TV
Atualizado em
Leitura 5 min

TV sem internet: saiba como conectar ou ver TV off-line

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Mulher indecisa com controle remoto na mão

A nova geração de TVs Smart trouxe a internet também para os televisores, possibilitando outras formas de usar os aparelhos. Porém, muitas pessoas ainda possuem TV sem internet e gostariam de usar os novos recursos disponíveis para televisores.

Felizmente, existem algumas formas de conectar TVs sem internet à rede e usar todos os recursos de uma TV Smart. Quer saber como?

Continue a leitura para conferir as formas mais práticas de conectar sua TV à internet e veja também outras formas de assistir TV usando o seu computador ou celular!

Como conectar minha TV à internet sem fio?

Antes de explicarmos como conectar TV sem internet à rede, primeiro, vamos esclarecer uma dúvida muito comum entre pessoas que acabaram de adquirir uma TV Smart: como conectar TV à internet sem fio?

Em geral, o procedimento é muito simples e, basicamente, o mesmo em todas as TVs Smart. Para conectar a TV à internet sem fio, você deve:

  1. ligar o aparelho e acessar o menu;
  2. entrar nas configurações da TV;
  3. acessar as configurações de rede;
  4. buscar e selecionar a rede Wi-Fi na qual a TV deve ser conectada;
  5. inserir a senha da rede Wi-Fi;
  6. aguarde a conexão ser concluída e pronto!

Seguindo esses passos, você já vai poder acessar as funções de internet da Smart TV para baixar aplicativos e acessar páginas na internet usando o navegador web.

Se mesmo assim você ainda tiver dificuldades e não conseguir conectar a TV à internet, você ainda pode tentar outros métodos:

  • use um cabo de rede Ethernet para conectar a TV diretamente ao modem;
  • mude a posição do modem ou da TV para melhorar a qualidade do sinal;
  • troque o seu modem por um com mais potência de sinal.

Como conectar TV sem internet com cabo HDMI?

Entre as várias formas de conectar uma TV sem internet, usar um cabo HDMI é uma das mais fáceis e práticas.

Basicamente, os cabos HDMI são usados para transmitir dados de vídeo e áudio em alta definição de um dispositivo para outro. Logo, você pode usar um HDMI para conectar um computador à TV.

Conectando um computador à TV usando um cabo HDMI, a televisão funcionará como a saída de áudio e vídeo do computador. Com isso, você pode navegar na web e usar aplicativos do computador vendo e ouvindo tudo pela TV. 

Uma opção parecida com o cabo HDMI, mas não tão prática é usar um cabo VGA para que a TV seja usada como monitor do computador. Contudo, o computador ainda será usado como saída de áudio, já que os cabos VGA transmitem somente imagens. 

Como conectar TV sem internet usando TV box?

Usar um TV box na TV sem internet é, talvez, a melhor forma de transformar a sua televisão em Smart. Os TV boxes foram criados exatamente com o propósito de permitir que televisores de gerações antigas tenham os mesmos recursos de uma Smart TV. 

Isso criou uma alternativa para quem ainda não quer comprar uma TV nova, atualizar o aparelho que já possui com os recursos disponíveis para uma Smart usando TV box. Logo, usar um TV box é muito diferente e muito mais vantajoso do que conectar uma TV sem internet usando cabo HDMI ou VGA.

Basicamente, um TV box é um aparelho que você conecta à televisão pela entrada HDMI.

Ele permite que a TV use redes sem fio para se conectar com a internet, baixar e usar aplicativos, e acessar sites usando o navegador web. 

Outro recurso disponível em Smart TVs que os TV boxes também oferecem é usar o celular para reproduzir conteúdos na televisão.

Hoje, é possível encontrar várias opções de TV boxes para conectar TV sem internet. As opções de maior sucesso no Brasil são o Chromecast (Google), o Apple TV e o Firestick TV (Amazon).

Como conectar TV sem internet usando console de videogame?

