scannear o código QR por meio do smartphone mais uma vez.

Quais navegadores suportam o WhatsApp Web?

Por fim, vale a pena mencionar quais são os principais navegadores que aceitam o WhatsApp Web. Pois bem, você pode usar o aplicativo por meio do:

  • Opera;
  • Google Chrome;
  • Safari;
  • Mozilla Firefox.

Outros navegadores menos conhecidos, com exceção do popular Internet Explorer, também suportam bem o aplicativo. Lembrando que é sempre bom utilizar a versão mais recente do browser para garantir que você verá suporte e poderá usufruir das atualizações!

Como você pôde conferir, acessar o WhatsApp Web é um procedimento bem simples e intuitivo. Não é preciso ter conhecimento técnico avançado: basta seguir as instruções do próprio aplicativo — que estão em português — e usufruir das facilidade de poder acessar o mensageiro mais famoso da atualidade diretamente do seu desktop!

E aí, conseguiu acessar? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a usarem o WhatsApp Web!

Claro Controle

WhatsApp e SMS grátis para conversar à vontade

Planos a partir de
R$49,99
Saiba mais

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/whatsapp-web
4.760