Embora os consoles de videogame sejam desenvolvidos com propósitos específicos para jogadores, os aparelhos das gerações mais recentes vêm com funções muito parecidas com as oferecidas pelos TV boxes.

Assim, os desenvolvedores dos consoles aproveitam para oferecer um produto que, além de ser usado para jogos online, também pode ser usado para navegar na internet e baixar aplicativos para ouvir música, assistir filmes e séries, etc.

Portanto, desde que surgiram os consoles das gerações Xbox One, PlayStation 4, entre outros, esses aparelhos também funcionam para transformar uma TV sem internet em uma TV Smart.

Como ver TV digital sem internet no computador?

Você sabia que existe uma forma de usar o computador para assistir TV mesmo off-line? Ou seja, sem internet! Isso é possível graças a um aparelho chamado TV tuner.

Os TV tuners são um aparelho externo que você pode ligar no computador para sintonizar os sinais de televisão. 

De forma resumida, esses aparelhos vêm com software que permite sintonizar os sinais de TV digital em um computador, mesmo que ele não tenha acesso à internet. Alguns aparelhos desse tipo usam a porta USB como entrada e ainda permitem que você grave o que estiver assistindo. 

Vale lembrar que com acesso à internet, é possível assistir à programação de quase todos os canais de TV aberta pelo computador acessando os sites das emissoras. Ainda assim, o TV tuner pode ser uma boa opção para lugares onde o acesso à internet é mais difícil.

Planos de Internet Fixa(Residencial)

Como assistir TV no celular sem internet usando aplicativos?

Hoje, temos cada vez mais serviços de streaming de séries, filmes e programas de TV e, com isso, os aplicativos para celular das empresas de streaming têm funções que permitem assistir TV no celular sem internet.

Para isso, os usuários devem fazer o download dos conteúdos que quiserem assistir off-line, o que já é possível com o aplicativo do Netflix, Globoplay e outros serviços de streaming.

Já para quem quer usar aplicativos para assistir os canais de TV aberta no celular sem internet, existem algumas boas opções. 

Alguns aparelhos Android, já vem com um aplicativo para TV digital de fábrica. Mas se o seu celular não possui um aplicativo de TV digital, você ainda pode baixar um app de IPTV, como o DirectTV Go ou o Guigo TV.

Como assistir TV sem internet no celular?

Se por algum motivo o seu celular não conta com a tecnologia para assistir TV digital sem internet, ainda existem alternativas para conseguir sintonizar os canais de TV aberta no celular.

Para isso, você deve adquirir um aparelho parecido com o TV tuner que mencionamos anteriormente, porém, nesse caso, desenvolvido para celulares.

Nossa primeira indicação é o EyeTV Micro. Esse aparelho funciona como uma antena externa para sintonizar os sinais de TV digital no celular. Para usá-lo, você deve baixar o app da EyeTV Micro na Play Store, conectar o aparelho na porta microUSB do celular e usar o aplicativo para sintonizar e trocar de canal.

Outra alternativa é o AVerTV Mobile. Também trata-se de um sintonizador de TV que funciona no celular como uma antena externa. Para sintonizar nos canais de TV, você precisará baixar o aplicativo da AVerTV Mobile.

Por fim, a nossa última indicação é o CSL ― Mini adaptador DVB-T. Essa é a opção com o preço mais barato entre as que indicamos e também funciona de modo parecido: você deve baixar o aplicativo do produto na Play Store e usá-lo para sintonizar nos canais de TV digital.

Como transformar minha TV em Smart?

Ao longo deste texto apresentamos algumas dicas para conectar TV sem internet e de como assistir TV mesmo off-line.

Porém, transformar a sua televisão em Smart é a melhor alternativa para resolver o problema de TV sem internet. Então, aproveite e descubra como transformar sua TV em Smart!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚀 Promoção Tempo Limitado: Claro Internet 350 MB apenas R$99,90!